G-4 na mira
O Ceará, que ganhou do Gama, ainda deixou muitas inquietações. Não convenceu. Mesmo assim, aproximou-se de tal modo do G-4 que poderá ascender ao quarteto privilegiado já no rodada de hoje. O time tem alguns problemas. Aliás, quando foi que não teve problema na atual competição? Ora cartão, ora contusão, ora as duas coisas juntas. E assim Marcelo Vilar vai tentando pôr o grupo numa situação confortável, a despeito de todos os contratempos. Estão em alta no alvinegro Vavá e Zé Augusto. Este vem evoluindo muito, jogo após jogo. Quando esteve no Debate Bola (TV Diário), Vavá elogiou o futebol de Isac, com quem fez dupla no time de Horizonte. O destino conduziu os dois ao Ceará. Resta agora ao alvinegro saber aproveitá-los da melhor maneira possível. Quanto ao Ipatinga, em casa só perdeu para o líder, Criciúma. Mas está na zona maldita e tem o pior ataque da Série B (quatro gols).
Ausência
Por mais paradoxal que pareça, às vezes é na ausência que o bom jogador aparece. Explico: na ausência, a torcida nota mais a necessidade da presença do atleta que não está em campo. Ciel não atuará hoje. Ótimo instante para analisar a diferença do Ceará com ele e sem ele.
Posição
Não raro, digo que jogador se escala. Caso de Marcos Pimentel desde que chegou ao Ceará. Na estréia, foi o melhor até o infeliz lance em que se contundiu. Voltou sábado e novamente foi um dos melhores, mesmo entrando no segundo tempo.
Novo técnico
As quatro derrotas seguidas não permitiram ao técnico Marco Aurélio uma última chance no comando tricolor. Se ganhasse do Avaí, sábado próximo, ele teria fôlego para novos desafios. A diretoria do clube resolveu não arriscar e contratou Amauri Knevitz, campeão paranaense 2007 pelo Paranavaí.
Pressão
Anunciaram que Marco Aurélio, fortalecido após o contratempo com Rinaldo, ficaria no clube até 2008. Não é contrato que segura treinador senão vitórias e vitórias. E assim será também com Amauri Knevitz. Este herda um time confuso.
Quatro
Em seis meses o Leão chega ao o seu quarto técnico. Começou 2007 com Daniel Frasson, passou para Paulo Bonamigo, daí para Marco Aurélio e agora Amauri Knevitz. A cada mudança, um recomeço. Quebra a automação. Taí o problema.
Gols
Se quiser obter êxito, Amauri terá de dar ao Leão poder ofensivo. O Fortaleza tem o segundo pior ataque da Série B. E precisará de muitos gols para a retomada.
Site
Num papo com meu amigo, Franzé Sousa, fui informado do site (www.timacodairacema.com.br). Gostei. Figueiredo Correia, proprietário da emissora, tem uma equipe muito profissional. Tudo bem atualizado sobre Icasa e Guarani. Parabéns.
Estréia
O Icasa estréia na Série C dia sete próximo diante do Porto em Caruaru. Tarefa difícil. Mesmo ganhando do Atlético de Cajazeiras (2 a 1) num amistoso sábado passado, o técnico Arnaldo Lira reconheceu que o time precisa de muitos ajustes.
Automobilismo
Na CTM 2000, um caso interessante: pai (Mano Rola) e filho (Geraldo Rola) competem em igualdade de condições. Na pista, a hierarquia familiar desaparece apenas na disputa de posições, mas permanecem o respeito e o recíproco sentimento de amor que os une pelos laços do sangue e do coração. Uma bela família.
Produção
No jogo passado, em Curitiba, o Fortaleza não estava bem e a ligação era precária. O tricolor estava perdendo por 1 a 0. Aí Rodrigo Broa entrou e deu ao Leão opções de ataque que antes dele não estavam acontecendo. O Fortaleza melhorou e até criou situações para o empate. Broa mostrou que pode ser ótima alternativa.
Recordando
Fiquei surpreso e lamentei muito a morte do técnico Oliveira Ceará. Acompanhei toda sua carreira na área esportiva como atleta, treinador e supervisor. Apesar de ser chamado de Oliveira Ceará, na verdade sua maior contribuição foi ao Ferroviário, onde atuou nas mais diversificadas funções. Nos últimos tempos, a imprensa passou a chamá-lo de José Oliveira e não mais de Oliveira Ceará. Não sei se a seu pedido. Verdade é que o batismo popular (Oliveira Ceará) permaneceu até o fim de sua vida. Oliveira deixa muita saudade. Foi um profissional exemplar, dedicado, amigo.
"Isac é muito bom. Nós formamos ótima dupla no Horizonte".
Vavá
Atacante do Ceará