Matéria-398739

Sem interferências

Diz a máxima popular: cada macaco no seu galho: Eugênio Rabelo na dele; Dimas Filgueiras na dele. Um na presidência; outro no comando técnico. Sem choques. Com choques. É da vida. Presidente não escala. Técnico não fala sobre problemas financeiros. Possível? Impossível. Tudo dependerá das circunstâncias. Atraso salarial é a pior coisa no futebol. Aí atrasa tudo. Se reflexos em campo, pau no treinador. Por isso a chiadeira. Cada macaco no seu galho, desde que um setor não prejudique o desempenho do outro. Pacificação. Entendimento. Conciliação. Ação. Se o Ceará ganhar do Guarani logo mais no PV, tudo bem. Caso contrário, novas tensões. E, na caça aos culpados, por certo alegações de todo tido e ordem. Renda do jogo. Receita para animar os jogadores. Novas vitórias, novas rendas. Mas quero crer que, somente quando houver o definitivo equilíbrio financeiro, cada macaco ficará no seu galho em Porangabuçu.

Empenho

No meio de algumas incompreensões no Ceará, louvável a postura de Evandro Leitão, diretor de futebol. Jogo de cintura e empenho. Com toda a habilidade do mundo vem contornado situações delicadas. Assim, convenceu Vinícius e sua procuradora. É por aí.

Paredão

A vitória do Ceará sobre Maranguape, na abertura do Campeonato Cearense 2007, muito se deveu ao goleiro Adilson. Ele, com duas defesas difíceis, garantiu a vantagem alvinegra, principalmente quando Maranguape intensificou o ataque em busca do empate (o jogo estava 2 a 1). Hoje, Adilson representa segurança diante do Guarani (J) no PV.

Conversa

Papo agradável com Simão e Neto Baiano, novos contratados do Fortaleza. Eles estiveram no A Grande Jogada, TV Diário, e lá falaram de seus projetos para 2007. Gostei muito das colocações feitas por ambos.

Porte físico

Simão é carioca. Deixou a Cidade Maravilhosa, onde está sua família, certo de que terá maiores oportunidades de êxito aqui. Ele disse que, por seu próprio porte físico, rápido alcança a melhor forma. Ótimo para o Fortaleza.

Responsável

Neto Baiano falou de futebol, mas falou também de suas andanças pelo mundo. Curiosidades da Coréia e do Vietnan, onde esteve. Entende que precisará de duas semanas para entrar em forma. É um profissional muito consciente.

Estatuto

Conselheiros do Ferroviário estarão reunidos no dia 13 de fevereiro, quando aprovarão o novo estatuto do clube. A iniciativa visa a permitir o aumento do número de conselheiros, haja vista a limitação ora existente. O novo estatuto coral já foi elaborado de acordo com a atual legislação esportiva brasileira. Portanto, devidamente adequado. Isso é importante.

Equilíbrio

Hoje, Itapajé faz seu segundo jogo em casa. Recebe o Icasa no Estádio Raimundo Vieira. Não se deu bem na estréia. Perdeu para o Uniclinic, 1 a 0. Aliás, o presidente da Ceaf, Afrânio Lima, esteve lá e viu a derrota do Itapajé. Num papo informal Afrânio disse que o jogo foi equilibrado. Ao contrário do Itapajé, o Icasa, que tem o comando firme de Flávio Araújo, começou bem, ganhando o clássico do Cariri (3 a 2 sobre o Guarani).

Saudade

Lamentei a morte do cronista esportivo, Nonato Silva, “Comentarista Romântico”. Ele trabalhou em várias emissoras locais. Dele, a lembrança de um homem simples, humilde e bom. Nonato soube fazer amigos. Ficou a saudade.

Identificação

O técnico Flávio Araújo faz uma fusão de imagem com o Icasa. Impressiona a afinidade de ambos. As melhores campanhas do Icasa foram com Flávio. E o êxito maior de Flávio (vice-campeão cearense 2005) foi com o Icasa. Hoje, o Verdão do Cariri encara o Itapajé, que joga em casa. E novamente lá está Flávio no comando do Icasa.

"É fácil falar de mim. Difícil é ser eu."
Luís Torquato, ex-presidente do Guarany de Sobral