Mão na vaga
Se Horizonte ganhar hoje do Boa Viagem, ficará com a mão numa das vagas para a primeira divisão cearense 2008. E poderá conquistá-la por antecipação, caso o Guarany derrote o Crato no jogo de amanhã à noite no Junco em Sobral. Horizonte tem a vantagem de jogar em casa, no Clenilsão. Já conquistou oito pontos. Síntese: tem toda vantagem do mundo. As condições lhe são todas favoráveis. Se Horizonte não calçar sapato alto, dificilmente permitirá que alguém dele se aproxime para diminuir a boa margem que abriu. Na direção técnica da equipe, Argeu dos Santos, um dos melhores treinadores do futebol cearense. Quanto ao time do Boa Viagem, o desespero para recuperar o tempo perdido. Desconfortável sua situação porque só um ponto conquistou até aqui. De qualquer forma, ainda tem condições de conquistar a vaga, pois haverá o returno. Jogo de vida ou morte para Boa Viagem.
É bom
O time de Horizonte tem jogadores experientes e de boa qualificação. Cito o goleiro Jefferson, Júnior Cearense, Isaac (até recentemente no Ceará), Paulinho e Piva. Além desses, Marcelo Mendes e o veterano Roberto Quixadá. Um time preparado para subir.
Ao vivo
Amanhã, Guarany x Crato, no Junco, em Sobral, com transmissão ao vivo pela TV Diário, a partir de 21 horas. O Guarany tem situação semelhante à do Boa Viagem: pendurado. Ao Bugre só a vitória interessa, pois tem um ponto. Crato está mais tranqüilo com quatro pontos.
SOS Clodô
Há algumas semanas, por sugestão do repórter Victor Hannover, lancei aqui e na TV Diário o “SOS Clodô”. Derradeira chance ao maior craque cearense revelado nas últimas décadas. Chegaram a ridicularizar minha proposta. Mas, para minha felicidade, vejo que engrossou o coro dos que querem Clodô novamente em forma.
Solidariedade
Mais que justa nova chance ao Clodoaldo. Ele mesmo sabe que a idade já não mais lhe permitirá novas extravagâncias. Se não der certo e o Baixinho ceder outra vez às tentações, pelo menos estarão de consciência tranqüila os que tentarem dar ao craque a derradeira oportunidade, visando ao seu renascimento no futebol.
Chances
Verdade que Clodô já queimou muitas e muitas chances que lhe foram dadas. Agora, num ato de desespero, ele mesmo pede clemência. Não custa esperar para ver se o “SOS Clodô“ resultará num êxito completo ou se numa nova zombaria.
Turno
A campanha de Ceará e Fortaleza poderia ter sido muito melhor na primeira volta da Série B do Campeonato Brasileiro. Mais uma vez a falta de planejamento remeteu a situações desconfortáveis bem conhecidas pelas bandas de cá: desmontar e montar outro time no transcorrer da competição.
Returno
Agora, já na terça-feira, terá início o returno. Tudo começará outra vez, mas agora com o mando de campo invertido. E uma grande diferença: no turno, todos começam do zero; no returno, cada um parte com os pontos que fez. Tirar a diferença perdida é tarefa de quem deixou passar boas chances de pontuação.
Tempo
E os reforços contratados pelos dois clubes para esta volta final? Só o tempo dirá se as novas contratações foram acertadas ou não. De tanto ver repetição de equívocos, prefiro esperar para avaliação no tempo devido.
Recente
No Ceará, a contratação de Sérgio Manoel correspondeu pelo crescimento de produção que ele demonstrou. Mas é bom não esquecer que foi expulso na estréia, cumpriu a automática e depois pegou dois jogos. Três jogos fora. Síntese: bom jogador, mas precisa ser disciplinado.
Estréia
O Fortaleza estréia no retuno contra a Portuguesa no Canindé. Portanto, logo na rodada de abertura, um teste para saber se o tricolor consegue acabar com a sina de fracassar fora de casa. Se vencer, quebrando esse incômodo tabu, terá dado importante passo para obter lá fora os pontos que desperdiçou no turno.
"Chegou uma hora, tinha empresário querendo escalar o Timão. Essa é a verdade".
Chico Lang, sobre o Corinthians no turno
Colunista da Gazeta Esportiva.Net