Matéria-477775

Otimismo

A rápida mudança para melhor acontecida no Fortaleza fez com que torcedores, dirigentes e cronistas tivessem de reformular seus conceitos: no lugar da descrença, o otimismo. Merece crédito e reflexão a declaração do técnico Zetti, segundo a qual o Fortaleza subirá para a Série A, caso ganhe do Ipatinga. Crédito por ser ele um homem sério; reflexão pelos desafios que ainda terá após essa partida. Zetti toma por base a surpreendente reação do Fortaleza, que encaixou uma seqüência de quatro vitórias consecutivas. Se emplacar a quinta seguida, Zetti entende que ninguém mais deterá o Leão. De certa forma, tem razão o técnico tricolor. Quando um time embala na reta final, dificilmente perde o pique. A história do futebol está cheio de fatos assim. O Fortaleza se ajustou num toque. Engrenou mesmo. Se no sábado, em pleno Ipatingão, houver novo triunfo do Fortaleza, o Leão decolará definitivamente.

Adversários

Após o jogo em Ipatinga, o Fortaleza pegará pela frente Vitória (3º), Ituano (20º), Santo André (17º), Barueri (6º), Remo (19º), São Caetano (16º), Paulista (18º) e Marília (7º). Portanto, um do G-4 e os quatro da zona de rebaixamento. Teoricamente, tudo a favor do Leão.

Prudência

Ainda assim, alerto no sentido de que o otimismo seja na dosagem certa. Que não tire o foco da realidade e das surpresas que o futebol apronta. Também entendo que, com uma nova vitória do Leão, ninguém o deterá. Mas não custa nada um toque para evitar sapato alto.

Coisas da vida

São incríveis as voltas que a vida dá. Em maio deste ano, Knevitz era treinador do Paranavaí e Zett treinador do Paraná. Na decisão do estadual paranaense, o Paranavaí ganhou o primeiro jogo por 1 a 0. E foi por um empate na final. O time de Knevitz segurou 0 a 0 e sagrou-se campeão. Zetti foi vice com o Paraná.

Chegou primeiro

Knevitz veio para o Fortaleza e aqui passou apenas três jogos. Numa dessas loucuras do futebol, ele foi demitido sem tempo sequer de mostrar seu trabalho. Até disse que não colocaria o Fortaleza no seu currículo.

Ajuste de contas

Zetti veio depois para o lugar antes ocupado por Knevitz. Agora, Knevitz está no São Caetano e vem enfrentar o Fortaleza aqui. Zetti diz que jamais assimilou a perda do título paranaense. Knevitz não esconde suas mágoas pela forma como saiu do Leão. Pelo visto, haverá um verdadeiro ajuste de contas no jogo Fortaleza x São Caetano.

Definição

O jogo do Ceará diante do Remo, amanhã, no Castelão, é muito especial. O alvinegro precisa encaixar uma seqüência de vitórias nesta reta final. A alternância de sucessos e insucessos não está deixando que o Vozão decole de vez. Desde que começou o certame, o Ceará jamais conseguiu três vitórias seguidas.

Sem reclamações

A favor do alvinegro a impressão de que agora o ambiente revela-se estável. Não mais o técnico Heriberto da Cunha esbravejou. Quando há algum problema, Heriberto chia logo, às vezes até num tom pouco empregado pelos treinadores em geral.

Esperança

Não vejo motivo para preocupações com relação à escalação do alvinegro, no que pese ter perdido, mais uma vez, o meia Mazinho Lima, que voltou a sentir dor no joelho. A esperança é queArlindo Maracanã, que seguiu ontem para a concentração, ganhe condição de jogo.

Dívida

Sérgio Manoel, na sua estréia pelo Ceará, ficou em dívida com o time. Sua boba expulsão diante do Remo, em Belém, liquidou as esperanças de o alvinegro pelo menos conseguir o empate, objetivo plenamente realizável se Sérgio tivesse permanecido em campo.

Esforço

Verdade que, com suas belas atuações e gols, Sérgio Manoel deu a volta por cima. Mas não lhe custará um esforço a mais para apagar a impressão negativa de sua estréia, onde prejudicou o alvinegro cearense. Até hoje não entendi a razão por que um jogador brilhante como Sérgio provocou aquela desnecessária expulsão.


Azar não é a palavra certa. Nunca na minha carreira eu fui um piloto azarado´.

Felipe Massa
Brasileiro da Ferrari