Gangorra
A diferença entre o último do G-4 (40 pontos) e o primeiro fora da zona de rebaixamento (30 pontos) é de três vitórias e um empate, ou seja, 10 pontos. Aparentemente, quase nada. Na prática, muita coisa. O técnico do Ceará, Heriberto da Cunha, prevê uma gangorra, isto é, interminável sobe-e-desce após cada rodada. A louca mudança de posições já vem acontecendo. Até um time como o Fortaleza, que já foi líder da competição, experimentou o desconforto da zona de rebaixamento. Por aí se vê quão imprevisível está sendo a Série B nacional. Os comentaristas estão usando de toda cautela, visando a evitar disparates em suas opiniões. Outro fato que confirma a expectativa de Heriberto e, possivelmente, de todos os demais treinadores, é a constante surpresa de goleadas aplicadas e sofridas pelas mesmas equipes. Só quem tem de 40 pontos para cima pode respirar mais tranqüilo.
No momento
Concordo com o Sebastião Belmino: pelas circunstâncias atuais, a situação dos cearenses é muito mais de luta pela sobrevivência na Série B do que de passagem para a Série A. Só uma substancial mudança poderá inverter o desfavorável quadro ora observado.
Superação
O meia alvinegro, Sérgio Manoel, não escondeu seu descontentamento pelo fato de, no clássico maior, ter jogado mal. Motivo principal do aborrecimento dele: ter pedido a bola que resultou no gol da vitória tricolor. Mas Sérgio Manoel, pelo talento que possui, tem forte poder de superação. Não tenho dúvida de que rápido contribuirá para êxito de seu time nos próximos jogos.
Destaque
De uma forma geral e numa avaliação coletiva de quem acompanhou a segunda divisão cearense, o volante Claudecir, do Boa Viagem, foi apontado como o grande destaque da competição. E mais: narrei vários jogos do Boa Viagem. Em todos eles, Claudecir manteve impressionante regularidade de produção, principalmente nos dois finais, em Sobral e Crato. Taí o nome.
Solução
Considero um erro de avaliação quando alguém diz que Zetti tem problemas, pois Juninho e Preto deram show de bola e agora César está pronto para voltar. Ora, isso não é problema, mas solução. Ruim é quando o treinador não tem opções. Quando as opções abundam, o repertório a ser aplicado pelo técnico automaticamente se amplia. Ótimo.
Responsabilidade
Horizonte e Boa Viagem garantiram suas vagas na primeira divisão cearense 2008. Mas cabe uma advertência: uma coisa é subir; outra, bem diferente, é manter-se na elite. Planejamento correto será essencial. Já passaram pela primeira divisão Limoeiro do Norte, Uruburetama, Russas, Guarany de Sobral, Crato, Itapajé, dentre outros.
´Canarinho´
Hoje, em Boston, EUA, Brasil x México. Desde 1950, em 31 jogos entre as seleções principais, o Brasil ganhou 18; o México, sete. Houve seis empates. De agosto de 1999 a junho de 2007, em sete jogos, o Brasil ganhou apenas um (4 a 0, julho/2004). Empatou dois e perdeu quatro, inclusive os dois últimas. (Dados de Airton Fontenele).
Notas & notas
Após período de férias, volta ao batente hoje o editor de esportes, Paulo Karam. Domingo próximo já estará escrevendo sua coluna. /// Torço pela total recuperação da ginasta Daiane dos Santos. As seguidas contusões, se ela não for submetida a rigoroso tratamento, poderão encerrar sua carreira antes da Olimpíada de Pequim. Lamentável.
Recordando
´E assim se passaram dez anos...´ Aí Sandro Gaúcho, atacante do Fortaleza. Ele, em 1997, alcançou um recorde até hoje não quebrado: sagrou-se o maior artilheiro da história dos Campeonatos Cearenses, marcando 39 gols. Hoje, Sandro mora no Rio Grande do Sul. (Colaboração de Ricardo Amorim).
O melhor prefeito
Do ex-atleta Gavillan: ´Caso Fortaleza seja uma das sedes da Copa 2014, terá de preparar-se. Não só o futebol estará em jogo. Ele será o catalisador, o líbero com a função de distribuir os resultados frutíferos: os recursos que virão para ficar. O objetivo é melhorar o visual da cidade. Mexerá com segurança, saúde, economia, transporte, turismo, urbanização, aspecto social. Vamos nos tornar vitrine para o mundo. A Copa transformará nossos hábitos. Futebol é arte; arte é cultura. A Copa implantará esse conglomerado e tornar-se-á involuntariamente o melhor prefeito de Fortaleza´.
"Estou feliz ao colocar novamente Boa Viagem na primeira divisão. Agradeço muito a Deus'.
Erasmo Nicássio
Técnico do Boa Viagem