Os técnicos
No Debate Bola (TV Diário) de domingo passado, perguntei aos telespectadores sobre a permanência de Silas no Fortaleza e de Heriberto no Ceará. A repórter Andréia Monteiro cuidou de receber as mensagens. Houve grande variação de opiniões. Sobre Heriberto, a maioria da galera, talvez em razão do resultado insatisfatório de sábado, opinou pela não permanência. Sobre Silas, boa parte da torcida sugeriu a continuação do trabalho, principalmente porque em sua proposta existe a intenção de olhar com bons olhos para a prata de casa. Não faltaram opiniões favoráveis ao aproveitamento de técnicos cearenses ou dos que, embora não cearenses, tornaram-se treinadores aqui na terrinha. Nesse caso, bem lembrado o nome de Argeu dos Santos. Outro sempre citado como o melhor foi Flávio Araújo, que teve a seu favor mais uma bela campanha, classificando o Maracanã, de Maracanaú, para a segundona 2008.
Mais nomes
Não pararam aí as manifestações sobre os treinadores. A torcida do Fortaleza fez menção ao técnico Jorge Veras, que, juntamente com o zagueiro César, teve boa passagem no comando do Leão, embora de forma interina. Citado ainda Oliveira Canindé, técnico coral.
Conversa amiga
Sempre gosto de ouvir os técnicos vindos de fora. Conversei com Vágner Benazzi, Paulo Bonamigo, Marco Aurélio, Heriberto da Cunha, Zetti, Hélio dos Anjos, Luís Carlos Cruz, Ferdinando Teixeira, Celso Teixeira, Mauro Fernandes, dentre outros. Eles conhecem bem o assunto.
Circunstâncias
Os técnicos falam com propriedade sobre as táticas do futebol, pois desde jovens recebem orientações. Por que uns dão certo e outros não? Eles dependem das circunstâncias. O elenco nem sempre corresponde. E há ainda o momento do clube.
Campeão mundial
Agora mesmo, questiona-se a presença do técnico Dunga no comando da Seleção Brasileira, haja vista ele não ter tido sequer uma experiência anterior na função. Isso é relativo. Franz Beckenbauer assumiu a função de técnico da Alemanha, sem antes ter treinado qualquer time. Aí, como treinador, foi vice na Copa de 1986 e campeão mundial na Copa de 1990.
Projeto
O Fortaleza resolveu ficar com o técnico Silas, que aqui chegou como auxiliar de Zetti. A confirmação do nome dele agradou. Um jovem que quer se firmar na nova função. Grande oportunidade lhe está sendo dada. Projeto maior: voltar à Série A em 2009. Desafio para Silas.
Contato
Conheci o Silas na Copa do Mundo na Itália. Eu, Sérgio Pinheiro e Carlos Fred estávamos cobrindo a Copa de 1990 para a Verdinha 810. Silas era reservado. Aliás, um comportamento adequado para aquela situação, onde a Canarinho tinha visíveis divergências internas, sob o comando de Sebastião Lazzaroni. Tudo deu errado.
Presidência
Pelo que concluí da conversa com Eugênio Rabelo, a situação do Ceará deve mesmo ficar assim: Idemar Citó na primeira vice; Fábio Vieira na segunda vice. Diretoria de futebol com Getúlio Tadeu. Evandro Leitão na parte administrativa.
Confiança
Segundo Eugênio Rabelo, na próxima administração Evandro Leitão terá função especial e direta junto à presidência, resolvendo as ´broncas´ que surgirem. Evandro tem a total confiança de Eugênio, que não abre mão da participação dele na próxima gestão.
Colaboração
Castelinho Camurça, com a força de seu caráter e credibilidade, exercerá influência para levar os conselheiros do Ceará a uma ação mais incisiva em prol do clube. Em outras palavras: chegar junto, com aporte financeiro. Conselheiros deixarão de ser apenas espectadores da obra.
Estádio
Na Bahia, foi preciso uma laje ceder para, após a morte de vários torcedores, haver a interdição da Fonte Nova. Aqui, em 2002, louvável a atuação do saudoso Fares Lopes, então administrador do Castelão. Após uma vistoria, ele anunciou a interdição desse estádio, em razão de falhas estruturais. A decisão foi em Sobral.
Recordando
Meados da década de 70. Ceará. A partir da esquerda (em pé): Pedro Basílio, Louro, Walter, Geraldo, Edmar, ? . Na mesma ordem (agachados): Marcelo, Zé Eduardo, Ivanildo, Artur e Jorge Luís Cocota. Pedro Basílio jogou no Internacional/RS, Louro atuou no Corinthians/SP e Artur no Botafogo/RJ. (Colaboração de Elcias Ferreira).
"A oportunidade de voltar a disputar o Campeonato Paulista é muito boa".
Erivélton, ex-Ceará, anunciado o Sertãozinho como seu novo clube
Zagueiro