Salários
Não discuto salário de jogador ou de treinador. É coisa muito pessoal. Ninguém tem nada a ver com o que fatura fulano ou beltrano. Satisfações a pessoa física terá de dar apenas à Receita Federal nas declarações anuais obrigatórias. Se treinadores ou jogadores fossem pagos com dinheiro público, caberia denúncia, haja vista as limitações legais. Mas se pagos com dinheiro privado, ninguém tem nada com isso. A verba vindo de patrocinadores, estes é que devem examinar o retorno do investimento. Agora, se o clube já endividado aceitar propostas fora da realidade financeira ou distante das suas condições de pagamento, aí a auditoria do time terá de assumir posição. Da mesma forma, o conselho fiscal está aí para trabalhar em cima da lisura, acompanhando receita e despesas. Técnicos e jogadores podem pedir fortunas. É um direito deles. Bobos o que pagam as propostas estratosféricas.
Decisão
O Campeonato cearense sub-18 terá sua final logo mais no PV. A surpresa é o Estação, de Antonio Bezerra, preparado sem alarde e que chega à decisão com todos os méritos. O Fortaleza fez bonito no jogo anterior, quando Bambam confirmou sua vocação para artilheiro.
Confirmação
Daniel Sobralense estava acompanhando o Debate Bola (TV Diário) e na hora ligou para confirmar que assinaria mesmo com o Fortaleza. Descartou sua ida para a Suécia. Alegou que teve problemas de contato telefônico, razão pela qual gerou muita especulação.
No capricho
O repórter Victor Hannover esteve em Juazeiro e fez uma reportagem especial sobre o novo momento vivido por Clodoaldo. Mostrarei amanhã no Debate Bola (TV Diário, 22 horas) a proposta do Baixinho para 2008. Clodô fez preces e com muita fé acredita na retomada. As belas imagens da matéria foram feitas pelo cinegrafista Neredis Silva.
Opiniões
Como a torcida do Fortaleza reagirá diante da participação de Clodoaldo pelo Icasa, quando tiver de enfrentar o Leão? Será de hostilização ou de compreensão? Da mesma forma, como reagirá a torcida do Ceará? Clodoaldo ganhou títulos para o Fortaleza e ganhou um título para o Ceará.
Aclamado
Coisa recente, Reinaldo Aleluia esteve aqui pelo Brasiliense e no Castelão ouviu seu nome aclamado e gritado em coro pela torcida do Ceará. Aleluia ficou emocionado com a homenagem feita pela torcida da qual foi ídolo. Isso é coisa rara.
Ídolo
Lembro de fato semelhante acontecido em 1972 ou 1973, quando Gildo, o maior ídolo do Ceará em todos os tempos, transferiu-se para o Calouros do Ar. Tamanha a devoção que a torcida alvinegra tinha por ele que, toda vez que Gildo, já com a camisa do Calouros, pegava na bola, era aplaudido pela imensa galera alvinegra.
Palestra
Segunda-feira, às 15 horas, no auditório da biblioteca da Unifor, o advogado José Ricardo Rezende, especialista em Direito Desportivo e consultor da CBF, dará palestra sobre a Lei de Incentivo ao Esporte. Ele atende convite do deputado Eugênio Rabelo, presidente do Ceará.
Dúvidas
Eugênio entende haver necessidade de elucidação de dúvidas existentes nessa lei, mormente quanto ao processo de captação de recursos privados, via benefícios fiscais. Daí a vinda do dr. José Ricardo Rezende.
Sentimento bom
Gosto do sentimento telúrico de Iarley. Toda vez que vem ao Ceará, cuida de participar ativamente de eventos em sua cidade, Quixeramobim. Dou o maior valor a quem, embora brilhando lá fora, com dois títulos mundiais de clube, não esquece a boa terra onde nasceu.
Revelação
O técnico revelação deste ano, Júlio Araújo, que fez bonito no Itapipoca, lá permanece e prepara o Ita 2008. No elenco, constam os nomes de jogadores muito bons como Eufrásio, Roberto Bezerra, o veterano Dema, Elanardo, Batata e Kelvin. Mas não terá valores que brilharam como Stênio, Panda e Kemerson.
"Minha vida tem sido sempre assim, mostrando as coisas dentro de campo".
Ronaldinho Gaúcho (sobre seu oscilante momento)
Meia do Barcelona