Clássico
Nesta reta final da Série B, de tantas oscilações, fica difícil avaliar um jogo ou uma rodada. Os times conseguem surpreender de duas formas: ora, com apresentações impecáveis; ora, com apresentações ridículas. Hoje, no Castelão, clássico regional. Entra em campo o componente rivalidade, que faz a história de pernambucanos e cearenses, mormente da década de 60 para cá. No alvinegro, os treinamentos buscaram a adequação do material humano disponível ao melhor modelo tático. A volta de Leanderson e Sérgio Manoel ampliou a possibilidade de produção, além da alternativa de colocar Sérgio no meio ou no ataque. Quanto ao Santa Cruz, o teipe de seu jogo contra o Remo foi exaustivamente examinado em Porangabuçu. Heriberto da Cunha citou jogadores que chamaram sua atenção pelo que produziram em Belém: Nildo, Carlinhos Paraíba, Kuki e Johnson. Ao Ceará só a vitória interessa.
Advertência
O cearense Kuki raramente deixa de assinalar gol quando joga aqui. É incrível. Pelo menos, em partidas que cobri, apenas uma vez ele passou batido. Não custa nada melhor atenção neste perigoso atacante. Erivélton, que lidera a defesa, pode cuidar bem dessa parte.
Confiança
Mais uma vez, gostei muito da presença do técnico Heriberto da Cunha no Debate Bola. Explicou com detalhes as experiências que o levam a definir qual o melhor modelo tático para o Ceará, dependendo das circunstâncias e do adversário. Heriberto é muito lúcido. Outro ponto importante foi não fugir da realidade. Ele sabe que chegar ao G-4 é difícil, mas entende que no futebol tudo é possível. Daí sua esperança. Concordo com Heriberto.
Projeção
Os resultados na Série B não permitem projeção segura. Times da zona de rebaixamento, que ainda sonham em sair da degola, tendem a complicar a situação dos adversários. Engana-se quem pensar que vai pegar moleza. É possível que aconteça exatamente o contrário. Vejam só o que o Ituano aprontou com o Fortaleza.
Referências
Na 38ª rodada, o Ceará também enfrentará o Santo André, adversário de hoje do Fortaleza. Heriberto já há algum tempo está estudando esse time paulista, pois, quanto tiver de enfrentá-lo, tudo poderá estar decidido ou não. O técnico do Ceará fez referências elogiosas a Marcelinho Carioca e Dedimar. E eu acrescento Leandrinho.
Reabilitação
Acredito na reabilitação do Fortaleza, mesmo sem Simão e César. Não quero acreditar que o Leão volta e a jogar tão mal quanto o fez diante do Ituano. Rogerinho, Paulo Isidoro e Cristian não desaprenderam. William está de volta. A frustração do jogo passado os obriga a uma recuperação perante a torcida e perante suas próprias consciências.
Malas
São comuns as histórias de ´malas´ no futebol brasileiro. Mas, como de praxe, quem recebe não diz e quem paga não confirma. E não será diferente daqui para frente. Aliás, deve até aumentar a circulação dessas misteriosas ou invisíveis malas. Como brincava o meu amigo Joseoly Moreira, no seu famoso Bola de Meia, na década de 60: ´Mala, malinha e maleta; bolsa, bolsinha e Birungueta´.
Enfim
Às 12h30min de hoje, a FIFA confirmará o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014. O impacto interno de uma decisão assim só será avaliado verdadeiramente depois. A expectativa é grande entre os governadores de Estados cujas capitais querem ser sede e subsede. A disputa vai ser grande.
Favorito
Com sua vitória na 3ª etapa do IV Campeonato Cearense de Aeronaves, o aviador Victor Medeiros passou a ser o favorito ao título 2007. A prova final será no dia 1° de dezembro, quando do ´Fera - Fortaleza Encontro Regional de Aviação´. No site www.tanaarea.net as imagens aéreas exclusivas da 3ª etapa.
Recordando
Que beleza rever Chinesinho no Debate Bola da TV Diário. Um dos melhores volantes do futebol cearense em todos os tempos, ele lembrou a forma de jogar do famoso ´Quadrado de Ouro´, da época de Moésio Gomes, na década de 70. Chinesinho citou as qualidades de Zé Carlos, Amilton Melo e Lucinho, que giravam com relativa facilidade, dificultando a marcação dos adversários. Jogadores de inteligência brilhante, comandados por um técnico altamente competente. Inigualável quadrado de ouro. A todos encantou. Chinesinho está aí, contando a história.
'Contra o Santo André as dificuldades não serão diferentes das enfrentadas em Itu'.
Zetti
Técnico do Fortaleza