Matéria-413251

Tabu

Pelos resultados do Icasa no PV ou Castelão, mais se compreende a sua luta para ter o justo direito a um jogo decisivo de campeonato no Romeirão. A história tem confirmado a desvantagem de quem não pode usar seus domínios na partida final. Este ano, o Icasa não tem se dado bem nas atuações no PV. No dia 1° de fevereiro, perdeu para o Fortaleza por 3 a 2. Da mesma forma, também no citado estádio, viu, num curto espaço de quatro minutos, a fulminante virada do Ceará (2 a 1). Em Juazeiro, o Verdão aplicara 3 a 0 no Alvinegro. O Icasa tem todas as condições de chegar ao título 2007. Mas, enquanto não houver decisão em Juazeiro, o Verdão terá de derrubar o tabu que o persegue, ou seja, o de ter perdido todas as decisões realizadas em Fortaleza. Perdeu até mesmo quando, faltando apenas cinco minutos para acabar o jogo, já com o título 2005 praticamente na mão, cedeu e foi derrotado pelo tricolor do Pici.

Moral

A vitória do Ceará sobre o então líder Icasa, levantou o moral do grupo. A equipe, que deixará inquietações no empate com o Quixadá, mostrou que pode progredir bem até o final da competição. A conferir no próximo jogo que será contra o Guarani em Juazeiro.

Resposta

Mazinho Lima, que não teve bom início de temporada no Ceará, reencontrou seu futebol. Hoje, com seus gols e boas atuações, está fechando a boca dos que diziam que ele não era mais o Mazinho dos bons tempos. O bom cabrito não berra. Taí o Mazinho inteiraço, sim.

Noite da trave

No jogo Ceará 2 x 1 Icasa, Chiquinho mandou bola na trave alvinegra. E Arlindo Maracanã mandou bola na trave do Verdão. No jogo Guarani 2 x 2 Ferroviário, Arildo mandou bola na trave do Guarani. E Marco Túlio mandou bola na trave coral. Quatro bolas na trave numa só noite.

Violência

Alô, Ciel! A imprensa toda tem feito elogios ao seu belo futebol. Você tem completo domínio de bola, visão de jogo e se mexe bem em campo. Mas nada disso valerá se você não contiver seus impulsos e inclinação para jogadas violentas. Não é por aí, garoto. Além disso, prejudicou seu time, o Icasa, num importante momento do jogo.

Exceção

Jogador quando é expulso prejudica o time duplamente: no instante da expulsão e no jogo posterior, quando fica automaticamente fora. Só admito expulsão em lances de última instância, quando é para evitar o gol. Fora isso, é inaceitável.

Observação

Cabe ao jogador Cícero César a mesma observação que fiz com relação a Ciel, do Icasa. Cícero confunde garra, espírito guerreiro, com deslealdade. Inadmissível a cotovelada que fez sangrar a o rosto do jogador Da Silva, do Guarani (J). Com razão os jogadores do Leão do Mercado reclamaram contra essa atitude. Cícero só não foi expulso porque o árbitro não viu. Que coisa feia!

Liderança em jogo

Amanhã, com exclusividade, ao vivo, a TV Diário, Canal 22, mostra Icasa x Itapipoca, direto do Romeirão. Quem ganhar, assumirá a liderança do Campeonato Cearense.

Camisa

O Flamengo retomou a sua condição de dono do Maracanã. Há algum tempo, andou perdendo títulos ali. Havia quem nem mais respeitasse o Mengão. Mas na hora da verdade, a coisa mudou. Perdeu quando podia perder. Ganhou quando foi necessário. Parabéns.

Torneio

Na segunda quinzena de março, instituição educacional de Messejana promoverá o I Torneio de Futsal, masculino e feminino. Inscrições abertas. Informações pelo telefone 9137.7290, com o professor Ernesto César. Depois haverá a reunião para aprovar o regulamento.

Setentão

O radialista e advogado, Aderson Maia Nogueira, completa hoje 70 anos de idade. Exemplo de vida dedicada ao rádio e ao esporte. É presidente da Abrace e vice-presidente da Fepeda (Federação dos Periódicos das Américas). Receberá justas homenagens da categoria a quem serve com desprendimento e competência.

"Eu acho que não preciso mostrar ou provar mais nada a ninguém".
Vinícius
Centroavante do Ceará