Bicicleta
Taí o Santa Cruz. Vem de dois bons resultados (3 a 0 no Barueri e 4 a 1 no CRB). Tem perfil de time ofensivo. Mas sofreu baixa significativa: o bom atacante Marcelo Ramos fora. Carlinhos Paraíba e Thiago Almeida treinaram para entrar. Um será o escolhido. Thiago é formado nas categorias de base do Arruda. O técnico Charles Muniz estuda a melhor formação para jogo fora de casa. Portanto, embora não queira alterar a vocação ofensiva, sabe que terá de ser cauteloso contra o Leão. No tricolor cearense, Marco Aurélio também padece o mesmo problema: seu melhor atacante, Rinaldo, está fora. Problemas semelhantes, soluções diferentes. Aurélio examinou a movimentação Rogerinho e Ricardinho. Desta vez terá na meia o ótimo Simão, que vem subindo de conceito, haja vista produção sempre crescente. Dude, no ponto de espera. Jogo muito difícil. Presença da torcida do Fortaleza será fundamental.
Três volantes
Nem sempre a escalação de três volantes significa esquema fechado, retrancado. Não raro, a presença de muitos homens de meia-cancha, dependendo da rotatividade deles, pode na prática produzir um time mais ofensivo do que na teoria se possa esperar.
Esquema
Gosto de lembrar o ex-técnico César Morais, o Guri, defensor intransigente do 4-3-3, do qual também sou adepto. Mas modelo inicial se altera na medidas em que as circunstâncias exigem. Pode ser que Rogerinho e Ricardinho surpreendam positivamente, já pela mobilidade.
Alçapão
A matéria ontem publicada aqui no Diário do Nordeste, sobre a importância do PV como alçapão na trajetória do Fortaleza tem sua razão de ser. Os números são irrefutáveis. No estadinho da Gentilândia o Leão edificou suas boas participações nos certames nacionais. E agora não deve ser diferente. Questão de estratégia.
Mensagem
De Lauro Chaves Neto: “Não tenho dúvida de que o Bruno Mezenga vai fazer todos esses que reclamam de sua contratação morderem a língua, pois será um dos artilheiros da Série B”. Lauro cita comentário do site do Flamengo cujo trecho está no tópicos seguintes.
Comentário
Diz o site do Mengo: “Bruno Mezenga vai para o Fortaleza, por empréstimo, até o final do ano. O atacante, de 18 anos, tem 12 jogos pelo time profissional. No último Campeonato Carioca de juniores, Mezenga foi o artilheiro da equipe com 13 gols em 14 jogos”. Continua a seguir.
Comentário II
“De todos os que disponibilizamos, acho que o único que fará falta é o Mezenga… Ele é muito bom de bola. Mas com certeza esse período lá no Fortaleza servirá para ele amadurecer um pouco mais e, quando retornar, dar show... Além de ter jogado em todas as seleções brasileiras de base”.
Reação
Sou admirador do Marcelo Vilar desde seu início como treinador. Ultimamente noto um comportamento que não é bem da personalidade dele: irritadiço e indiferente aos repórteres, dependendo do resultado do jogo. Prefiro entender isso como reação passageira. Quero crer que já amanhã Marcelo estará outra vez simples como sempre foi.
Referência
Isac terá sua chance no Ceará. Há alguns anos, nestas andanças do Dacildo Mourão pelo futebol da segunda divisão cearense, ele fazia boas referências ao futebol do Isac. Estava certo.
Oportunidade
Isac terá a oportunidade de mostrar no Ceará a desenvoltura que sempre revelou nos clubes por onde passou. Melhor com a presença do parceiro Ciel, que fez boa estréia pelo Vozão. Todos esperam na vida uma grande chance para se estabelecer. A de Isac chegou. Agora é com ele.
Público
O Estado do Ceará tem dado ao País excepcional presença de público. Mas creio que o maior público deste fim de semana será Sport x Flamengo na Ilha do Recife em Recife. O Flamengo é dono da maior torcida do Brasil e, em algumas cidades do Nordeste, supera até mesmo os times locais, fato que considero provincianismo puro.
"Vamos tomar nossas precauções, mas o time não vai deixar o ímpeto e a ousadia de lado".
Charles Muniz
Técnico do Santa Cruz