Matéria-425479

Tradição

Recebi artigo escrito pelo querido Afrânio Peixoto, um dos mais brilhantes comentaristas esportivos da velha-guarda. O texto cita a importância do crescimento do futebol do interior, mas adverte que Fortaleza e Ceará sempre deverão ser alvo de reverência. Diz ele: “Mérito indiscutível para os clubes interioranos, sem dúvida. Realizaram belas campanhas e por isso estão na disputa. O que não nos parece justo é o calor dos cronistas-torcedores que, querendo ressaltar o feito dos interioranos, procuram desmerecer Fortaleza e Ceará, forças maiores do nosso futebol. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Icasa e Itapipoca fizeram por onde merecer a posição alcançada ao final do campeonato. Conquistaram direitos líquidos e certos. Sejam eles respeitados até o fim. O que não podemos esquecer é que Ceará e Fortaleza merecem mais respeito de todos nós. Os dois representam a força viva do futebol cearense. Ontem, hoje e amanhã!´

Pujança

É importante a evolução do futebol do interior, pois representa inesgotável celeiro de jovens valores. Aí estão atletas de futuro que Itapipoca, Maranguape Icasa, Quixadá, Itapajé e Guarani mostraram. Convém estimular competições entre cidades no segundo semestre.

Retorno

O Ceará sentiu muito a ausência de Mazinho Lima no primeiro jogo diante do Icasa. Seu retorno poderá garantir o ritmo que o técnico Marcelo Vilar quer aplicar no alvinegro. Quando em dia inspirado, Mazinho é capaz de desequilibrar qualquer partida, embora às vezes também fique meio travado. Com ele, Marcelo acredita poder dominar o setor.

Natural

Encaro como compreensível o questionamento sobre a ausência de Cleiton pelo menos no banco do Fortaleza. Só há uma maneira de o torcedor e a crônica esquecerem o assunto: o ataque tricolor assinalar gols com Adriano Chuva ou Rinaldo. Enquanto isso não acontecer, haverá o natural questionamento. E o técnico Paulo Bonamigo, experiente como é, sabe disso.

Estádio

Os dirigentes do Icasa pretendem construir um estádio para os treinamentos do clube. Ótimo. Mas, paralelamente, a Prefeitura de Juazeiro poderia pensar numa ampliação do Romeirão. Há ótimo espaço para isso. Um setor com arquibancada coberta, adaptado para vários fins. A tendência do futebol de Juazeiro é crescer ainda mais. Logo...

Arbitragem

Depois que o árbitro cearense, Marco Antonio Sampaio, deu uma baile no jogo Itapipoca 0 x 0 Fortaleza, inclusive se saindo muito melhor que o Fifa, Eugênio Simon, ficou a cruel dúvida sobre se vale a pena trazer árbitro de fora. Pelo sim, pelo não, cada um fique à vontade para escolher o que melhor lhe parecer, sem direito de reclamar depois. Nunca houve tanta flexibilização.

Advogados

Com uma campanha impecável (invicto), o Clube do Advogado se classificou para a final do Campeonato Cearense de Basquetebol adulto masculino, que terá início neste sábado com uma série melhor de três. Enfrentará na decisão o jovem time do Círculo Militar. Todos os detalhes no site (www.acob.esp.br).

Circunstâncias

Do ex-atleta e hoje professor Lídio Neto: “Dos quatros técnicos que estão na fase semifinal do Campeonato Cearense, dois deles têm curso do CREF-5 (Conselho Regional de Educação Física) e os três são filiados à Agap/CE. Esse curso foi realizado pela Agap/CE´. Que bom saber da importância da Agap na vida desses treinadores.

Embaixadas

A bonita Gabriela de Castro completa hoje 15 anos de idade. Este ano, ela bateu novo recorde de embaixadas: 7.368. Na foto, sua intimidade com a bola e troféus. Agora enveredou também pela música. Toca teclado e violão e já compôs três músicas. Menina-moça de muito talento. Tem tudo para um futuro brilhante.

"Os times do interior estão chegando às finais, sim. Mas logo desfeitos e jogadores vendidos"
Mauro Amaral, Colaborador (advertindo o que acontece após o campeonato)