Realidade
Os grandes astros do futebol mundial ganham salários estratosféricos. É que, em torno deles, giram fortunas de patrocinadores e de redes internacionais de televisão. Mas esse grupo é uma exceção. Nem todos os que se encantam com o futebol europeu faturam alto. Os sonhos de milhões de euros ficam só para um seleto grupo. Assim também, proporcionalmente, em qualquer país. A realidade de cada praça tem de ser levada em consideração. Há jogador que quer ganhar aqui valores que nem os centros maiores do Sul/Sudeste estão pagando. Cada clube tem de dimensionar bem as suas condições de pagamento. Quem fugir da realidade terminará estourado nos tribunais trabalhistas. Tenho visto o esforços dos times cearenses no encaminhamento das contratações. Parece que os clubes do interior são mais sensatos. Não inflacionam o mercado. Trabalham com os números do cofre.
Ousado
Razão tem o Sebastião Belmino quando diz que o Vanor Cruz é ousado. Realmente, o CT Uniclinic é prova incontestável do arrojo do Vanor. Nenhum clube grande da capital conseguiu até hoje edificar algo parecido. E Vanor fez tudo aquilo sozinho, com muita determinação.
Em Maracanaú
O Fortaleza terá um CT excelente. Mas ainda demorará um pouco. Aí pontificará o trabalho do ex-presidente do clube, Ribamar Bezerra, que, pelo seu espírito empreendedor e futurista, entregará no momento oportuno uma obra digna de todos os aplausos.
Mignon
Escrevi sobre Lelê, observando que no futebol tamanho não é documento. Citei o sucesso de Babá, cearense que por 10 anos brilhou no Flamengo/RJ, onde se sagrou tricampeão carioca. Ontem, o comentarista Sérgio Pinheiro apostou no sucesso que outro baixinho poderá ter na temporada 2008: Vaninho.
Dribles
Narrei pela TV Diário vários jogos em que Vaninho atuou. Sempre deu muito trabalho aos adversários. Apesar da pequena estatura, encara com dribles curtos os seus marcadores. Não raro os desequilibra. Compensa com talento o que lhe falta em altura.
Destaque
A propósito, no Recordando de hoje, um baixinho que também deu muito trabalho aos zagueiros parrudos, grandalhões: Claudemir. Esse tinha, além de excelente domínio de bola, ampla visão de jogo. Seus lançamentos de longa distância eram precisos, deixando os atacantes na cara do gol.
Campanha
O Corinthians/SP já iniciou sua campanha para voltar à Série A. Lançou para venda um kit, contendo camisa, pulseira e adesivos. A camiseta custa R$ 39,90. Na frente tem a frase “Eu nunca vou te abandonar”. E atrás, completando a mensagem, está a frase: “Porque te amo. Eu sou Corinthians”. Assim é que se faz.
Retorno
O resultado financeiro da campanha corintiana será para a reforçar o elenco 2008. Alguém duvida que uma das quatro vagas para a ´A´ 2009 será do Timão?
Notas & notas
Hoje, às 18 horas, confraternização da diretoria do Clube do Advogado e familiares, na sede centro (Praça do Ferreira), exatamente para ver de perto a apresentação do coral das crianças no Excelsior Hotel. /// Sábado à tarde, no Estádio Felipe Santiago (Vila Manoel Sátiro), o jogo ´Amigos do Bechara´. Presença dos cearenses que atuam fora do país.
Vocação
O filho de Bechara, que tem o mesmo nome do pai, está treinando no Fortaleza. O garoto tem onze anos de idade. Quem o vê jogar logo percebe a vocação do menino. Ele tem intimidade com a bola, bem ao estilo do grande Bechara. De volta a velha máxima: filho de peixe...
Alvinegros
Maurício Mota (motatelfone@hotmail.com) lembra a confraternização que acontecerá na casa dele, sábado, dia 15, com grupo de foristas do site vozao.com e parte da diretoria do Ceará Sporting. /// Dias 14 e 15 de dezembro, em Orós, a VIII Copa José Omar Landim. Final, no Estádio Batistão, será Barragem x União.
"Atualmente, continua sendo a mais charmosa e uma das mais importantes da América Latina".
Benê Turco, sobre a Corrida de São Silvestre
Colunista especialista em atletismo