Mais um teste
Tive a felicidade de, muitas vezes, acompanhar a seleção brasileira pelos gramados do mundo. Narrei conquistas inesquecíveis como a final em que o Brasil foi tetra, nos Estados Unidos. E comentei (Gomes Farias narrou) o fracasso de 1998, quando a França ganhou a Copa (3 a 0). Hoje, às 16h45, em Chicago, Estados Unidos x Brasil como parte dos preparativos para as eliminatórias da Copa 2010. Segundo o pesquisador Airton Fontenele, de 1930 a 2003, as seleções principais dos dois países enfrentaram-se 10 vezes (09 vitórias do Brasil e uma vitória dos Estados Unidos (1 a 0, em 1998, na Copa Ouro, em Los Angeles). Uma das vitórias do Brasil (3 a 0) foi num amistoso em Fortaleza, no Castelão (26.02.1992). Outra pela Copa do Mundo de 1994 (1 a 0) em Palo Alto. Esta será a 12ª partida de Dunga à frente da Canarinho (12 vitórias, 04 empates e 02 derrotas). Oportunidade para avaliar a evolução da equipe.
Goleador
Ainda de acordo com o pesquisador Airton Fontenele, em 18 jogos, Dunga (16.08.2006 a 22.08.2007) usou 41 jogadores, sendo 18 estreantes na seleção principal. Robinho é o maior goleador (07 gols) e quem mais jogou (17 vezes, ausente apenas no revés para Portugal).
Outros dados
Em outras categorias (seleção pré-Olímpica e seleção de novos), houve seis partidas, com cinco vitórias da seleção brasileira e uma vitória da seleção norte-americana (5 a 3), em 1959, nos jogos Pan-Americanos em Chicago, mesma cidade do jogo de logo mais.
Vaga
Crato e Boa Viagem fazem importante partida, manhã, às 21 horas, decidindo a segunda e última vaga para disputar a primeira divisão cearense em 2008. Há equilíbrio de forças, embora o time de Boa Viagem me pareça um pouco mais ajustado. Crato tem a vantagem de jogar em casa. A TV Diário mostra ao vivo.
Festa
A propósito, Horizonte caprichou na festa de entrega das faixas aos campeões. Horizonte ganhou o título por antecipação e mereceu todas comemorações. O prefeito Chico César e o técnico Argeu dos Santos foram bastante festejados. Os atletas, claro, com direito a troféu e medalhas. Agora começa o planejamento para 2008.
Investimento
Pela primeira vez Horizonte chega à divisão especial cearense. Chega com méritos e quer fazer bonito. Mas é preciso entender que o desafio agora será maior, exigindo mais investimento financeiro e muito cuidado nas contratações.
Coincidência
Por motivo de contusão, Alex Silva e Alex foram afastados da Canarinho. Coincidência nos nomes; coincidência nos cortes. Para os supersticiosos, os nomes estavam sob maus fluídos. Na minha opinião, pura coincidência e nada mais. Não acredito em agouro. Terão outras chances.
Nas Copas
A morte de Luciano Pavarotti entristeceu muito os desportistas que tiveram a oportunidade de vê-lo ao lado de Placido Domingo e José Carreras nas Copas da Itália (Termas de Caracalla, 1990), Estados Unidos, Los Angeles, 1994), França (Paris, Champs de Mars, aos pés da Torre Eiffel,1998). Os ´Três Tenores´ ficaram com a imagem ligada ao evento.
Ao vivo
Os jornalistas Egídio Serpa e Nonato Albuquerque tiveram a chance de ver ao vivo o show ´Os Três Tenores In Concert´ em Los Angeles. Devem tem sentido agora muita saudade.
Acomodação
O elevado índice de notas baixas tiradas pelos árbitros de todo o Brasil, segundo dados divulgados pela Comissão de Arbitragem da CBF, assustou. Para um país que já foi alvo de escândalos no setor, é preciso cuidado. O despreparo é muito perigoso e traz grande prejuízo aos clubes.
Artilheiro
Josiel, do Paraná, continua como artilheiro absoluto da Série A, com 16 gols. Até aí tudo bem. Incrível é que seu time, o Paraná, está na zona de rebaixamento. Na Série B, algo semelhante: Fábio Oliveira lidera a artilharia, mas seu time, o Clube do Remo de Belém, está igualmente na zona de rebaixamento. Pode?
"Goleiro que fica parado em cima da linha não consegue defender o pênalti".
Rogério Ceni, Goleiro do São Paulo