Superação
A estabilidade emocional do Icasa novamente à prova. Contra o Ceará, no Romeirão, sofreu três golpes consecutivos: a) perdeu Daniel Sobralense pouco antes do jogo; b) levou o gol do Ceará logo aos quatro minutos; c) por volta dos 10 minutos, Maurílio perdeu pênalti em bela defesa do goleiro alvinegro, Adilson. Tudo conduzia à impressão de que o Icasa estava num daqueles dias em que nada daria certo. Pensei que o Verdão, psicologicamente abalado, não se recuperaria. Recuperou-se. Empatou e ganhou a vaga. Agora, padece duro golpe: seu goleiro Claudevan, um dos melhores do campeonato, está fora. Ele foi peça fundamental no esquema defensivo, pois sempre transmitiu muita tranqüilidade aos companheiros. O reserva, Fernando, é chamado para o último jogo do certame. Missão delicada. Só no transcorrer do jogo será possível avaliar as conseqüências de uma substituição assim. Mais uma vez, teste de superação.
Motivação
Fernando, substituto de Claudevan, lutará contra a normal tensão que toma conta de atletas chamados às pressas para missão assim. A seu favor, a defesa de pênalti batido pelo artilheiro Carlos Alberto. Se a decisão for nos pênaltis, terá um motivo para confiar mais.
Sem pressão
Adriano Chuva marcou o gol que levou o Fortaleza à fase final. Foi na prorrogação do jogo contra o Itapipoca que Adriano desencabulou. Depois desse jogo, conversando comigo no Debate Bola, ele se disse aliviado, pois era insuportável a pressão da torcida que dele cobrava gols. Admitiu que há gols que chegam na hora certa. Agora, psicologicamente bem, ele está pronto para a decisão, domingo.
Artilheiro
Numa entrevista também pela (TV Diário, Rinaldo deixou muito claro que seu objetivo principal é ser campeão cearense. E, como segundo objetivo, ser der, gostaria de ser artilheiro do campeonato. Mas não forçará a barra para isso. Deixará tudo acontecer espontaneamente.
Isolado
De certa forma, procede a posição assumida por Rinaldo. O mais importante para o currículo de um atleta é ser campeão. Se puder juntar as duas coisas, ótimo. Ser campeão e artilheiro é sucesso em dose dupla. Nesse caso, Rinaldo terá duas situações. Se fizer um gol, dividirá a artilharia com Carlos Alberto (ex-Maranguape). Se fizer dois gols, será artilheiro isolado.
Dupla
Na votação da Seleção do Campeonato Cearense 2007, com certeza a dupla Rinaldo (Fortaleza) e Carlos Alberto (ex-Maranguape) receberá consistente apoio tanto na manifestação dos cronistas quanto na preferência popular. Carlos Alberto marcou 14 gols. Rinaldo marcou 13 gols e ainda terá mais um jogo domingo. Pode haver dupla de ataque melhor? Claro que não.
Avaliação
Na rescisão de jogadores, é preciso correta avaliação. Em conta, mais do que nunca, o custo/benefício. Por exemplo: o que o clube pagou na temporada e o que em campo recebeu da produção do atleta. Há jogador que tem é que devolver dinheiro ao Ceará.
Sensatez
Cada vez mais atualizado o ex-comentarista, líder de audiência até o início da década de 60, Afrânio Peixoto. Recentemente, dele usei trechos de um artigo aqui publicado. Afrânio analisa o futebol cearense com muita propriedade, a partir das estruturas dos principais clubes. E elabora caminhos que poderiam abrir as portas para um futuro melhor. Opiniões sensatas assim devem sempre ser ouvidas.
Produção
O ala Marcelo cumpre papel tático importante no Icasa. Narrei jogos em que, não raro, ele aparecia pela meia-direita, às vezes numa diagonal. E, mais que isso: assinalando gols. Um deles, por sinal, escolhido o mais bonito da rodada. Marcelo, “Romarinho da Barra”, é um dos trunfos do Icasa para a decisão, domingo.
Recordando
O colaborador Elcias Ferreira me mandou mais uma coleção de fotos antigas. Cópias fiéis, claro, de seu acervo particular. Estou selecionando as que publicarei, pois algumas não estão com os grupos identificados. Há fotos do Calouros do Ar do tempo em que Gildo (maior ídolo do Ceará) e Mesquita (lateral-direito, ídolo do Fortaleza) atuaram no time de Aerolândia. Há fotos do Fortaleza em que aparecem Alexandre, Lulinha, Marciano, Danilo Baratinha, Dudé e Ronner. A maior parte da coleção é de fotos do Ceará, pois Elcias é torcedor do alvinegro. São peças raras, muito raras.
"Os grandes clubes europeus estão cada vez mais atentos ao mercado chinês".
José Inácio Werneck, colunista da Gazeta Esportiva.Net
Sobre a evolução do futebol na China