Chances de recuperação
A sétima rodada deixou muito a desejar para o futebol cearense. Os obstáculos no Fortaleza acabaram comprometendo a produção em Criciúma. As ausências de Ari e Simão foram muito notadas porque reduziram sobremaneira a força operacional ofensiva. Os dois apóiam bem. Além disso, o caso Rinaldo, embora já superado, reduziu o leque de opções que Marco Aurélio teria em Santa Catarina. No Castelão, não obstante o Ceará ter jogado bem, principalmente no segundo tempo, novamente sentiu o dissabor de perder mais dois pontos em casa. O Ceará merecia ganhar. O empate com o Coritiba, além de injusto, impediu que o alvinegro chegasse ao G-4. Permaneceu na décima posição. Desta vez, porém, restou provado que o time teve avanços no conjunto, mesmo sem contar com Marcos Pimentel, ala que torna o time mais agudo pela direita. São boas as chances de recuperação na oitava rodada.
Aproveitamento
Amanhã, o Ceará vai a Santa Catarina enfrentar o Avaí. Dois aspectos: o Ceará tem jogado bem fora de casa, com 100% de aproveitamento. Já o Avaí é o lanterna, com quatro pontos ganhos, cumprindo pífia campanha. Portanto, há boa chance de triunfo alvinegro.
Cuidado
Não há jogo fácil na “B”, ainda que o adversário seja o lanterna como o Avaí. As fragilidades do Avaí são notórias: perdeu cinco dos sete jogos que fez. Sofreu 20 gols (é a defesa mais vazada). Já seu ataque fez mais gols que o do Ceará (13 a 10). Ainda assim, é preciso cuidado.
Crédito
O goleiro Adilson não foi feliz no sábado: ficou indeciso no primeiro gol do Coritiba e rebateu mal a bola que resultou no gol de Chumbinho (2 a 2). Mas Adilson tem crédito demais. Além disso, sua indecisão no primeiro gol foi conseqüência da indecisão dos zagueiros. Um esperando pelo outro.
Paz
Rinaldo em paz com Marco Aurélio e todo o grupo. Todos deixaram para trás o que houve. A melhor maneira de Rinaldo celebrar a nova harmonia, inclusive com a torcida, é fazendo gols. Já marcou três na “B”. Quem mais dele se aproxima no Leão, por mais paradoxal que pareça, é o zagueiro César com dois gols.
Importância
Incrível como a ausência de Simão é notada no conjunto tricolor. Com ele, torna-se mais eficiente o sistema de combate e, ao mesmo tempo, a chegada ao ataque através de seu apoio nas ligações. Precisa apenas controlar seus impulsos para evitar novos cartões.
Sobe
O futebol de Zé Augusto, do Ceará, vem crescendo a cada jogo. Além do gol que fez no Coritiba, o passe para o gol de Ciel. Sua participação na meia-cancha, no segundo tempo, revelou perfeita integração e correta leitura. No jogo anterior, já dera bons sinais de evolução.
Inteiro
Ficou muito clara uma coisa: o Fortaleza com Getúlio (se bem que Tiago não comprometeu), Ari, Simão e Rinaldo é um. E outro, bem diferente, quando atua sem esses quatro atletas. Às vezes, mesmo com a presença dos quatro, poderá até não render bem, mas dá a idéia de mais confiança e força.
Machismo
Há posições reticentes de algumas entidades do esporte com relação à auxiliar de arbitragem, Ana Paula Oliveira, que posou nua para a Playboy. Interessante: estrelas de novela e de programas da TV podem. Ana, porque ligada ao futebol, não. Discriminação e Machismo.
Pesar
Nossos pêsames ao companheiro Paulo Karam pelo falecimento de sua mulher, Neide Araújo Freitas. Condolências extensivas aos filhos Patrícia e Sandro. Momento muito difícil. Só mesmo a força divina dá conformação pela esperança na vida eterna, conforme a fé na pregação de Cristo.
Ao vivo
Hoje, a partir de 21 horas, a TV Diário mostra para todo o País, com exclusividade Ceará x Viçosa, pelo Campeonato Cearense de Futsal. Luís Carlos Amaral, cada vez melhor, narrará a partida, com reportagens de Lúcio Filho e comentários do campeão do Mundo, Cacá. O melhor do esporte no Canal 22. E tome audiência!
"O time fez nesta competição a sua melhor partida. E tomou um gol que não costuma levar".
Marcelo Vilar, após o empate com o Coritiba
Técnico do Ceará