Falhas de finalização
Não gostei do Ceará no primeiro tempo. Procurei o alvinegro insinuante do início do jogo em Salvador, não encontrei. Vi um Ceará confuso, permitindo melhor movimentação da Portuguesa. E daí as boas chances para Diogo e Vaguinho. Vozão experimentou momentos de sufoco. Reação alvinegra só a partir dos 25 minutos, quando Reinaldo desperdiçou ótima chance. Na fase final, o Ceará tomou a iniciativa. Quase teve êxito numa jogada em conjunto de Luís Carlos, Erivelton e Rômulo. Inacreditável gol perdido. A apreensão com a expulsão de Luís Carlos cedeu com a expulsão de Preto. A partir daí, o Ceará assumiu o controle da partida. E assim permaneceu até o fim. Sérgio Manoel mandou bola na trave. Mazinho e Rômulo perderam oportunidades incríveis. Mais uma vez o Ceará não soube matar o jogo. Teve chances, mas os erros de finalização mais uma vez frustraram a torcida
O melhor
Marcos Pimentel. Importante seu trabalho defensivo e também no apoio. Duas situações claras provam isso: salvou gol da Portuguesa, quando a bola já fora do alcance de Adilson. E, em dois momentos, quase fez gol do Leão. Num deles, houve milagrosa defesa de André.
Campeão
O técnico Argeu dos Santos confirmou mais uma vez ser ótimo treinador. A forma como montou o time do Horizonte, campeão antecipado da segunda divisão cearense, é prova inequívoca disso. Argeu sobe Horizonte para a Série A cearense 2008. Louve-se o apoio que lhe foi dado pelo prefeito Chico César. Planejamento perfeito.
Pênaltis
Houve pênalti em Diogo a favor da Portuguesa, sim. Mas, na origem desse lance, o árbitro José Alberto Gomes Duarte errou ao não marcar falta clara a favor do Ceará, sofrida por Sérgio Manoel. Mais grave foi a não marcação do pênalti de Rai em Rômulo. Aí sim, pênalti nascido de lance lícito, legítimo, diferente da situação irregular que gerou o pênalti a favor do time paulista.
Observações
Muito sentida a ausência de Arlindo Maracanã. No esquema, ele cumpre papel relevante. /// Rômulo, desta vez, muito infeliz nas finalizações. Mais uma vez, teve a melhor oportunidade para definir o jogo./// Na Portuguesa, destaque para o goleiro André Luís. Também gostei muito da produção de Wilton Goiano. /// Hora de saber quando Vavá retornará. As chances de gol estão à espera dele.
Derrota
Lamentavelmente o Fortaleza perdeu mais uma partida fora. O Santa Cruz aplicou 1 a 0. Placar mínimo, mas que gera profundo desconforto entre os tricolores. Inaceitável o papelão de Parral, expulso de campo. Igualmente irracional a postura de Cocito, expulso. Agora o Leão na zona de rebaixamento. Natural pressão em cima do técnico Zetti.
Segunda vaga
Dia 10 próximo, vai pegar fogo a luta pela segunda vaga para a primeira divisão cearense 2008. O Crato tem a vantagem de jogar em casa; o Boa Viagem, a do empate. Tudo muito equilibrado. O técnico do Crato, Daniel Frasson, é mais tenso. Já Erasmo Nicássio, do Boa Viagem, mostra-se calmo.
Errei
Na foto do Recordando de ontem, escrevi Miltinho o nome do craque do que foi tri juvenil pelo Fortaleza 1963/64/65 e que depois se tornou ídolo no futebol de salão. Na verdade, trata-se de Niltinho (Nilton Guedes Filho), notável atleta que deixou a marca de seu talento no esporte cearense. Ao Niltinho, em Baturité, o meu abraço. Por sinal, foi ele quem me ligou e identificou todo o grupo da citada foto.
Primeiro passo
Clodoaldo de volta. O Clodô das multidões, das jogadas geniais. Ele retorna às atividades, via futsal, onde começou sua vida esportiva. O Baixinho busca total recuperação e tentará nas quadras alcançar a melhor forma. Com certeza será o primeiro passo para posterior regresso aos gramados. Tudo dependerá dele.
"O clássico é que marca o jogador. Pelo lado bom ou pelo lado ruim".
Fabinho
Meia do Fluminense