Limites
Não faz muito, reclamaram quando alguns técnicos quiseram realizar os treinos de suas equipes bem longe da presença dos torcedores. Qual a contribuição que o torcedor oferece ao time na hora de um exercício preparatório? Depende do comportamento que adotar. É bom quando vem o incentivo. É ruim quando vem o xingamento, o palavrão, o insulto. Para os jogadores, sessão de treinos é trabalho. Para os torcedores, diversão. Dos profissionais, exige-se atenção total. Mas alguns da galera não entendem isso. Uma pequena provocação nas arquibancadas tira a concentração dos atletas. Chamo à reflexão os dirigentes das torcidas organizadas. Atrapalhar um treino ajuda o time? Interromper um trabalho de preparação fará a equipe melhorar no próximo jogo? Claro que não. Apenas gera desconforto. Correto é aguardar o treino terminar para só depois organizar um diálogo franco, dentro dos limites da tolerância.
Prejuízo
Sim, não houve agressão aos jogadores do Ceará. Mas a interrupção do treino trouxe prejuízo ao trabalho de preparação, porquanto quebrou o ambiente de tranqüilidade necessário à assimilação dos ensinamentos que estavam sendo passados pelo treinador.
Cirurgia
Marcinho foi um dos destaques do Icasa no ´estadual´. E tinha tudo para ser titular do Fortaleza. Mas uma contusão o tirou de tempo. Agora será submetido a uma cirurgia nos ligamentos cruzados do joelho esquerdo. Ele queria aproveitar a vitrine da Série B para vôos mais elevados. Torço por sua recuperação.
É assim
O CRB, de Júnior Amorim e Ataliba, é um time que tem oscilado muito nos últimos jogos. Não me refiro apenas aos resultados, mas à produção, que muitas vezes o placar da partida não reflete. Por exemplo: ganhou do Fortaleza no PV; perdeu de goleada para o Ipatinga (4 a 0). É assim.
Gangorra
Semelhante ao CRB, é possível mostrar uma série de resultados que surpreendem. Daí a opinião de Heriberto da Cunha que admite uma gangorra até o final do turno, fato que ainda abrirá chances até para quem está na 15ª colocação.
Frutos
César Aboim reclama porque faz tempo não escrevo uma linha sobre o Ferroviário. É verdade. Como o Ferroviário está fora de competições oficiais, as novidades são escassas na Barra. Louvável, porém, a iniciativa de ir ajustando o grupo para 2008, tal como fez com alguns jogadores no Horizonte e, já agora, no Terra e Mar. Espera colher os frutos no ´Estadual 2008´.
Em casa
Não há como pensar sequer em empate do Fortaleza diante do Gama no PV. O time recuperou a autoconfiança. Tem César e Ricardinho à disposição. E o Gama vem de dois resultados ruins: empate com o lanterna Ituano (1 a 1) e derrota para o Brasiliense (1 x 2).
Pequena diferença
Embora o Gama tenha um ponto a mais que o Fortaleza (31 a 30) e ocupe a 13ª posição, não vejo como admitir tropeço do Leão, mormente pelas atuais circunstâncias.
Bandeirão
A TV Diário mostrou ontem uma matéria em que focalizou a gigantesca bandeira da Cearamor, que busca o reconhecimento no Guiness Book como a maior bandeira do mundo. Trabalho feito com muito amor. E muito sigilo. A bandeira ficou mesmo muito bonita.
Serenidade
Em qualquer segmento da atividade humana, as declarações ou atitudes tomadas nos momentos de violenta emoção costumam gerar desconforto. E geralmente levam os declarantes a uma reflexão posterior em que reformulam seus conceitos. A partir daí, buscam o acordo como solução. Ainda bem.
Recordando
Cristiano Santos criou em sua casa, na Rua Padre Francisco Pinto, nº76, Gentilândia, a ´Galeria Airton Fontenele´, numa justa homenagem ao notável pesquisador cearense. Na galeria, retratos históricos que mostram momentos inesquecíveis do futebol cearense e brasileiro. Airton Fontenele está feliz da vida.
"Hoje, o Brasil está dentro do seleto grupo de gigantes da ginástica".
Vicélia Florenzano
Presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG)