Pressa
Fortaleza e Ceará lutam contra o tempo para promover os ajustes necessários até o dia da estréia. Ambos não estão tendo uma pré-temporada senão uma curta preparação. Diria, portanto, um período de arrumação, ou seja, o de tentar pôr a casa em ordem. Pré-temporada de verdade estão fazendo Icasa e Guarani de Juazeiro que disputam a Copa Integração. Aí, sim, nesse processo de disputa torna-se possível avaliação mais apurada. Pré-temporada exige significativo número de treinos e amistosos como fazem as seleções antes de uma Copa do Mundo. Com Ceará e Fortaleza tudo será diferente, pois já ingressarão direto no campeonato 2008, com todos os defeitos que os times em preparação apresentam. E esses defeitos somente serão corrigidos durante a disputa do certame. Daí os embaraços previstos. Os acertos dependerão da perspicácia de Silas e Heriberto na definição das questões.
Zagueiros
Na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, um dos melhores zagueiros foi Rafael Máquez, da Seleção do México e do Barcelona. Agora o Ceará tem o brasileiro Rafael Marques. Nomes parecidos. Bom que, no futebol, o Marques daqui lembre o Márquez de lá.
Bem-vindo
O novo preparador físico do Ceará, Joeltom Urtiga, tem toda a confiança do técnico Heriberto da Cunha, que conhece bem sua formação profissional. Que seja bem-vindo e faça bom trabalho. Os cearenses sempre recebem muito bem profissionais vindos de outras praças.
Preparação
A propósito de preparação física, estou de acordo com o Sebastião Belmino, que é formado em Educação Física pela Unifor. Ele diz que é compreensível a vinda de gente de fora nessa área, mas já é hora de os clubes locais abriram espaço para os profissionais excelentes formados aqui.
Dedução
Eugênio Rabelo marcou um tento certo, quando trouxe o advogado Ricardo Rezende para falar sobre a Lei de Incentivo ao Esporte. Rezende mostrou os tipos de incentivos e os mecanismos de efetivação dos patrocínio. Ótimo. Resta saber o resultado prático da palestra, ou seja, quantos empresários se sensibilizaram mesmo.
Reação
Até agora, pelo que tenho observado nos meios locais, não houve reação imediata das empresas no sentido de aproveitarem os incentivos da lei. Mas é preciso que os clubes busquem a participação das empresas. Se ficarem inertes, podem esperar sentados...
Alerta
As pessoas físicas também podem contribuir com os clubes, dentro do percentual permitido pela lei, mas igualmente precisam ser despertadas para isso. Nesta parte, foi muito oportuno o alerta dado por Sílvio Carlos em sua coluna. Os clubes têm de buscar os engajamentos dos torcedores.
De Sobral
Meu velho amigo, Luís Torquato, liga-me de Sobral, desejando feliz Natal e Ano Novo pleno de realizações. Retribuo com toda a atenção que o Luís merece. Sobre o Guarany, ele entende que só um trabalho em conjunto, de todos os segmentos, levará o Bugre de volta à elite cearense. É verdade.
Melhor do mundo
Segundo Felipão, o melhor do mundo deveria ter sido Cristiano Ronaldo, de Portugal. Será que diria a mesma coisa, se fosse técnico da Canarinho? Felipão votou em Kaká, torceu pela vitória de Kaká, mas acha que o melhor foi Cristiano. Pode?
É festa
Em Beberibe, dia 22, às 16 horas, evento esportivo com Iarley, Bechara, Mota, Júnior Pipoca, Adilson, Sérgio, Garrinchinha, Vavá, Rômulo, Mazinho Lima, Daniel Sobralense, Sérgio Manoel. E veteranos como Everaldo, Orlando Facó. Se não estiver viajando, claro que o Fágner estará lá.
Serenidade
Ouvi a explicação do diretor de futebol do Fortaleza, Edilson José, que aceitou as explanação feita por Daniel Sobrelense sobre a transferência dele, Daniel, para a Suécia. Edilson demonstrou habilidade e competência no trato da questão. Compreendeu a situação do jogador que precisa fazer seu pé-de-meia. Equilíbrio é isso.
"Os quase carecas usam esse medicamento. Infelizmente os meus cabelos voltarão a cair".
Romário (após a punição por doping)
Ídolo do Vasco