Matéria-453616

Foco

Abre-se grande expectativa nesta 13ª rodada da Série B, que terá seqüência hoje, com Brasiliense x Ponte Preta e São Caetano x Avaí. Apesar da folga que Ceará e Fortaleza experimentaram, houve turbulências internas que abalaram do topo à base, num encadeamento de insatisfações. No Ceará, Eugênio Rabelo até ensaiou uma renúncia. No Fortaleza, Renan Vieira teve de deixar o cargo em vista de possíveis novas composições. Inquietações no alto comando, quer queiram, quer não, geram reflexos entre os jogadores. Engana-se quem pensa o contrário. Cito como exemplo o que acontece numa empresa. Uma simples mudança de diretoria deixa inquietos os empregados. Nascem daí mil indagações. Assim também no futebol. O foco foi desviado por alguns dias em virtude dos jogos do PAN e do acidente aéreo em São Paulo. Mas já agora a retomada da Série B voltará ao cenário dos cearenses.

Chance

Na Série C, o Itapipoca, com a vitória por 3 a 0 sobre o Barras, agora tem chances de recuperação (Sampaio, 6 pontos; o River, 4; o Barras, 4). Como o Itapipoca ainda joga duas em casa (domingo pega o barras no Perilo Teixeira), as perspectivas melhoraram sobremaneira.

Solução

Sérgio Manoel é esperança de melhor criatividade na meia-cancha alvinegra. Em Belém, foi no sacrifício, pois não estava em forma. Mas, de lá até agora, houve tempo suficiente para dar ao jogador condições de participação imediata, ainda que não necessariamente durante todos os 90 minutos e acréscimos. O alvinegro tem de acelerar o aproveitamento dos que poderão definir um novo rumo para o time.

Comentário

De Pedro Henrique (pedro@isgh.org.br): “Sobre o Rômulo, caro Tom, discordo quando você escreveu ´é cearense e, não faz muito, andou por aqui marcando gols.´ Ele é centro-avante dos bons. Aqui foi artilheiro pelo Ferrão. Toda vez que enfrentou o fortaleza, marcou um ou mais gols. E ainda continua. Basta lembrar a Copa do Brasil deste ano. Sendo cearense ganha esses comentários. Que pena!” Não compreendi bem o protesto do torcedor, mas aí está o registro. E espero que Rômulo faça exatamente o que o Pedro diz, ou seja, muitos gols.

Maratona

Domingo próximo, dia 22, com largada às 07 horas, acontecerá a 1ª Minimaratoma de Itapajé (3.700 metros), alusiva ao primeiro aniversário da Rádio Atitude FM. Segundo um dos organizadores do evento, Dr. Bastos, que é médico, o objetivo da corrida é também estimular a prática de atividades saudáveis no município.

Contratações

De Alberto Sá, Sobral/CE (albertosdu@bol.com.br): “A orgia das contratações erradas bateu recorde este ano. Que bom se essa frase a gente ouvisse no programa “A Grande Jogada”, comandado pelo Sebastião Belmino. Essas contratações erradas, principalmente no Ceará Sporting Club, já vêm ocorrendo desde 2000. Que falta de competência”. É duro, amigo.

Um ponto

Arnaldo Lira não deu certo no Icasa. Lamentei. Júlio Araújo assume num situação difícil. O Icasa tem apenas um ponto.

Afirmação

Marcinho, quando no Icasa, fez belo trabalho ao lado de Ciel, Vanderlei e Daviel Sobralense. Agora, com a camisa tricolor, ele tem tudo para desenvolver o mesmo futebol de qualidade que mostrou no Verdão, pois ao seu lado estarão jogadores como Dude, Simão, Ígor e Rogerinho. Tem time para sair da crise.

Recordando

Há alguns dias, no velório de Gilvan Dias, encontrei Pacoti, um dos maiores ídolos da história do Ferroviário. Lá estava o ex-goleiro Pedro Simões, o Pedrinho, companheiro do também goleiro Gilvan. Ambos foram campeões cearenses pelo Gentilândia em 1956. Revi o ex-goleiro Hélio Rocha Lima, que depois passou a exercer a função de cronista esportivo, tendo trabalhado comigo e com o Gilvan Dias na Rádio Dragão do Mar em 1969. Presença do ex-lateral-direito do Ceará, Daniel, que está ótimo. Também lá encontrei o ex-atacante Moisés, firme todo. Velhos amigos.

"Qualquer atleta é responsável por aquilo que vai ingerir".
Marcelo Jucá, sobre o doping de Dodô
Procurador do STJD