Verdão
O programa A Grande Jogada (TV Diário) mostrou detalhes da solenidade de apresentação oficial do Icasa para 2008. Festa de time grande, representante de região rica e próspera. O presidente, Zacarias Silva, revelou o trabalho que está sendo desenvolvido, visando à conquista do título estadual. O dirigente Kleber Lavor também fez explanação sobre o assunto. Há uma autêntica união de forças, fato comprovado pela presença do prefeito de Juazeiro, Raimundo Macedo, e do deputado federal, Manoel Salviano. Desta vez o Icasa optou por um técnico de fora. Trouxe Play Freitas, que tem experiência no futebol paranaense. Na apresentação, sorrindo e feliz, o ídolo Clodoaldo, que, por ironia do destino, foi o atleta que, quando no Fortaleza e no Ceará, mais impediu o Icasa de ser campeão cearense. Agora Clodô quer entrar para a história, dando ao Icasa o primeiro título estadual efetivamente conquistado em campo.
Título
Em 1992, o Icasa foi campeão cearense, na polêmica decisão da FCF que proclamou quatro campeões naquele ano: Fortaleza, Ceará, Icasa e Tiradentes. Mas o anseio do Verdão é ganhar um título isolado, em campo, sem tapetão. Um título somente dele, do Verdão.
Perto
Em cinco oportunidades, o Icasa já esteve perto do título estadual em campo: 1993, vice; 1995, vice; 1999, vice (com o nome Juazeiro); 2005, vice; 2007, vice. É hora de ganhá-lo como pretende seu presidente. E chegará a 2008 com tudo novo, inclusive o uniforme.
Espera
Apesar de não ter produzido como se esperava na Série B, Mazinho Lima tem potencial para corresponder bem no certame estadual 2008. O problema, no segundo semestre deste ano, decorreu de contusão que impediu Mazinho de desenvolver trabalho melhor.
Destino
Rogério, revelação do futebol cearense este ano, ficará ou não no Fortaleza na temporada 2008? Segundo Carlos Fred, são fortes os indícios de que ele se transferirá para o futebol paulista. Motivo simples: há algum tempo, Zetti, então técnico tricolor, elogiou o atleta e disse que o mesmo aqui não ficaria.
Destaque
Lembro dessa entrevista do Zetti. Realmente ele elogiou muito o jovem Rogério. Normal a avaliação feita pelo técnico, haja vista a procura incessante dos clubes do Sul/Sudeste por revelações. Zetti não quis dizer que levaria o jogador, mas que com certeza o atleta seria procurado por interessados.
Opinião
Passada a decepção pela derrota para o Santo André, quando pesquisas apontaram insatisfação da torcida com Heriberto, já agora as manifestações lhe são favoráveis. Nova avaliação, mais serena, levou a maioria a opinar pela sua permanência. Foi questão de tempo.
Saudade
Morreu Marcos Belmino Evangelista, criativo e competente produtor de televisão, com quem tive a felicidade de trabalhar na TV Ceará (Rede Tupi) e agora na TV Diário. Talento de sobra. Criatura humana simples, de enorme coração. Viveu. Cumpriu a missão. Deixou a saudade. Pêsames à família.
Problema
É sempre um momento muito delicado para qualquer clube a hora da renovação de contrato dos jogadores para o ano seguinte. Os bons são logo valorizados pelos assédios. Aí, a velha lei da oferta e da procura faz variar bastante o poder de barganha de cada parte.
Realidade
Na renovação de contrato, não se pode perder de vista a importância da competição. Um contrato para o Campeonato Cearense, de rápida duração, necessariamente terá um valor menos expressivo que o de um Campeonato Brasileiros, quer pelo tempo, quer pelos desafios.
Habilidade
Procuradores dos jogadores de futebol devem ter habilidade para avaliar bem os valores condizentes com as praças. Impossível num certame estadual haver salários semelhantes aos observados no Sul/Sudeste. Tudo a seu tempo. Nesta parte, o atleta também deve ter sensibilidade para não de deixar levar pelos exageros.
"Foi uma decisão tomada em consenso. As duas partes entenderam".
Mano Menezes, ao deixar o Grêmio
Técnico de futebol