Matéria-445658

Justa vitória

O Criciúma ganhou bem. Soube se impor em casa. Teve melhor desempenho tático a partir dos 25 minutos do primeiro tempo. Assumiu o controle das ações. Pressionou com Alex Sandro e Adriano, tendo como homem surpresa o ala Carlos. Este, em algumas ocasiões, apareceu na entrada da área do Leão e até mandou bola na trave. Era o aviso. Kelson fez o gol oito minutos depois. O Fortaleza não conseguiu jogar o que sabe. Noite infeliz de Raulen e Aldivan. O tricolor se mostrou confuso até o fim. A ligação, apenas com Rogerinho, ficou comprometida pela ausência de Simão. Mesmo assim, melhorou um pouco na fase final. Marco Aurélio tentou um time mais agudo, fazendo entrar Rodrigo Broa e Mezenga. Chuva, de cabeça, teve duas boas chances, mas a bola passou rente ao poste. O Criciúma, embora cedendo um pouco, trabalhou a vantagem. E aplicou o golpe fatal com o gol de Delmer (2 a 0). Vitória merecida.

Observações

Sem Ari, o Fortaleza perdeu força pela direita, onde ele trafega com desenvoltura. /// Raulen parece ter sentido o peso da missão. /// Ricardinho não me pareceu à vontade. /// O gol de Kelson nasceu de jogada ensaiada, com toque de Sílvio no primeiro pau. Leão desatento.

Destaques

Pelo primeiro tempo, o ala Carlos foi o melhor do jogo, seguindo de Alex Sandro e Adriano. Maurício, apesar de apontado como destaque do Criciúma, não esteve bem. O time catarinense foi mais feliz nas substituições: Delmer entrou e fez 2 a 0 na sua primeira participação.

Visitante

O Coritiba, adversário do Ceará esta noite, tem ótima campanha: 12 pontos, quatro vitórias, duas derrotas, nenhum empate. Marcou oito gols, sofreu cinco. Saldo de três. O time não tem grandes estrelas. O técnico é muito bom: Renê Simões.

De volta

O experiente meia Caíco, que se recuperou de séria contusão, está de volta ao time principal do Coritiba. Chega no exato momento em que Marlos se contundiu. Sorte de Renê, que não terá problemas nessa situação.

Campanha

O Coritiba, a exemplo do Ceará, ganhou dois jogos fora de casa: meteu 1 a 0 no Ituano em Itu e 2 a 1 no Clube do Remo em Belém. Mas perdeu três pontos em casa, na derrota para o São Caetano por 1 a 0.

Defesa

O Coritiba tem forte marcação. No atual certame, jamais tomou dois gols numa partida. Dado importante.

Zagueiro

A incrível e rápida recuperação de Erivelton foi o melhor que poderia acontecer para o Ceará. Com a segurança de Adilson no gol e a liderança de Erivelton na zaga, o sistema defensivo alvinegro tem tudo para se tornar uma barreira como deseja seu treinador.

Bate-volta

No Ceará, a turma da frente vai tentar segurar mais a bola para não sobrecarregar a defesa como vinha acontecendo. Marcelo Vilar fez treino específico. E espera que não haja o “bate-volta”, que levou Felipe ao desespero em jogos passados.

Notas & notas

Justa a outorga da medalha Ayrton Senna para o ex-jogador Pacoti, grande ídolo do futebol cearense e do Ferroviário. Ele merece. /// Agradeço ao desportista José Maria Soares, residente em Cascavel/CE, o material (até com fotos) que me mandou sobre minha participação na Copa da Alemanha. Obrigado mesmo.

Recuperação

Vavá, devidamente integrado aos treinos do Ceará, luta agora para recuperar o tempo pedido. Mas ninguém o devolverá o período de seis meses fora dos gramados, fora dos holofotes. Passou. Tudo bem. Mas que numa mais aconteça tamanha incompreensão para com um profissional.

Violência

Até quando, meu Deus, o Brasil terá de ver assassinatos motivados pela fútil rivalidade de torcidas? A morte do torcedor do Internacional Emerson Goulart, de 31 anos, vítima de agressões praticadas por torcedores gremistas, é mais uma prova de que a banalização da vida espalhou-se por toda parte. É lamentável.

"Eu tenho que dar uma resposta para mim e para os meus demais companheiros".
Caíco, agradecendo o apoio que recebeu no período de sua contusão
Meia do Coritiba