Festa total
Não poderia ter sido melhor a festa pelos 93 anos de existência do Ceará. Do evento, cedinho, em Porangabuçu, ao triunfo confirmado sobre a Portuguesa no final do dia, um saldo altamente positivo. A início da semana tinha sido de muita turbulência. Além da goleada aplicada pelo Vitória no sábado anterior, as confusões decorrentes de declarações de Vinícius e Aleluia. A vitória sobre a Portuguesa abafou os tormentos e gerou ambiente propício a que Marcelo Vilar faça as correções necessárias. Foi importante a pontuação máxima em São Paulo (seis pontos: três diante do Ituano e três diante da Lusa), mas a produção na fase final do jogo no Canindé revelou que o alvinegro ainda carece de melhor conexão quando decidir jogar retrancado. Conseguiu encaixar poucos contra-ataques, deixando a defesa sob pressão durante todo o segundo tempo. Valeu a vitória para acalmar os ânimos.
Dupla
Assim a Gazeta Esportiva de São Paulo elogiou a dupla do Ceará que definiu a vitória alvinegra sobre a Lusa: “Niel e Ciel: parece nome de dupla sertaneja, mas ambos ditaram o ritmo do vira-vira no Canindé ao marcarem os dois gols da vitória do Ceará sobre a Portuguesa”.
Em alta
Ciel está começando muito bem sua participação no Ceará. Diante do Vitória, mesmo com a derrota atípica, Ciel foi elogiado. Ali deu passe de classe que Márcio desperdiçou. Sábado, seu passe para Niel foi refinado, de alta categoria, além do belo gol, com estilo.
Trio
Fico imaginando quando Vanderlei se recuperar da contusão e tiver a oportunidade de formar com Ciel e Isac a movimentação que deu tantas alegrias ao Icasa. Foi lamentável Vanderlei se contundir no exato momento em que teria excelente chance na vitrine nacional.
Dose dupla
Hoje, Ceará x Fortaleza no Campeonato Cearense de Futsal; sexta-feira, Fortaleza x Ceará pela Série B nacional. Clássico maior em dose dupla para mexer com o torcedor. No Futsal, a TV Diário mostra hoje, ao vivo, às 21 horas, com exclusividade, direto do Ginásio Paulo Sarasate.
No futsal
Bom que o clássico Fortaleza x Ceará fosse domingo, no Castelão. Não tenho dúvida de que seria recorde de público na Série B nacional. Ainda assim, embora programado para sexta-feira próxima à noite (20h30min), quero crer que será o maior público da rodada, até pela motivação da vitória dos dois.
Leão prejudicado
Os jogadores do Santa reclamaram com razão do pênalti que, segundo o árbitro, Alan cometera. Na verdade, foi bola na mão. Não houve o pênalti. Até aí, tudo bem. Mas eles não viram o pênalti legítimo, cometido em Ricardinho, e que o árbitro Luís Gonzaga não marcou. O Fortaleza foi aí prejudicado.
Esclarecido
No Debate Bola, ontem à noite, pela TV Diário, Dacildo Mourão mostrou, em câmera lenta, o pênalti cometido em Ricardinho. Pênalti indiscutível. Os jogadores do Santa só viram o erro cometido contra eles, mas nada falaram do grave erro em que o árbitro prejudicou o Leão.
Ataque
Com a ausência de Rinaldo, ficou provado que o Fortaleza precisa, com urgência, definir goleadores. Na preparação de jogadas, com homens de movimentação, o time está bem servido, mas carece de mais eficiência nas conclusões.
Gols
Pena que o artilheiro Cleiton não tenha se estabelecido, quando mais o Fortaleza precisou. A vaga está aí, aberta. O Fortaleza, embora vice-líder, marcou apenas sete gols. O Vitória tem 12 gols, o Brasiliense fez 10 e o Marília marcou 11. O problema do Marília é a defesa, que sofreu 10.
Cearense no Pan
Que alegria ver a cearense Juliana confirmada no Pan 2007 ao lado da paraense Larissa. A classificação aconteceu sábado na vitória sobre Renata e Talita. Chance de ouro é boa. Juliana nasceu em Fortaleza no dia 22 de julho de 1983. A dupla é bicampeã do Circuito Mundial e do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.
"A vitória foi importante, mas o Ceará precisa melhorar muito".
Marcelo Vilar, após ganhar da Portuguesa no Canindé, Técnico do Ceará