Proveito das lições
A Série B tem sido, ao logo dos anos, um tormento na vida do Ceará. A torcida espera que agora, em 2007, tudo seja diferente. Lições o Vozão tem de sobra. Se quiser, saberá evitar os vexames passados. O pior momento já vivido pelo alvinegro não foi em 2006, quando a ameaça de rebaixamento o rondou durante boa parte das disputas. No meu entendimento, o pior momento aconteceu mesmo há alguns anos, quando, na última partida, diante da Tuna Luso, em pleno PV, o Ceará escapou milagrosamente. Por mais paradoxal e reprovável que pareça, o técnico Arnaldo Lira mudou a história do jogo ao atracar-se com o árbitro pernambucano, Valdomiro Matias. Criou ali ambiente favorável a uma retomada espetacular, haja vista o impulso da torcida. Não quero acreditar que novamente haja tamanho sufoco ou que o Ceará tropece outra vez na mesma pedra. Será inaceitável se isso acontecer.
Milagreiro
Se Lira salvou o Ceará há alguns anos, no ano passado quem salvou o Vozão foi Dimas Filgueiras. Ele obrou verdadeiro milagre. Pegou o time na pior e o recuperou. Dimas substituiu Luís Carlos Cruz que, diante dos insucesso, afirmou que não era milagreiro. Dimas foi.
Ao vivo
A TV Diário mostra hoje, a partir de 16h20min, ao vivo, Horizonte x São Benedito, direto do Estádio Clenilsão. Faz parte da rodada de abertura da 2ª Divisão cearense 2007, que terá total cobertura do Canal 22. Complementa a rodada o jogo Caucaia x Tiradentes.
Pontuação
O leitor Wander Barros faz observação interessante. Dos sete primeiros jogos do Ceará na Série B, cinco serão disputados em casa. Se cumprir sua obrigação aqui, ou seja, com vitórias, o alvinegro conseguirá 15 pontos, independente dos resultados contra Ituano e Portuguesa.
Observação
Boa a analise do leitor, mas é cabe não esquecer que, nestes sete jogos, há um clássico diante do Fortaleza. Exatamente aí a situação tem de ser examinada de forma especial, pois não é jogo de uma torcida só. Pelo contrário, clássico nivela, além da presença das duas maiores torcidas do estado.
Gravação
Recebi muitas mensagens de torcedores do Fortaleza que querem gravar o compacto de quatro minutos no qual narrei o gol, lances e fatos do título do Leão 2007. Eles estavam nas comemorações, e não puderam gravar. Tudo bem. Repetirei a matéria no terceiro bloco do Debate Bola de amanhã, domingo, às 22 horas, na TV Diário
É bom
A contratação de Marcinho pelo Fortaleza foi mais que oportuna. Campeonato longo exige elenco. Vejam só, com Marcinho no grupo, qualquer impossibilidade de Dude jogar já terá um substituto de condições semelhantes. Além disso, Marcinho experimenta ótima fase. Não terá essa de esperar 15 dias para entrar em forma.
Aconchego
A vinda de Erivelton para o Ceará foi ótima para ambos. Para o alvinegro porque se trata se um zagueiro muito eficiente. Para Erivelton porque sua família é daqui e nada melhor do que o aconchego familiar.
Homenagens
O aniversário do Ferroviário (74 anos) aconteceu no dia 09 passado, mas as comemorações serão hoje na Barra do Ceará. Às 07h30min, missa em ação de graças. Depois, café da manhã. À tarde, jogo amistoso e homenagens a Aderson Maia, Valdemar Caracas, TV Diário e Diário do Nordeste.
Intermunicipal
Êxito completo na solenidade de lançamento do 34° Intermunicipal de Futebol, a mais tradicional competição envolvendo seleções do interior. Promoção da invicta Apcdec. Estima-se que 30 seleções participarão do evento. Informações pelo telefone 3283.4848.
Explicação
Não comento jogos noturnos, pois o horário de fechamento da coluna acontece antes de o jogo terminar. Mas a completa análise da partida consta no primeiro caderno, “Última Hora”, onde o leitor encontra todas as informações a respeito do jogo. Cuido de fazer uma apreciação posterior sobre os desdobramentos.
"O Fortaleza não vai brigar para subir, mas sim para ser campeão da Série B".
Sérgio Papelim
Departamento de futebol tricolor