Objetivo
O Icasa pretende chegar hoje aos 14 pontos. Pelos números, pode ser apontado como favorito: três vitórias, dois empates e nenhuma derrota. Saldo de quatro gols. Atua sob o entusiasmo de sua torcida. Portanto, situação que lhe é plenamente favorável. Mas a ausência de Isac, expulso na partida passada, obrigou o técnico Play Freitas a mudar o referencial na linha de frente. Daí a entrada de Clodoaldo logo de início. Clodô, há muito vinha trabalhando, visando a confirmar seu nome no time titular, fato conseguido com sua bela atuação contra o Fortaleza. Já o Itapipoca ainda tenta se recompor após a goleada que lhe foi aplicada pelo Fortaleza. É a hora da retomada, como diz o técnico Júlio Araújo. Agora ou nunca. Tem oito pontos e precisa chegar aos onze para não perder de vista o grupo da frente. Tem o problema de não contar com o atacante Batata. Desvantagens que o Ita terá de neutralizar em campo.
Condição física
Taí o Clodô. Suportará os 90 minutos e acréscimos? Mesmo que ainda não consiga atuar durante o jogo inteiro, já será de grande valia sua presença durante a primeira fase e parte do segundo tempo. É craque e, às vezes, faz a diferença numa única jogada.
Esperança
Não de hoje, Zacarias Silva luta por ver o Icasa campeão cearense. Esteve bem perto do título estadual em 2005 e 2007. Aposta todas as fichas na atual temporada. A atual formação ainda não alcançou a mesma produção da equipe de 2005, na qual Alcimar deitou e rolou. O time de 2007 também tinha mais brilho, mormente com Ciel e Wanderlei. Mas o Verdão de agora vai ganhando consistência a cada jogo. Pode ser campeão, sim.
Camisas
Hoje, às 19 horas, no Sindicato dos Radialistas, Fortaleza e Ceará vão apresentar oficialmente as camisas do Stella e do Rio Branco com as quais atuarão no clássico de domingo. Louvável a iniciativa que remete aos primeiros momentos de existência dos dois grandes clubes na história do futebol cearense.
Visão
Sílvio Carlos Viera Lima, ex-presidente do CD do Fortaleza, faz observação interessante, lembrando a passagem do dirigente Renan Vieira pelo Fortaleza. Por exemplo: Richarlyson, agora convocado por Dunga para a Seleção Brasileira, foi trazido por Renan para o tricolor de aço. E não ficou apenas nisso, conforme detalhes passados pelo Sílvio.
Outros nomes
Renam Vieira também levou para o tricolor a zaga Juninho e Preto. E mais: pelo gosto de Renan, Rômulo já teria sido do Fortaleza desde o ano passado. Renan só não conseguiu emplacar no Leão o Reinaldo Aleluia, com quem almoçou, acertou tudo, mas viu seu pleito vetado.
Recuperação
Adilson, o paredão, tem tanto amor ao trabalho que, mesmo machucado, encarou o jogo anterior, embora não tenha conseguido continuar em campo. A seu favor a certeza de que, como profissional dedicado, jamais faz ´corpo mole´. E luta para estar no clássico domingo.
Convocados
Na relação dos 22 jogadores da Seleção Brasileira, convocados para enfrentar a Irlanda em Dublin, há sete que ainda não tinham sido chamados por Dunga: Renan (goleiro), Rafinha (lateral), Breno (zagueiro), os meias Hernanes, Richarlyson e Tiago Neves, e Pato (atacante). A Canarinho, sob o comando de Dunga, fez 24 jogos (16 vitórias, seis empates e duas derrotas). Foram convocados jogadores de 13 clubes estrangeiros e de apenas três clubes brasileiros. (Dados de Airton Fontenele).
Persistência
Eudi Assunção é o Itapipoca em corpo e alma. Mais uma vez, ei-lo na luta para levar o time à etapa seguinte da competição, tal como fez no ano passado. Eudi manteve o técnico Júlio Araújo e os bons jogadores Eufrásio, Neto, Renato Frota, Dema, Kelvin e Kiko. Mas é visível a falta que Stênio e Kemerson fazem.
"Fernando Alonso sempre faz a diferença, tanto pela sua performance quanto pela motivação".
Flavio Briatore
chefe-de-equipe da Renault (Fórmula um)