Os atores
Contratações. Nomes que chegam. Trazem a esperança. No íntimo, o compromisso de acertar, corresponder; a vontade interior de vencer e ganhar as graças da torcida. Assim, sempre. Início de temporada, expectativa que se repete. Já disse muitas vezes: é incógnita. Dentre as novas aquisições, surgirá algum ídolo? Há os que, de forma discreta, vão conquistando seus espaços. De repente, às vezes de onde menos se espera, explode um talento. Contratação sempre será operação de risco. Nestes meus 42 anos de batente, já vi situações inacreditáveis. Estreantes que fizeram dois ou três gols, mas ficaram por aí. Estreantes que fracassaram no início, mas se firmaram ao longo da competição. Gente que veio como contra-peso e, no correr das disputas, assumiu a glória dos mais votados. Assim é o futebol. Festival de realidade e de ilusões, onde o atores desconhecidos podem superar os atores principais.
Lembrete
Um dos aborrecimentos de Herivelto da Cunha na Série B deste ano foi a não contratação de Paulo Isidoro, na época indicado por ele para o Ceará. Heriberto entendia que, com Isidoro, as chances de subir seriam muito maiores, mormente se tivesse vindo no tempo devido.
Atendido
Agora o Ceará rapidamente cuidou de atender o técnico que indicou o volante Cleisson e o zagueiro Leandro Camilo. Nesta parte, Heriberto da Cunha não terá nada a reclamar. Já pela não contratação de Isidoro, ele resmungou durante muito tempo.
Questionamento
A escolha do melhor jogador do mundo reflete sempre a verdade ou pode acontecer equívoco? Às vezes, sim; às vezes, não. Mas creio que, este ano, Kaká brilhou mesmo mais que todos os concorrentes. Ainda assim houve quem contestasse a escolha. É natural.
Gênios
A escolha do melhor não quer dizer que o eleito seja um gênio, até porque o grupo de jogadores geniais é muito pequeno. Cito Garrincha, Pelé, Maradona, Zidane, Johan Cruyff, Franz Beckenbauer, Leônidas da Silva, Franz Beckenbauer, Puskas e mais uns poucos.
Destaque
A propósito, o respeitado jornalista Dedé de Castro me ligou a respeito do assunto ´melhor do mundo´. ´Nenhum desses escolhidos nos últimos anos jogava mais que um Zizinho´, diz Dedé de Castro. E vais mais além: ´Nem melhor que o Mozart Gomes, nos seus bons tempos´. Sem saudosismo, o Dedé de Castro tem lá suas razões.
Revista Time
Embora nada tenha a ver com o futebol, taí a revista norte-americana, ´Time´, que elegeu o presidente da Rússia, Vladimir Putin, personalidade do ano 2007. A velha Rússia, onde atua o cearense Dudu, no CSKA de Moscou. Cada segmento tem seu melhor do ano.
Recordando
Se não me falha a memória, o cearense César Morais, o Guri, foi o primeiro brasileiro a atuar na Rússia, então União Soviética. Aconteceu na década de 50. César jogava no América carioca, que fez uma temporada em Moscou. César enfrentou o time do goleiro Yashin, famoso Aranha Negra.
Elogios
O técnico do Fortaleza, Silas, recebe elogios do grupo. As referências são importantes porque se referem à participação dele desde a época em que esteve como auxiliar de Zetti. A promessa de olhar para as bases também motiva os mais jovens. Silas tem tudo para dar certo.
Apelido
Alguns jogadores usam o apelido Pitbull para signicar perigo. E bote perigo nisso. No Diário do Nordeste de ontem, matéria sobre um cão pitbull que foi sacrificado após atacar o próprio dono e ameaçar um garoto de 12 anos. Um policial teve de matar o cão com um tiro de pistola.
Confraternização
Hoje, às 20 horas, no Olimpo Hotel, Av. Beira Mar, confraternização de Natal dos aviadores e amigos do Catuleve - Clube de Aviação Desportiva. Segundo Ari Josino, presidente do clube, fundamental será dar ao evento o significado cristão que deve ter. Os convidados serão recebidos pelo diretor social, José Garcia Alves de Lima.
"A imagem do Nelsinho é ele mesmo quem vai fazer, correndo e capitalizando".
Carlos Ghosn
Presidente mundial da Renault