Exceção
Não levo em conta o futebol que o Fortaleza apresentou em Itapipoca, pois a situação do gramado não permitia coisa melhor. Pelos mesmo motivo, até o próprio Itapipoca, que conhece seus domínios, igualmente não rendeu bem. Cleiton não deve se impressionar com a incrível chance que perdeu. A bola pediu para entrar no gol. Mas Cleiton fez como levantador de vôlei, que alça a bola para o companheiro mandar por cima da rede. Algo assim inacreditável. Nada, porém, capaz de mexer com o líder Leão que Paulo Bonamigo está ajustando. Viram como o Jean entrou bem? Mais uma opção para o jogo com o Atlético de Goiânia. Aliás, o Atlético é tão líder lá como o Fortaleza cá. Meteu 3 a 0 no Anapolina, sendo um dos gols feito pelo cearense Rômulo. Já ao Itapipoca, é hora de reagir. A produção tem oscilado. E há três jogos o time não ganha. E mais: dois desses jogos em pleno Perilo Teixeira.
No ataque
O técnico Nei Elói, com seu estilo bonachão, conseguiu dar ao Itapajé sua primeira vitória no atual certame. Na dele, tranqüilo, resumiu sua meta: “Para nós há outra opção. O time terá que jogar no ataque sempre. E ganhar do Ferroviário, do Itapipoca, do Ceará e do Uniclinic”.
Artilheiro
Carlos Alberto, do Maranguape, assumiu a liderança isolada do Campeonato Cearense. Marcou 12 gols. Numa equipe modesta, que passou por vários problemas e ainda segue sob risco de rebaixamento, Carlos tem feito a parte que lhe cabe. E olhe que não tem à sua disposição o potencial das grandes equipes que municiam seus concorrentes mais diretos. Um nome para ser olhado com muita atenção.
No Bahia
A propósito de artilheiro, Moré, que o Ceará dispensou, continua mostrando suas qualidades no Bahia. Lembrei da frase que o Gomes Farias dizia em tom de brincadeira: “Quem tem Moré não precisa de Pelé”. Deixando de lado a brincadeira, por certo um Moré aqui resolveria o problema do Ceará, sim. Santo de casa aqui sofre, amigo.
Goleirão
Parabéns ao Samuel, goleiro do Itapajé, pelas grandes defesas que fez no jogo de sábado diante do Quixadá. Em duas delas, demonstrou estar no nível de Adilson, Getúlio e Jefferson, que, igualmente, andam praticando defesas monumentais. Pelo menos no jogo de sábado, Samuel nada ficou a dever aos grandes goleiros do futebol cearense.
Mais bonito
Equipe do Debate Bola (TV Diário) escolheu o gol de Joãozinho, do Quixadá, como o mais bonito da 14ª rodada. Foi uma bomba, de fora da área, no ângulo esquerdo do goleiro Samuel, do Itapajé. Golaço mesmo.
Erros
Revi o vídeo de Ferrão x Ceará. Moita errou, pois o gol de Daniel originou-se de falta alvinegra num atacante coral. E a falta em Aleluia, que pensei fora da área, foi pênalti. Razão teve o Sérgio Alves que chiou. Moita também marcou impedimento inexistente de Sérgio. Dacildo deu nota três ao Moita.
Esperança
Quase ninguém acredita que o Ceará ganhará a vaga do Botafogo em pleno Maracanã. Mas, no íntimo da alma, ainda conserva uma pontinha de esperança.
Interior
“Que bela transmissão da TV Diário, mostrando o autêntico futebol do interior, com oito gols (Itapajé 5 x 3 Quixadá). O cenário de Itapajé com serras próximas. Tudo verde. Casas com alpendres. Hora de uma trégua nos clássicos internacionais”. Recado de Airton Fontenele. Agradeço.
Fase
Que beleza ver Wendell, do Ceará, retomar seu belíssimo futebol. Mesmo na derrota para o Botafogo, ele já fora um dos melhores. E, no clássico diante do Ferroviário, foi escolhido o melhor de todos. Atravessa fase excelente. E mais: deixou de lado até sua inclinação para a violência. Está jogando fino, na bola mesmo.
Recordando
Ferroviário dos velhos tempos. O da Dona Filó na década de 50. O da dupla de zagueiros, Nozinho e Manoelzinho. Acho que os dois ainda estão vivinhos da silva. Ferroviário do Zé de Melo, que em 1959 até na Seleção Brasileira (representada pelos pernambucanos) atuou. Na década de 60, lembro do goleiro Dadá, gente boa. Do goleiro Jaime, que se descontrolou num jogo com o São Paulo e terminou preso, após agredir o árbitro. Ferroviário de Pacoti, Aldo, Macaco, Macaúba, Eudócio. Este ainda hoje bate racha com os amigos. Ferroviário do Zé Limeira, do Antonio Estelita Aguire...
"Agora é corrigir e pensar no que fazer para as próximas provas".
Felipe Massa, após o 6º lugar no GP da Austrália
Piloto brasileiro da Ferrari