Coisas de treinador
Bom amigo. Bonamigo. O Paulo. Dúvidas? Todos têm. Até mesmo o torcedor mais esperto se enrola quando chamado a definir. Fácil criticar. Mais ainda nos microfones, tvs e jornais. Quero ver em campo, no pau, na hora da luta. Bonamigo escuta as críticas. Não é bobo. Foi jogador dos bons. O bom cabrito não berra. Espera o momento da verdade. Responsabilidade dele. Costumo dizer que só o treinador sabe o dia-a-dia dos atletas. Portanto, quem está no ponto e quem não está. Mas, às vezes, treinador também se engana. Não custa nada ver se a crônica tem ou não razão nas observações que faz. Marcelo Vilar e Aleluia. Aleluia é canto de alegria, de louvor. Marcelo abrirá mão de Aleluia? Só nos treinos. Jogador de decisão se impõe. E o treinador sabe que, no instante do pega, há os que estão talhados para a missão. Aleluia é um deles. No ano passado Aleluia quase foi mandado embora. Ficou. E aí está. Na área.
Coisa de torcedor
O Neno Cavalcante comentou comigo a opinião de torcedores do Ceará. Um deles dizia da importância de Clodoaldo em jogos decisivos, mesmo que por apenas 15 minutos, ainda que com um “celular”. O torcedor tinha por base os dois anos anteriores, onde Clodô decidiu.
Polêmica
O assunto Clodoaldo é polêmico. Sem a mínima condição física, teria ele condição de decidir alguma coisa? Há os que pensam que sim e os que pensam que não. Aí acontecem lembranças de antigamente, quando craques vindos dos bordéis eram perdoados na hora da decisão.
Outro tempo
Agora o futebol mudou. Jogadores que vêm dos bordéis (ou farras) não andam em campo porque mortos no calção diante dos atletas detentores de bom preparo físico. Aí não ganham uma dividida e esbarram no solo no primeiro empurrão.
Formação
Um alguém, bem de dentro do clube, disse-me que Ceará iniciará assim: Adilson, Niel, Cauê, Léo Bonfim e Maurício; Petrolina, Faeco, Michel e Mazinho Lima; Daniel e Márcio Carioca. Só assim não será, se Marcelo Vilar tirar novas conclusões.
Ao vivo
Hoje, no programa do Belmino (A Grande Jogada, às 11 horas, pela TV Diário), a presença de Paulo Bonamigo. Explicará, dentro de suas conveniências, as posições que vem assumindo no Fortaleza. Com certeza já sabe que será questionado sobre a ausência de Cleiton. E terá, então, a oportunidade de acabar de vez com qualquer especulação a respeito do assunto. É conversando que todos se entendem.
Confiança
Flávio Araújo mostra-se muito confiante na conquista da vaga pelo Icasa. Mas jamais admitiu o “já ganhou”, pois sabe o que é disputar uma decisão com time grande como Ceará. Afinal, Flávio jogou no alvinegro e conhece os percalços.
Resposta
Ontem, o colaborador Mauro Amaral comentou que, após o campeonato, os times do interior dispensam seus elencos e tudo volta a ficar como antes. O Leitor Antonio Erlon, de Juazeiro do Norte, não gostou da crítica. A resposta dele está no tópico a seguir.
Mensagem
De Antonio Erlon Pereira (erlonleitao@bol.com.br): “Engraçado o comentário do colaborador Mauro Amaral. Ele esqueceu que Ceará e Fortaleza fazem pior. Contratam times completos e logo após dispensam todos. Amigos, fiquem tranqüilos. Contra tudo e todos vamos ser campeões. Já diz a música: ´O sertão vai virar Mar´.
Bote
De forma discreta, o Itapipoca cumpre programação. A partir da declaração do presidente Eudi Assunção, a maioria acha que o Fortaleza é o favorito. Mas pode ser tática de franco atirador: estimula o time grande, enche o moral do adversário, visando a dar o bote na hora certa.
I Encontro
Para comemorar os 35 anos do Curso de Engenharia Civil da Unifor, será realizado o I Encontro dos ex-alunos. Está sendo programada uma feijoada para o dia 05 de maio. A coordenação é do professor Wandemberg Tavares Júnior. Os interessados podem entrar em contato através do telefone 3477.3182.
"Reconheço que não estou numa boa fase. Mas todos sabem o que posso fazer pelo Ceará".
Reinaldo Aleluia
Atacante do Ceará