Resposta imediata
Atração: Amauri Knevitz. O novo técnico do Fortaleza tem árdua missão: devolver à torcida tricolor a esperança de voltar à Série A em 2008. Esperança que chegou forte com o Leão nas primeiras posições no início do certame. Esperança que foi sumindo com as seguidas derrotas. Amauri prometeu não um recomeçar, mas começar do zero. Está certo o treinador. Apagar o que houve de incompreensões e alguma discórdia entre os do grupo e daí partir para programa em conjunto, tendo por base a união de todos. Creio que não será possível, já neste primeiro jogo, alcançar total metamorfose na produção tricolor. Na maioria das vezes, é preciso no mínimo uma série de três jogos para ser notada a diferença. Mas há quem diga que já no primeiro jogo, no rol das exceções, isso é possível. Tudo bem. Quem sabe se Amauri não será um dos contemplados com resposta imediata hoje?
Colaboração
Marcinho na colaboração. Fez bela temporada pelo Icasa de Juazeiro. Aliás, Marcinho foi um dos mais eficientes daquele grupo que se sagrou vice-campeão cearenses. Elogiável seu desprendimento, admitindo jogar de zagueiro a pedido do treinador do Leão.
Ajuste
Muitas vezes, numa improvisação, o jogador descobre tendência não ainda percebida. Há atletas que até mudam de posição quando dão certo numa nova tarefa. Os caminhos do futebol e fora do futebol são incríveis. A história está aí para contar. É só conferir.
Amenidades
A respeito de improviso, há dois episódios que retratam bem definições de vida para rumos bem diferentes, dentro e fora do futebol. Veja o caso do cantor Júlio Iglesias. Quis ser jogador de futebol. Foi goleiro do Real Madrid. Alguém o ouviu cantar. Descobriu o caminho do sucesso dele longe dos gramados.
Cantor
O cantor Nat King Cole era pianista dos bons. Numa boate, um bebinho insistia, pedindo que ele cantasse. Para evitar o incômodo, o dono da boate pediu a Nat que cantasse alguma coisa, pois assim o chato freguês deixaria de incomodar. Nat cantou. Na boate havia um empresário que, ao ouvir aquele voz belíssima, não titubeou. Estava descoberto um dos maiores cantores de todos os tempos.
Destaque
Desculpem a tergiversação, mas foi apenas para ilustrar. No futebol como em qualquer outro segmento, há improvisos que dão certo e outros que complicam. Cabe a cada um não exagerar.
Invenção
É bom não confundir improvisação com invenção. Técnico que improvisa bem tende a obter êxito nas mexidas que faz. Técnico que inventa, não raro, é surpreendido com resultados ruins. Ao técnico competente cabe fazer a diferença.
Visitante
O Avaí melhorou com a chegada do técnico Alfredo Sampaio, mas ainda tem deixado muito a desejar. Até mesmo no jogo em que ganhou do Ceará, não mostrou padrão compatível com outras formações que esse time de Santa Catarina já teve. Além disse, o time hoje estará desfalcado de quatro importantes jogadores.
Complicação
Ciel ficou insatisfeito com o que houve no Ceará. Cada profissional dimensiona o que é melhor para sua vida e decide o rumo a tomar. Em toda mudança, há o risco da adaptação. Às vezes, dá certo de cara (não foi o caso), às vezes demora.
Trabalho
Chegar. Trabalhar. Viajar. Estrear. Assim Heriberto da Cunha. O novo técnico alvinegro nem tempo teve para examinar direito a situação do grupo sob seu comando. E já segue para encarar o Remo dentro de Belém. É assim mesmo. Dependerá muito da disposição do grupo.
Aviso
Importante a declaração do meia Sérgio Manoel sobre o técnico Heriberto Cunha com quem já trabalhou. Sérgio lembrou que ele é disciplinador. Ótimo. Quem quiser brincar, já sabe que terá de pegar outro rumo, deixando Porangabuçu. Aliás, todo técnico deveria ser disciplinador mesmo. Sem disciplina nada funciona bem.
"Agora será um jogo totalmente diferente contra Chile. Aquele jogo já foi".
Gilberto Silva, sobre o novo confronto com o Chile
Volante da Seleção Brasileira