Matéria-480101

Interdependência

Fortaleza e Ceará não jogam hoje, mas estarão ligados logo mais nos resultados da Série B. A torcida é, respectivamente, por derrota da Portuguesa para o Remo e derrota do Criciúma para a Ponte Preta. Pela lógica, é muito difícil o duplo tropeço desejado pelos cearenses. Afinal, a Portuguesa (4º lugar, 49 pontos) atua em casa, no Canindé, contra o Remo, vice-lanterna da competição. E o Criciúma (5º colocado), também em casa, no Estádio Heriberto Hulse, recebe a Ponte Preta (11ª colocada). Para as pretensões de tricolores e alvinegros, ótimo seria que duas zebras acontecessem, mas é difícil. Entretanto, pelo que tem havido de surpresas na competição, não se descarta nada. O Sérgio Pinheiro lembra que, além das arbitragens tendenciosas, há ´mala preta´ correndo solta nestas rodadas finais. A interdependência é fato concreto. Fortaleza e Ceará não jogam hoje, mas há interesses seus em campo.

Verdão

Visita agradável do presidente do Icasa, Zacarias Silva. Dele ouvi o compromisso de que o Icasa fará uma equipe superior à que foi vice-campeã cearenses este ano. renovação do grupo será de 50%. Aposta na contratação de jogadores pernambucanos.

Diferentes

Qual o desafio mais difícil: o Ceará ganhar do São Caetano no Anacleto Campanela ou o Fortaleza ganhar do Vitória no PV? Ora, são situações bem diferentes, com características próprias. As circunstâncias são tão díspares que impedem uma análise comparativa.

No PV

A favor do Fortaleza, o fervor de sua torcida que sabe muito bem aproveitar o alçapão. A favor do Fortaleza o retorno de Simão e Léo. A favor do Fortaleza o notório crescimento de produção da equipe exatamente na reta final do certame. Tudo isso gerou muita confiança na hora certa.

Fora

A favor do Vitória o elevado número de triunfos fora de casa, numa prova de que o time não se intimida quando no estádio do adversário. Aqui mesmo, no PV, no dia 25 de maio, o Vitória meteu 3 a 0 no Ceará. Claro que, naquela ocasião, o Ceará experimentava momento de instabilidade.

Seis vitórias

Fora de casa, o Vitória ganhou os seguintes jogos: 3 a 0 no Ceará, 2 a1 no Remo, 2 a 0 no Santo André, 2 a 1 no Marília, 3 a 0 na Ponte Preta e 3 a 1 no Santa Cruz. Portanto, faturou 18 pontos no campo do adversário. Estes resultados deram à equipe uma certa serenidade quando atua longe do Barradão.

Retomada

A favor do Ceará, uma retomada que veio com Heriberto da Cunha, técnico vociferador, que denunciou as coisas erradas no clube. Contra o alvinegro, apenas a constante impossibilidade de Heriberto contar com a mesma formação. Isso retardou um pouco a tão almejada automação. Daí as oscilações que não raro acontecem.

Apresentações

O Ceará, a despeito dos problemas que enfrenta com punições e contusões sistemáticas de vários atletas, fez bons jogos fora de casa. E isso é também favorável ao Vozão. O time tem jogado bem nos campos adversários.

Exibições

Os melhores jogos do Ceará fora de casa foram, na minha interpretação, contra o CRB, quando ganhou por 4 a 0 no Estádio Rei Pelé, e no empate (2 a 2) com o Vitória no Barradão em Salvador, quando cedeu no último minuto, mas merecia vencer. Belas exibições.

Objetivo

O novo presidente coral, Francisco Neto, é um dos convidados para o Debate Bola de domingo próximo, 22 horas na TV Diário. Dentre seus objetivos, o título estadual 2008 e a participação coral na Série C nacional, visando a subir para Série B em 2009. Neto é dinâmico em tudo.

´Porre´

Meu Deus, só mesmo o Airton Fontenele, amante e pesquisador da Seleção Brasileira, para suportar o porre de ´Eliminatórias da Copa do Mundo´, com duração de quase três anos. Pura maneira de ganhar dinheiro encontrada pela Fifa. O modelo antigo, apenas um ano antes da Copa, com grupos, era menos sacal.


Eu gostaria que Fernando vencesse, mas acho que Lewis Hamilton será campeão´.

Mark Webber, sobre a final do Mundial de F-Um 2007 em Interlagos
Piloto australiano