Matéria-455600

Poupança de pontos

Faltam apenas cinco rodadas para a conclusão da primeira volta da Série B nacional. Desta 15ª, que começa hoje, à 19ª, haverá tempo para tirar os atrasos. Corrida em busca dos pontos desperdiçados. Quando no dia 25 de agosto começar a 20ª rodada, aberto estará o returno. Aí, quem tiver acumulado maior número de pontos poderá administrar tropeços; quem não o tiver voltará ao desespero dos anos anteriores, já pela ausência de poupança. Assim começarão os cálculos para saber o mínimo de pontos que evitará o rebaixamento. Portanto, há apenas cinco rodadas disponíveis para que Fortaleza e Ceará ganhem tranqüilidade nessa volta. Serão 15 pontos em disputa para cada. No caminho tricolor: Barueri, Remo, São Caetano, Paulista e Marília. No caminho do Ceará: Paulista, Brasiliense, Barueri, Ponte Preta e Santo André. Desses adversários, só dois estão no G-4: Brasiliense (25), Marília (23).

Padrão

Tirando o Criciúma, que abriu distância com 32 pontos, vejo nos demais semelhante padrão. E mais: as oscilações igualmente marcam presença. Basta pegar o exemplo do Vitória: deu show no Fortaleza num jogo e levou baile semelhante no outro. Tudo muito parecido.

Alto preço

O atacante Vavá está pagando o alto preço do longo tempo que passou fora dos gramados. A princípio, a impressão deixada foi a de que a inatividade de seis meses não o afetara. Hoje já se vê que afetou. Os gols sumiram. O jogador terá de trabalhar para retomar a antiga forma. E não se deixar abater pela situação. Acompanhamento psicológico será importante.

Rumos

No Campeonato Cearense deste ano, Marcinho e Vandelei fizeram no Icasa ótima meia-cancha, ao lado de Daniel Sobralense e Ciel. Diante do êxito alcançado, rumaram para times importantes: Marcinho para o Fortaleza; Vanderlei para o Ceará.

Azar

A palavra pode ser forte, mas não encontro outra: azar. Vandelei logo se contundiu e até agora não pôde dar sua contribuição ao Ceará; Marcinho, exatamente quando vinha crescendo de produção, sofreu forte contusão que o tirará dos gramados por bom tempo.

Desfalques

Bom treinador é o que sabe resolver as questões mais graves como o desfalque em grupo. O Fortaleza terá desfalques importantes como César e Rinaldo, em compartimentos fundamentais. Solução é substituir certo. Pode até improvisar, mas sem inventar.

Organização

Em casa, após o desabafo do técnico Heriberto da Cunha, não quero crer que as providências por ele solicitadas fiquem para depois. Detalhe: os bons resultados em campo passam obrigatoriamente por perfeito trabalho em conjunto, desde o escalação superior aos mais baixos. E, claro, Eugênio Rabelo sabe disso.

Melhores

Indiscutível que Marta, Cristiane, Daniela Alves, Pretinha, Elaine, Kátia e Cilene, da Seleção Brasileira de futebol, jogam muito melhor que certos marmanjos que passaram por aqui, contratados pelos chamados grandes. Alguém tem dúvida?

Meditação

Sempre admirei o futebol de Aldivan, desde o tempo em que atuou no Uniclinic. Mas, nos últimos jogos, Aldivan não tem apresentado o padrão de antes. Até o incentivei em observações recentes, mas a resposta em campo não tem agradado. Como está fora do jogo de amanhã, que aproveite a folga para reflexão.

O Brasil deve a elas uma Liga Nacional para que mais meninas pratiquem o futebol.
Orlando Silva, após o ouro no Pan, Ministro dos Esportes