Matéria-492511

Solavancos

Não é coisa do outro mundo cair da primeira para a segunda divisão nacional, nem tampouco descer da Série B para a Série C. Claro que time nenhum quer passar por esses constrangimentos. Mas acontece. Resta encarar os desafios que daí surgem. Há dois anos, o Vitória da Bahia experimentou o desespero de cair para a Série C. Resultado: não aceitou a humilhação. Reagiu. Em um ano subiu para a ´B´. Em dois anos, ei-lo de volta à Série A, deixando para trás Ceará e Fortaleza. O Bahia já está de volta à série B. Portanto, não morreram. E foi assim na ´B´ com Palmeiras, Botafogo, Fluminense, Atlético Mineiro, dentre outros, que caíram da Série A, mas logo retornaram à elite. Os solavancos fazem parte do futebol. Ruim é quando há acomodação. Eternizar-se na segundona só é comparável à preguiça de quem, pelo resto da vida, aceita ninharias. E não faz por onde crescer mediante seus próprios esforços.

Rebaixado

Lágrimas corintianas. Tristeza e desespero no semblante dos torcedores. Nunca a história do futebol brasileiro tinha visto o rebaixamento de um time de massa. Viu ontem. O Corinthians, de tantos títulos e conquistas, caiu. Alguém duvida que voltará à Série A em 2009?

Participativo

O presidente do Ceará, Eugênio Rabelo, quer um conselho deliberativo mais presente, no tocante a contribuições financeiras. Ele sabe que essa não é atribuição do CD. Mas sabe também que não é proibido qualquer conselheiro chegar junto. Para bom entendedor...

Articulação

No trabalho junto aos conselheiros, visando a mudar o perfil de participação, tornando-a financeiramente mais concreta, está Castelinho Camurça. Só não acata uma sugestão do polido Castelinho quem tem coração de pedra.

Firmeza

Outros companheiros já tinham comentado a importância de Edilson José como diretor de futebol do Fortaleza. Concordo. Estou convicto de que o projeto 2008 para dar certo necessariamente terá de passar por ele. Objetivos: título estadual e Série A.

Cinco

Dacildo Mourão acertou na mosca quando disse que a FCF começa o ano com um quadro muito bom, fato que não acontecia há bastante tempo. Segundo Dacildo, há cinco nomes para apitar qualquer clássico: Luzimar Siqueira, Almeida Filho, Manoel Moita, Marco Antonio Sampaio e Wladyerisson Oliveira. Detalhe: Almeida filho foi escolhido pela crônica o melhor árbitro de 2007.

Bases

O repórter Lima Júnior foi a Granja e lá acompanhou o trabalho que o ex-jogador e ídolo do Guarany de Sobral, Teco-Teco, vem fazendo nas bases. Ele tem uma missão: preparar Granja para chegar à primeira divisão cearense.

Especial

O sucesso de Granja no futsal despertou o município para a importância dos demais segmentos esportivos. Granja quer seguir o exemplo de Horizonte, que fez bonito no fustal e, no futebol, já integra a primeira divisão cearense.

Maracanã

Que bela entrevista Arlindo Maracanã concedeu ao repórter Victor Hannover. A matéria, que foi ao ar ontem à noite no Debate Bola (TV Diário), revelou o novo momento vivido pelo jogador alvinegro. Arlindo Maracanã consciente de seu papel, tanto na vida comum quando na vida profissional. E traçando os objetivos que pretende alcançar em 2008. Arlindo bem otimista.

De passagem

Luís Felipe Scolari, o Felipão, passou o fim de semana em Fortaleza. A propósito, ele teve sorte, pois a Seleção de Portugal, por ele comandada, não fará parte do Grupo da Morte da Eurocopa 2008. Integrará o Grupo A, com Suíça, República Tcheca e Turquia.

Uniforme

Na foto do Recordando de hoje, observem o uniforme do Fortaleza com listas verticais. Foge ao padrão do time do Pici, que sempre usa uniforme com listas horizontais. Outro detalhe interessante: a ausência do emblema do clube. Nem na camisa do goleiro há o distintivo. Hoje, a torcida jamais admitiria uniforme assim.

"O atleta deve bater sua bolinha e deixar o apitador fazer seu trabalho. Tudo será diferente".
Fernando Soléra, Jornalista