Vantagens
O Fortaleza ganha reforços: César, Rinaldo e Aldivan. O Remo perdeu atletas importantes para a sua recuperação. Caso de Bebeto, por exemplo. O campeão cearense compõe nova comissão técnica, tendo Zetti à frente. O Remo experimentou a turbulência de trocar ou não o comando técnico. O tricolor de aço atua em casa, sob o impulso de sua vibrante torcida. O Remo sofre a pressão da torcida azulina, desgostosa com as duas última derrotas, que remeteram o time para a vice-lanterna da Série B. Pelas circunstâncias, fica muita clara a postura favorável ao Leão cearense, que, se souber tirar proveito da instabilidade do adversário, terá tudo para chegar aos 23 pontos, entrando definitivamente na briga para retornar ao G-4. A transição de comando técnico no Fortaleza acontece de forma pacífica. Jorge Veras e César seguraram a parte delicada do problema. A partir de hoje é com Zetti e companhia.
Atenção
Na outra ponta, o líder Criciúma (33 pontos) enfrenta o CRB (21 pontos). O Criciúma sentiu a perda de dois pontos diante do modesto Santo André, que está na zona de rebaixamento. Deu alerta. Hoje o Criciúma joga em casa. Há quem diga que já há gente de sapato alto.
Faz tempo
Foi na Copa da Itália (1990) que conheci Silas, novo auxiliar técnico do Fortaleza. Tratamento amistoso, profissional. Nunca mais o vi. Como jogador, obteve êxito. Queira Deus que agora, na nova função, alcance sucesso, pondo em prática o que aprendeu como atleta.
Estímulo
Gratificação extra ganha jogo? Pode até não ganhar, mas ajuda. Que jogador, nestes tempos de tantos apertos financeiros, não gostaria de um “bicho” melhor? Há quem discorde de situações assim, pois pode acostumar o atleta a só se empenhar no caso de grana especial.
Seriedade
Não creio que “gratificação extra” ou “especial” acostume o atleta a se empenhar apenas se tal expediente for oferecido. O atleta honesto, consciente, sabe distinguir as circunstâncias e trabalha sério independente dos mimos.
Confiança
No caso do Ceará logo mais em Brasília, a “injeção” funcionará muito mais como instrumento motivador, no instante em que o time precisa de rápida retomada. Uma vitória diante do Brasiliense, fora de casa, criaria o ambiente de que Heriberto da Cunha necessita para incutir a confiança, que ainda se mostra vacilante em Porangabuçu.
Cuidado
Dimba ou Reinaldo Aleluia? Adrianinho ou Iranildo, que está de volta? Não importa. Os jogadores do Ceará devem estar atentos. Se Reinaldo Aleluia e Adrianinho, os alvinegros conhecem de perto a qualidade dos dois. Aleluia não pode ficar à vontade, livre de marcação. Adrianinho é refinado no toque e no lançamento.
Missão
Se Mazinho repetir a bela atuação do jogo passado, bom que os demais o sigam na mesma medida. Mazinho quando dita o ritmo, sempre dá certo.
Futsal
Hoje, às 21 horas, Ceará x Espaço Jovem, ao vivo pela TV Diário. Transmissão com Luís Carlos Amaral, Cacá e Tony Pereira. O Ceará jogaria hoje em Irauçuba, mas a antecipação da partida pelo campeonato motivou o cancelamento da promoção. Agora, o sr. Emerson, organizador do evento, estuda outra data para Ceará x Irauçuba.
Mensagens
Elielder S. Abreu, Gustavo Mascarenhas, Evandro C. Ferreira Gomes mandaram-me textos sobre o craque Artur, que morreu no dia 31 passado. Ontem, novas mensagens. Na medida do possível, irei publicando trechos, pois não há espaço para, na íntegra, publicar todas.
Itapipoca
De Genésio Frota (Itapipoca): “Lembro-me quando Artur esteve treinando o Itapipoca, onde foi campeão da segundona. Meu filho, Renato Frota, jogava no Ita. O Artur o chamava de Jarrão, pelo porte físico do Renato. Artur era um homem bom, sincero. Quando esteve aqui, contava muitas histórias hilariantes”.
"Eu via o Ronaldo na TV e sonhava com isso. Agora terei a oportunidade de conhecê-lo".
Alexandre Pato, sobre o ´Fenômeno´
Atacante contratado pelo Milan