Na mira
A bela vitória do Ceará sobre o Santa Cruz reanimou a torcida. Todos sabem dos obstáculos que o alvinegro ainda terá. Já agora na mira, de forma mais direta, estão Criciúma e Ipatinga. A 34ª rodada aponta o Criciúma, em casa, recebendo o Santo André. O Ipatinga, também em casa, receberá a Ponte Preta. Já o Ceará terá de ir a São Paulo, onde pegará o Paulista no Estádio Jaime Cintra. Estou chegando à conclusão de que não faz muita diferença entre enfrentar os líderes ou enfrentar a turma da zona de rebaixamento. As complicações parecem as mesmas. É que a turma de baixo, temendo o pior, endurece a disputa. Prova está no caso do Fortaleza, que perdeu posições exatamente diante de dois times que, pela lógica, pouca resistência ofereceriam. Portanto, o Ceará (6º) deve encarar o Paulista (18º) como se este fosse o líder da Série B e não como o Paulista da zona de rebaixamento.
Adversários
O Criciúma jogará em casa contra Santo André, Paulista e Santa Cruz. Sairá para enfrentar fora de casa o CRB e a Portuguesa. Encerrará sua participação pegando um jogo difícil, no Canindé, diante da equipe que ora ocupa o terceiro lugar. Enfrentará dois da zona. Nada fácil.
O outro
O Ipatinga recebe em casa Ponte Preta, Marília e São Caetano. Fora de casa enfrentará Gama e Paulista. Portanto pegará apenas um da zona. Detalhe: encerrará a campanha fora de casa diante do Paulista. Diferente do Criciúma, o Ipatinga não enfrentará mais nenhum do G-4.
Complicações
Qual dos três, Ceará, Criciúma e Ipatinga, pegará adversários mais difíceis? Pergunta de difícil resposta, haja vista tanta surpresa. A própria rodada anterior revelou o modesto Avaí tirando ponto da Portuguesa, que era vice-líder. A partir de agora, as rodadas serão bem mais complicadas porque definirão quem sobe e quem desce em 2008.
No caminho
Diferente de Criciúma e Ipatinga, que farão dois jogos fora de casa, o Ceará fará três jogos fora. Portanto, um a mais que seus adversários mais diretos. O alvinegro jogará aqui com Brasiliense e Santo André. E sairá para pegar Paulista, Barueri e Ponte Preta, todos em São Paulo. Dureza pura.
Vantagem
A favor do Ceará a condição jogar em casa na rodada final. Se tiver de decidir a vaga aí, contará com o apoio da torcida para fazer a diferença. Tudo dependerá ainda de ganhar seus próximos jogos, além de tropeços dos concorrentes.
E o Tricolor?
Jogo importantísssimo contra o Barueri no sábado, pois do tipo que os cronistas qualificam como de seis pontos. Se ganhar, chega a 50 pontos e afasta do caminho o próprio Barueri. Aí os tricolores ficarão torcendo por tropeços do Ceará, Criciúma e Ipatinga.
Especial
O Leão pega em casa Barueri, São Caetano e Paulista. E sai para enfrentar o Remo no Mangueirão e o Marília no Estádio Bento de Abreu. Mesmo com o Remo na vice-lanterna, reputo esta partida como uma das mais difíceis, haja vista ser clássico regional.
Roubaram o Leão
Preocupação se o Leão tiver de decidir a vaga no último jogo em Marília. Medo de árbitro caseiro. Poucos notaram, mas o Leão foi roubado em Santo André. Dacildo Mourão mostra hoje, a partir de 11 horas, na TV Diário, o legítimo gol do Fortaleza que o árbitro Edilson Ramos anulou. Incrível.
Finalização
É natural a queda de entusiasmo tricolor. Para não ficar nesse desconforto, projetou trazer pelo menos quatro pontos. Trouxe um. Os erros de finalização complicaram: Edenilson, Isidoro e Silvy perderam as chances em Itu. Silvy desperdiçou a chance da vitória em Santo André.
Contraste
O Fortaleza conseguiu a proeza de golear por 4 a 1 o líder da competição, o Coritiba. Também aplicou 2 a 1 do vice-líder, o Vitória. Claro que, com futebol crescente, jamais se imaginaria que o tricolor jogasse tão mal em Itu. Síntese: ganhou dos poderosos; complicou-se diante dos modestos. Coisas do futebol.
'A Copa do Mundo de 2014 forçará o Brasil a crescer'.
Gavillan
Engenheiro e ex-jogador