De olho no G-4
Narrei a vitória do Ferroviário diante do Quixadá (3 a 1) no Estádio Clenilsão, em Horizonte, na estréia de ambos no atual certame. Pelo placar, pode parecer que foi fácil o triunfo coral. Não foi. Na época, o Quixadá era treinado por Moacir Fernandes, que fez boas referências a Joãozinho. E, naquele jogo, o Joãozinho em questão realmente confirmou suas qualidades. Lequinha é que não esteve bem. Depois, Argeu dos Santos assumiu o Quixinha, iniciando forte reação. E assim, nestas novas circunstâncias, acontecerá o jogo de hoje no PV. O Ferroviário andou perdendo o rumo. José Dutra tenta reencontrar o futebol que os corais apresentaram no primeiro momento e que tantos elogios recebeu. É ruim quando o time cai de produção no correr das disputas. Mas é possível retomá-la. Aí estão Lion, Sérgio e Paulo Vítor como nova proposta coral. Resta saber o resultado prático, em campo.
Ao vivo
TV Diário mostra hoje, às 16 horas, ao vivo, direto do PV, Ferroviário x Quixadá. Jogo importante também para a torcida do Ceará, que está na quarta vaga. Se o Ferroviário ganhar, obriga o Vozão a também vencer amanhã em Maranguape. Interdependência de resultados.
Diferença
A luta pela quarta vaga no G-4 é delicada porque a diferença entre corais e alvinegros é de apenas um ponto (Ceará, 15; Ferroviário, 14). Se vitória do Ferrão hoje, o Ceará não poderá sequer empatar amanhã em Maranguape. Daí o interesse geral pelo jogo de hoje no PV.
Fase
Gostei da humildade de Glaydstone, reconhecendo que sua atual fase não é boa. Ele, que foi o melhor do ano passado, teve início vacilante na atual temporada. Está na faixa de idade em que o atleta começa a se preocupar mais com a formação do pé-de-meia. E isso parece que vem tirando o sono do volante coral.
Resultado
Mais que normal a derrota do Ceará para o Barras do Piauí. Copa do Brasil é assim mesmo. Na minha avaliação, ruim seria se o Barras tivesse aplicado maior vantagem no placar, pois tornaria quase inviável a missão alvinegra no PV.
Louvável
Revi na TV Diário as três defesas espetaculares do goleiro Adilson, que não permitiu ao Barras maior vantagem no placar. Numa competição do modelo da Copa do Brasil, ter um excelente goleiro é tão importante quando ter um excelente artilheiro. O valor dos gols fora de casa dá mais expressão às duas posições citadas.
Titular
O goleiro do Fortaleza, Getúlio Vargas, disse que dará apoio ao goleiro Tiago, que foi contratado. Afirmou que ele, Douglas e Tiago vão lugar pela posição de titular, num clima de recíproco respeito e lealdade. Ótimo. Getúlio está no melhor momento desde que chegou. Precisa apenas aprimorar as saídas do gol, onde ainda demonstra certa hesitação.
Ausência
O Icasa é favorito absoluto diante do Itapajé, mesmo tendo havido empate (3 a 3) no jogo de ida. Ainda assim, a ausência de Daniel Sobralense no Verdão será sentida, embora haja valores como Ciel e Vanderlei.
Cautela
Embora o Uniclinic cumpra campanha pífia, o Itapipoca deve pôr as barbas de molho. O Ita está numa excelente fase. Panda, Neto, Stênio, Kemerson e Dema atuam numa sintonia fina. Mas o time da Lagoa tem valores que a qualquer momento poderão despertar.
Estatística
A pedido de Marcos Pinto (Esporte e Lazer - III Regional) o plantonista Paulo Rodrigues, da Verdinha, levantou todos os dados de público a respeito do PV. Marcos quer trabalhar em cima de números corretos. E procurou realmente a pessoa certa, sem exploração, claro.
Reeleito
Do amigo, Aderson Maia, recebi ontem o seguinte e-mail: “Aqui, diretamente da cidade de Colima, no México, sinto a alegria de ler a coluna assinada por você no Diário do Nordeste. Fomos reeleitos 1º vice-presidente da Federação de Cronistas Esportivos da América. Um abraço a todos”. Valeu, Aderson. Parabéns.
"Como trabalhei com ele, não me surpreendo com o que está jogando".
Salvador Barbosa, elogiando o goleiro Claudevan, do Icasa
Técnico de futebol