Matéria-427857

Depredação

Qual o motivo que leva o torcedor a quebrar os ônibus na volta do futebol? Não sei. Não creio seja torcedor senão vândalo fantasiado de torcedor. De qualquer forma, estão aí os exemplos negativos em todos os clássicos e decisões. No jogo passado, 36 ônibus foram depredados. Não consigo entender isso. Certa feita, num clássico Fortaleza x Ceará, cheguei ao Castelão, às 14 horas. E já flagrei torcedores quebrando ônibus. O motorista e o trocador correram apavorados. Por isso mesmo, trocadores e motoristas não querem mais trabalhar nas linhas que servem ao grande estádio. Temem violência e acham que estão pondo em risco a própria vida. Um sinal de pânico é natural. Grupos entram no ônibus e se negam a pagar passagem. O trocador não pode reagir. Nesse clima de terror, como trabalhar? Mais uma vez, o esquema está montado contra a depredação. Quero ver o resultado segunda-feira.

Proteção

Os motoristas pedem providências, pois se sentem ameaçados na condução dos ônibus que levam ao Castelão. O sindicato da categoria também cobra das autoridades proteção aos seus associados. Motoristas e trocadores entram em pânico sob as ordens do vândalos.

Experiência

Chiquinho, lateral-direito do Icasa, tem bagagem. Pelo próprio Fortaleza ganhou títulos e disputou a Série A do Campeonato Brasileiro. Também teve destacada passagem pelo Vasco da Gama, onde várias vezes foi apontado pela crônica esportiva carioca como destaque da rodada. Será de grande valia sua experiência nesta decisão com o Fortaleza.

Elogio

No Debate Bola de domingo passado, o técnico do Fortaleza, Paulo Bonamigo, fez boas referências ao lateral-direito Raulen, que estava realizando ótimo trabalho nos treinos. Agora, Raulen tem grande oportunidade. Sabe lá o que é entrar logo numa das partidas finais. No mais, Ígor é muito bom. Tem perfil de jogador de decisão e de definição.

Advertência

Outro que foi elogiado por Bonamigo foi o meia Ígor. Na verdade, Ígor voltou muito bem. Mostrou-se integrado ao clima do jogo, participativo. Gosto muito do ìgor, mas faço uma observação para reflexão dele. Ígor deu um carrinho perigoso, perfeitamente evitável. Colocou em risco a integridade física do adversário, além de também se expor. É bom não esquecer que Ígor vem de grave contusão.

Contratações

Nomes anunciados pelo Ceará. Nada tenho a comentar. Espero que correspondam, pois as anteriores contratações alvinegras não empolgaram. Pelo contrário, houve frustração, haja vista a eliminação do alvingro, que ficou fora das finais.

Empresários

De Adriano (adrianoadias@yahoo.com.br): “Concordo em parte quanto ao caso Vavá. Há jogador que assina procurações para empresários que só pensam em ganhar dinheiro. Não estão aí para o clube nem para o jogador. Na primeira chance, negociam o atleta, quando o clube mais precisa´.

Despesas

De Antonio Erlon Pereira Leitão (erlonleitao@bol.com.br) de Juazeiro do Norte: “Seria melhor reverter para pagamento de uma boa gratificação pelo título estadual esses gastos que o Icasa está fazendo´.

Torcedor diferente

Cícero Everardo é torcedor incomum. Nasceu em Juazeiro, chama-se Cícero (devoção de sua mão ao Pe. Cícero) e torce pelo Icasa. Mas como reside em Fortaleza é apaixonado pelo Leão. “Já sou campeão´, diz.

Saudade

Belo sorriso do saudoso e querido piloto desportivo e piloto privado Maurocélio Pontes. Hoje, missas de 7° dia por sua alma. Em Fortaleza, 19h30min, na Igreja de N.S. de Lourdes, nas Dunas. Já em Sobral, será hoje, às 19 horas, na Igreja da Sé. Familiares e amigos em oração por quem deixou como legado a alegria de viver.

Infelizmente, a possibilidade de estádios não ficarem prontos é muito grande´.
Pelé, Sobre as obras do Pan no Rio