Matéria-433281

Alerta

Nem tempo para respirar. Ceará chegou domingo e já hoje estará em campo. Mudança do dia do jogo realmente prejudicou o alvinegro. Razão tem a diretoria do clube que chiou contra a alteração. Mas, já que tem que encarar, o jeito é ir à luta. Conversei com Warlley, autor do gol da vitória em São Paulo. Ele se mostrou muito otimista. Explicou como Marcelo Vilar fez as modificações no segundo tempo diante do Ituano e como o grupo reagiu na hora da adversidade. Toda a experiência inicial foi importante. Agora o time enfrenta o Criciúma. É difícil falar sobre o adversário alvinegro. Há muito não vejo jogar o time de Santa Catarina. Mas não pode passar sem atenção sua auspiciosa estréia, quando ganhou do ótimo São Caetano, vice-campeão paulista. Às vezes, a primeira rodada de uma competição leva a equívocos por seus resultados aparentes. Mas, nas circunstâncias atuais, serve como sinal de alerta.

Goleador

Clodoaldo, do Criciúma, ganhou espaço pela marcação dos três gols no São Caetano. Muitos cronistas do Sul e Sudeste fizeram referência como se fosse o Clodô cearense. Só depois foram advertidos de que se tratava de outro Clodoaldo. Cuidado com ele, Vozão.

Diferença

Paulinho Rodrigues, plantonista da Verdinha, fez boas referências ao Clodoaldo do Criciúma. Disse que ele esteve bem quando atuou no Pará. Está com 28 anos de idade e, no momento, experimenta boa fase. Segundo consta, esse Clodoaldo é muito disciplinado.

Torcida

Não tenho dúvida de que o público de hoje superará as expectativas da diretoria alvinegra. A vitória fora de casa sobre o Ituano, na estréia, mexeu com a galera alviengra. Pude observar a reação positiva no Debate Bola, domingo à noite.

Público

De Lauro Chaves Neto: “O futebol cearense iniciou muito bem a série B. Seria fantástico os 2 na série A! Estranho a crítica de alguns à presença de público na vitória do Fortaleza na sexta-feira”.

Público II

“A torcida vem de 3 domingos seguidos de jogos no Castelão com públicos de 33.000 contra o Itapipoca e 33.000 e 56.000 contra o Icasa. Para quem ganha até 2 salários mínimos (maior parte dos nossos trabalhadores), não existe bolso que agüente. Dos 10 jogos da rodada inaugural da série B, o do Castelão só perdeu para o jogo do Vitória que, realizado sábado à tarde, levou 11.000 torcedores”, disse Lauro.

Em dia

Fernando Morais mostrou na TV Diário a saúde financeira do Fortaleza, que não tem dívidas. É um time que tem uma imagem muito respeitada lá fora, haja vista a seriedade com que trata esta questão. Jogadores e técnicos que por aqui passaram são os que mais propagam a favorável situação do tricolor.

Técnico

Artur Ribeiro do Carmo continua cuidando das bases corais. Como o time está sem programação oficial, nada mudará. Se conseguir vaga na Série C, Paulo Vágner tomará decisões adequadas.

Muito bom

A segunda divisão cearense teve início com ótima participação do público em Horizonte, como mostraram as imagens da TV Diário. E há também a presença de muitos jogadores bons como, por exemplo, os goleiros Eufrásio e Jefferson, e o meio-campista Júnior Cearense. A TV Diário está cobrindo o evento ao vivo.

Pesar

Faleceu Alísio, ponta-esquerda, campeão cearense em 1969 pelo Fortaleza. Em 1970, novamente campeão cearense, desta feita pelo Ferroviário. Bom jogador. Depois que deixou o futebol, nunca mais o vi. Narrei muitos jogos em que Alísio brilhou. Pêsames à família.

É festa!

João Havellange completou 91 anos de idade. Ex-presidente da CBD e da FIFA. Como nadador representou o Brasil na Olimpíada de 1936 (Berlim) e, no time de Polo Aquático, na Olimpíada de Helsique (1952). No futebol, foi zagueiro do Fluminense/RJ, sendo campeão juvenil em 1932. Recebe os parabéns de Airton Fontenele.

"Poucos times no Brasil têm a liquidez ora apresentada pelo Fortaleza".
Fernando Morais
Sobre a boa situação financeira tricolor