Matéria-476530

Ranger de dentes

Já foi dito que, daqui até o fim do certame, não mais haverá jogo fácil. Se enfrentar um dos integrantes do G-4, caso do Ceará logo mais, os obstáculos serão grandes. Manter-se no G-4 é o objetivo principal de todas as equipes. Se enfrentar um time como o Avaí, que está na zona de rebaixamento, igualmente os percalços serão enormes porque da zona maldita todos querem sair. O Fortaleza enfrentará o desesperado Avaí. A propósito, acho até que os times da zona maldita são mais complicados que os do G-4. Estes sabem que ainda têm uma boa margem de manobra, admitindo até mesmo temporariamente uma descida para a faixa intermediária. Já os da zona de rebaixamento sabem que o ´inferno´ está próximo, com toda aquela história de choro e ranger de dentes. Pelas peculiaridades, tanto no Castelão quanto no Ressacada, os desafios serão terríveis, quer esteja o adversário no G-4, quer na ZR.

Moderação

Não custa nada uma observação: independente dos resultados de hoje, nem endeusar nem arrasar, respectivamente, o time que se houver bem e o time que for infeliz. Deve-se procurar uma análise moderada, evitando-se assim os exageros que às vezes acontecem.

Oportunidade

Marcos Pimentel tem mais uma oportunidade para começar como titular no Ceará. Hora, pois, de reeditar suas grandes atuações, a exemplo do que fazia nos tempos em que atuou pelo Ferroviário. Pimentel tem alternado bons e maus momentos no alvinegro. Uma de suas melhores apresentações foi na vitória do Ceará sobre o CRB em Alagoas.

Goleador

Rômulo ter voltado a assinalar gol foi importante, embora numa partida em que as coisas não deram certo para o Ceará (Gama 4 a 2). Mas ele quebrou o jejum que o incomodava. De certa forma, aliviou a tensão e o deixa à vontade, em condições psicológicas melhores para novos desafios.

História

Tenho acompanhado o trabalho de Dimas Filgueiras no Ceará. Ele sabe que é amado e odiado em Porangabuçu. Admiro sua habilidade nas turbulências mais difíceis. Dimas sabe também que ninguém conseguirá apagar os títulos que ele ganhou em todas as funções nem tampouco sepultar as barras que segurou, quando, como no ano passado, o time estava à beira do rebaixamento. Dimas tem história que deve ser respeitada sempre.

Serenidade

Zetti tem demonstrado habilidade no trato com dirigentes. Educado, sereno, jamais foi visto alterado, nem mesmo quando atingido por alguma crítica mais contundente, quer da imprensa, quer da torcida, quer de dirigente. Um campeão do mundo, acostumado aos mais difíceis desafios, jamais de abalaria. E sereno continuará, quer consiga ou não bom resultado hoje.

Emoções no ar

Hoje, às 12 horas, Revoada do Catuleve (Clube de Aviação Esportiva) à pista do Ariston, em Cascavel. Haverá comemoração do aniversário dos queridos Ariston Filho e Joaquim. Parabéns. /// Já em Pacatuba, hoje e amanhã, o 2º Open de Vôo Livre. Imperdível para os amantes de parapente. O bom piloto cearense, Demétrio Bandeira de Paulo, tem boas chances de vitória.

Notas & notas

Sérgio Pinheiro, um dos melhores comentaristas de futebol do País, completa hoje 64 anos de vida e, graças a Deus, esbanjando saúde. /// Também aniversaria hoje o cronista esportivo e ex-árbitro, Gustavo Adolfo Maia. Muitas festas num só dia. Saúde e paz aos meus amigos aniversariantes.

Firmeza

Cada vez mais Rogério se estabelece na meia-cancha do Fortaleza. Ele foi ganhando a posição gradualmente, mostrado firmeza e personalidade. De repente, de tal modo tomou conta da situação que não se admite mais uma formação tricolor sem a presença dele, exceto nos caso de punição ou contusões.

Recordando

O atacante Erandir veio para o Fortaleza em março 1969, contratado ao Santa Cruz/PE. Estreou diante do Ceará. Apesar de ter feito um gol, não foi uma estréia feliz. O Ceará ganhou por 5 a 1. Ceará: Ita, Esteves, Cícero, Laudenir e Carlindo; Gojoba e Didi; Nido, Marcos (Wilson), Gildo, Baíbe (Joaci). Fortaleza: Gilberto, William Pontes, Zé Paulo, Luciano Frota e Mesquita; Oberdan e Joãozinho; Garrinchinha, Erandir, Croinha (Amorim) e Mimi (Alísio). Gols: Nido (2), Didi, Gojoba e Wilson para o Ceará; Erandir para o Leão. (Colaboração de agrônomo Wagner, do Idace).

O São Paulo entra como favorito, mas espero que a gente consiga ganhar o jogo´.
Finazzi, sobre o clássico de amanhã
Atacante do Corinthians