É geral
O crescimento de produção dos times e seleções menores é geral. Fim dos tempos em que os grandes goleavam e humilhavam. Placar elevado hoje em dia é exceção. De certa época para cá, já se verifica a tendência de equilíbrio. Na Copa do Mundo, por exemplo, seleções que há alguns eram pura inocência já engrossam o pescoço. É só examinar o exemplo do Japão. Assim em toda parte. No futebol cearense não seria diferente. O recado do Itapipoca foi dado. E mais: o Ceará sabe o que pegou diante do Maranguape no PV. Calculem quando for no Moraisão. O Ferroviário também passou maus momentos diante do Quixadá em Horizonte. Sinal de alerta: o certame é de tiro curto. Vai ter que acelerar o passo quem quiser se arrumar no transcorrer da competição. Só está começando, mas a apreensão dos chamados grandes é geral, inclusive de Ceará e Ferroviário, apesar das vitórias que obtiveram.
Visíveis
Gostei do padrão das camisas de todos os times que atuaram na abertura do campeonato cearense 2007. Números bem visíveis, facilitando a identificação dos atletas tanto por parte da torcida como, e principalmente, por parte dos que fazem a cobertura do evento.
Retorno
De volta à telinha da TV Verdes Mares, amanhã, o comentarista Paulo César Norões. Melhor para o telespectador cearense que terá outra vez a análise segura, isenta, de um profissional que prima pelo trabalho de alto nível. Na minha opinião, Paulo César continua sendo um dos melhores e mais bem informados jornalistas do País. Profissional competente.
Arbitragem
Preocupação dos times pequenos procede. O técnico Josué Mendonça protestou porque houve um pênalti não marcado a favor do Maranguape. O mesmo fez Moacir Fernandes que viu também um pênalti a favor do Quixadá não ser assinalado.
Análise
Ontem, no A Grande Jogada, pela TV Diário, conferi os lances reclamados por Maranguape e Quixadá. Tudo em câmera lenta. Realmente houve os pênaltis. Logo no início do certame, uma chamada do presidente da Ceaf, Afrânio Lima, pegará bem.
Destaque
Na rodada, o destaque da arbitragem ficou com Marco Antonio Sampaio, que esteve impecável na condução do jogo em que o Itapipoca, de virada, ganhou do Fortaleza. Ele foi elogiado por integrantes das duas equipes.
Golaço
Na escolha do gol mais bonito da rodada, três concorreram: o de Jean, do Fortaleza, sobre o Itapipoca; o de Neto, do Itapipoca, sobre o Fortaleza; e o de Marcos Pimentel, do Ferroviário sobre o Quixadá. Ganhou o de Marcos Pimentel. Na verdade, um golaço.
Atenção
Cito alguns jogadores que me chamaram atenção na rodada inicial do certame: atacante Joãozinho, do Quixadá; atacantes Nozinho e Gilvan, do Maranguape. Confirmação de Eufrásio como ótimo goleiro que é. Os lances de definição de Mazinho Lima. Jarbas firme na ala direita do Ceará. Marcos Pimentel, do Ferroviário, jogando lépido e fagueiro.
Elogios
Ivan Bezerra, que narrou o compacto do jogo Fortaleza 1 x 2 Itapipoca para a TV Diário teve seu trabalho bastante elogiado. Voltou bem ao seu estilo, sóbrio, equilibrado, além de apresentar belo timbre de voz. Um dos maiores fãs do Ivan Bezerra é o jornalista Neno Cavalcante.
Projetos
No PV, tive uma conversa rápida, mas muito oportuna com o secretário de Esportes, Ferrúcio Feitosa. Ele é jovem, do ramo e traz muitas idéias para pôr em prática. Quer ouvir, na medida do possível, a opinião e sugestões dos cronistas, cada um dentro de sua especialidade. Caminho do diálogo. Ótimo.
"O time precisa perder o medo de enfrentar o grande. Quando isso acontecer, ganhará".
Josué Mendonça - técnico do Maranguape