Matéria-436509

Contratos

Os clubes de futebol devem ter mais cautela na elaboração dos contratos com seus jogadores. Estes, igualmente, devem pedir orientação segura de advogados especialistas. Isso evitaria desagradáveis situações. O clube tem o direito de cobrar do atleta prestação de serviço correspondente aos valores pagos. Quem usa de “corpo mole” não faz jus ao salário integral. Não pode a preguiça ser premiada. Já no caso de comprovada contusão, aí sim o atleta merece receber o salário completo, pois não tem culpa de ter padecido a lesão. Quanto aos atletas, muita atenção não apenas no tocante ao tempo de duração do contrato senão em todas as cláusulas. Não raro, há atleta surpreendido com detalhes que jamais imaginavam constar no documento por ele assinado. Por falta de observações, há cobranças assombrosas na justiça. E, muitas vezes, o clube é levado a pagar valores por serviço nunca prestado pelo atleta.

Confiança

Encontrei-me com os pais do atacante Cleiton, do Fortaleza. Eles me falaram que o jovem atleta tem procurado superar as dificuldades. Reconhecem que, a princípio, Cleiton sentiu a pressão. Já agora, porém, ele se mostra mais confiante na retomada de seu bom futebol.

Contratação

A propósito, certas parcerias com clubes do Sul/Sudeste exigem cuidado por parte dos cearenses. Nem sempre as parcerias são equilibradas, com vantagens para os dois lados. Sei muito bem como os nordestinos são olhados e tratados na hora da divisão do bolo.

Vantagem

No momento, o Fortaleza obteve êxito com a vinda do goleiro Getúlio Vargas, cedido pelo Flamengo. O jovem transformou-se em ídolo da torcida. O Flamengo também tem a vantagem de ver um rápido amadurecimento profissional de seu jogador. E terá proveito maior ainda no caso de uma transação.

Justificação

Tomando-se por exemplo Getúlio Vagas, justifica uma parceria. Outras há em que cedidos são apenas jogadores que não estão correspondendo no clube de origem. Aí não haverá proveito nenhum para o time que, nessas circunstâncias, vier a receber alguns atletas. Daí a advertência ora feita.

Catracas

Ceará antecipa comemorações dos 93 anos de existência (02 de junho) e contempla seus sócios-torcedores com acesso aos estádios mediante catracas eletrônicas via sistema biométrico (leitura da impressão digital). Basta o torcedor se cadastrar no sistema para obter automáticos benefícios.

Moderno

O sistema biométrico é um dos mais modernos do País. O Ceará, através desse sistema, proporciona aos seus torcedores facilidade, conforto e segurança. Desde que cadastrado, o sócio-torcedor nem precisará mais se deslocar a Porangabuçu para receber o ingresso a que terá direito. De parabéns o departamento de marketing do clube.

Terreno

Quando é mesmo que os dirigentes e conselheiros alvinegros se articularão, no sentido de levarem a cabo a idéia de um CT moderno? O terreno está disponível em Maracanaú, nas mesmas dimensões do que foi cedido ao Fortaleza, segundo disse o prefeito Roberto Pessoa.

Artilheiro

Índio, cearense, ídolo do Vitória. Ele atuou aqui sem jamais ser lembrado por Ceará e Fortaleza. Esteve no Maranguape, Uniclinic e Ferroviário. Enquanto isso, o Fortaleza por aí a procura de um centroavante.

Pontaria

Perder gols como o Fortaleza perdeu em Campinas só se admite como exceção, ou seja, numa noite de pouca inspiração. Jamais poderá repetir índice tão elevado de conclusões erradas. Se assim for, poderá comprometer todo o empenho do técnico Marco Aurélio. Correção, já!

Promoção

Meus cumprimentos ao diretor geral de futebol da Federação Cearense, Paulo Pimentel, que foi promovido ao posto de coronel da Polícia Militar do Ceará. Oficial exemplar, desportista dedicado. Importante tem sido a sua contribuição para o êxito da atual gestão, que tem na presidência Mário Degésio Cavalcante.

"Um time desse na Série B... Pode guardar uma vaga para ele na Séria A 2008".
Ivan Bezerra, sobre o Brasiliense
Jornalista