Êxito comprovado
Numa avaliação passageira, já se vê o quanto o público cearense gosta de futebol. Mesmo nos jogos com transmissão ao vivo como o de sábado em Itapipoca, a torcida comparece. E vira parte do espetáculo. O mesmo aconteceu no Clenilsão, em Horizonte, na estréia de Ferroviário e Quixadá. Imaginem se o Ceará não estivesse atravessando fase delicada... O Cariri é pólo futebolístico consolidado. Enquanto Limoeiro do Norte, Uruburetama, Russas e outros municípios ingressaram na Série A, mas posteriormente caíram, Juazeiro do Norte há se mantido numa linha de ótimo desempenho, chegando inclusive a quatro decisões em campo (1993, 1995, 1999, 2005), além do título conquistado no tapetão (1992). Concordo com o que disse o Dacildo Mourão: “O Icasa só não ganhou ainda um título estadual em campo porque a discriminação não permite um jogo decisivo do campeonato no Romeirão”. É verdade.
Revisão
Já é tempo de, no próximo ano, haver revisão sobre a discriminação contra Juazeiro. O “Romeirão” é bom e tem condições de ser palco de jogo decisivo. Exemplo: o Junco, em Sobral, já foi usado numa final de campeonato entre Ceará e Fortaleza. E deu tudo certo. Logo...
Realista
Conversei demoradamente com Marcelo Villar. Ele se mostrou otimista, mas consciente dos desafios. Admitiu que a luta contra o tempo não lhe é favorável, pois os adversários começaram a trabalhar mais cedo. E ele basicamente está começando agora.
Dureza
Marcelo foi incisivo: “Se Clodoaldo não se cuidar, não terá chance no meu time. No momento, não o escalo. Ele não tem condições de disputar nada. Fico triste, mas tenho de ser duro na disciplina. Se algum dia ele se enquadrar, tudo bem”.
Clássico
O Fortaleza está muito mais definido que o Ceará. O Leão tem desempenho crescente, enquanto o alvinegro ainda tenta se ajustar. Em tudo o tricolor está melhor. Basta ver a campanha. Mas no Pici ninguém que ouvir a palavra favorito. Certíssimo.
Confronto
De 1956 a 2003, as seleções principais do Brasil e de Portugal já se enfrentaram 16 vezes: 11 vitórias da Canarinho; três vitórias de Portugal; dois empates. Na Olimpíada de Atlanta (1996), o Brasil ganhou por 5 a 0. (Dados de Airton Fontenele)
Perda de datas
Pausa no futebol cearense, que só terá jogo no próximo sábado. Não haverá rodada no meio de semana. Aliás, não entendi a paralisação. Tem Seleção Brasileira hoje em Londres, mas não atrapalharia em nada.
Copa do Brasil
Verdade que amanhã haverá rodada pela Copa do Brasil, mas sem a participação dos clubes cearenses. Também sem motivo para esta pausa no certame estadual. O Fortaleza só joga no dia 14, enfrentando o Sampaio Correia. E o Ceará só estréia no dia 22, enfrentando o Barras do Piauí.
Preparação
A propósito de Copa do Brasil, é hora de uma avaliação imediata sobre os concorrentes. O Barras, do Piauí, é uma agremiação nova, mas que já deu seu recado ao sagrar-se vice-campeão piauiense. Não raro, o desconhecido causa apreensão.
Equilíbrio
Quanto ao adversário do Fortaleza, o Sampaio Correia, é time tradicional na região. Nada fácil, como a própria história há mostrado ao longo dos anos. Os jogos entre ambos são sempre muito equilibrados.
Artilheiro
Impressiona-me a postura do jovem Cleiton. Apesar de inoportunas reclamações públicas de jogadores mais experientes, Cleiton não se intimida, não responde, não entra em atrito. Segue fazendo seu jogo. Reclamações deveriam ser feitas de forma reservada. Ele revela personalidade e calma que faltam a alguns veteranos.
Recordando
Tenho saudade dos tempos em que eu ia narrar jogos no Estádio do Junco em Sobral. Lá, em 1969, conheci o Marcelo Palhano, com quem tive um desentendimento, mas depois nos tornamos bons amigos. Havia na época uma empresa que, com os carros Ford Galaxie/Landau (banheira consumidora de gasolina), fazia Fortaleza/Sobral em duas horas e meia. Coisa para gente grã-fina. O Guarany de Ivonísio Mosca de Carvalho, terceiro lugar no Campeonato Cearense de 1970. Depois, o Guarany de Luís Torquato, que chegou a disputar a Série B do Brasileirão. Bons tempos aqueles.
"Temos que tomar providências contra os erros. Queremos árbitro de fora, domingo".
Evandro Leitão - Diretor de futebol do Ceará