Fôlego
A vitória (2 a 0) do Fortaleza sobre o Ituano permite que o time ganhe fôlego para novos avanços. A rodada o contemplou com a 13ª posição, afastando-o da zona de rebaixamento. Melhoraram as perspectivas. Um triunfo, ainda que diante de equipe modesta como o Ituano, gera clima de confiança. E vão ficando para trás os desenganos que começaram desde a saída do técnico Paulo Bonamigo. Já o Ceará não se livrou de todo das agonias que o afligem. O empate com o Marília em São Paulo (2 a 2) foi bom pelo resultado, mas não pela forma como aconteceu, ou seja, vacilo alvinegro já nos acréscimos.
Tempo
Certa feita, questionei esse sistema de acréscimo de tempo nos jogos de futebol. Às vezes, o árbitro exagera; às vez, é parcimonioso demais. Pois foi exatamente nos acréscimos que o Ceará viu sumir a vantagem que abrira diante do Marília. Foi assim que cedeu o empate.
Explicação
Tenho narrado alguns jogos de futsal. A marcação do tempo é pela bola em jogo. Entendo ser a maneira ideal. Acabaria o critério que deixa com o árbitro a definição do tempo de acréscimo. Pena que a Fifa seja inflexível. Não custaria nada uma experiência.
Estréia
Rômulo, que brilhou no Ferroviário, disse que estava pronto para jogar. E provou que estava mesmo. Já começou deixando a sua marca. Que bom! Quem deve ter ficado feliz da vida foi o leitor Pedro Henrique (pedro@isgh.org.br), que é fã incondicional do Rômulo, segundo pude entender de mensagem que me mandou.
Gols
Novamente Cleiton, fazendo gol pelo Fortaleza. Certa vez, encontrei-me com os pais de Cleiton. Eles me disseram da seriedade com que esse rapaz encara a profissão. Não tenho dúvida de que, se tiverem com Cleiton a paciência que tiveram com alguns que por aqui passaram, ele dará muitas alegrias ao Leão.
Pressa
Até hoje não entendei a razão por que Cleiton foi afastado do grupo. Creio ter sido um dos poucos equívocos de Bonamigo. Na época Cleiton não estava bem, mas afastá-lo de vez foi injustiça.
Equívoco.
Caso semelhante aconteceu com Amauri Kenevitz, quando afastou Rogerinho. Equívoco que custou caro ao técnico Amauri. No meu entendimento, afastamento de atletas tem de ser mais pensado, muito refletido. Ainda bem que Cleiton e Rogerinho já estão aí.
Observação
O Fortaleza quebrou o jejum de sete jogos sem vencer, contando no time exatamente com jogadores que padeceram situações desconfortáveis no clube, ou seja, Cleiton, Aldivan e Rogerinho. Nada melhor que um dia após outro... Ainda bem que corrigiram a besteira que iam concretizar. No futebol cearense acontece cada coisa.
Torcida
Que grande exemplo deu a torcida do Fortaleza. Há sete jogos o time não vencia, mas mesmo assim o público pagante no PV foi de 6.676 torcedores. Mais até do que o registrado em certos jogos de times grandes da Série A.
Agradecimento
Após 28 anos, estive em Crateús e também no distrito de Ibiapaba, indo ao Pesqueiro (minha prima Adelaide e seus familiares cobriram-me de atenção, bem como Véi Zé e família. Quimides cuidou de tudo). Depois contarei histórias de lá (futebol e rádio). Agradeço mesmo.
Ao vivo
Hoje, às 21 horas, direto do Ginásio Paulo Sarasate, a TV Diário transmite ao vivo Fortaleza x Canindé (Cruzada). Narração de Luís Carlos Amaral e reportagens de Tony Pereira. Comentários do campeoníssimo Cacá. O futsal está empolgando. E, novamente, tome audiência.
"Eu como flamenguista, estou envergonhado. Vou trabalhar para tirá-lo dessa situação".
Léo Medeiros
Meia do Flamengo