Padrão
Opiniões variadas sobre o padrão técnico do Campeonato Cearense 2007. Sérgio Pinheiro mostra-se otimista. Carlos Fred, igualmente, faz previsão favorável. Paulo Karam observa que haverá mais predominância da força física. E explica: “São escassos os valores que têm grande intimidade com a bola. E é normal que a superação da carência técnica venha através da garra ou correria.” De minha parte, quero crer num meio-termo. Mas só no transcorrer do certame será possível uma definição sobre a qualidade do produto. Às vezes, há surpresas. Lembro do nível técnico do Icasa de Alcimar em 2005. No começo, poucos imaginavam que o Verdão do Cariri iria alcançar padrão tão elevado. Alcançou. E só não ficou com o título estadual daquele ano porque a genialidade de Clodoaldo fez campeão o Fortaleza. Há expectativa sobre o potencial dos times do interior. Não descarte surpresas.
Cuidado
Em 1976, havia um professor na Faculdade de Direito da UFC que, brincando, perguntava: “O que é melhor, ser procurador ou achador?” E respondia: “Ser achador, pois já achou. O procurador continuará procurando.” Que cada atleta avalie seu procurador, pois.
Marca
Não foi surpresa o belo trabalho que Guedes Neto realizou na Secretaria de Esportes no governo passado. Gudes é do ramo. Assim também no Náutico Atlético Cearense. A vocação dele vem do berço, porquanto seu pai, Rui do Ceará, é um dos mais conceituados desportistas cearenses. Na Sejuv (hoje Secretaria de Esportes), Guedes deixou registrado o seu dinamismo.
Livro
“Do Homo Futebolisticus e Do Direito Futebolístico”, mais um livro do jurista Álvaro Melo Filho. Ele, com propriedade, aborda o futebol “como força unificadora da sociedade” e a importância do tratamento que lhe é dado pela esfera jurídica. Daí a frase do rodapé.
Autor
O cearense Álvaro Melo Filho é autor de 39 livros, dos quais 22 sobre Direito Desportivo. Dentre outras funções, consultor da ONU e membro da Comissão de Estudos Jurídicos Esportivos do Ministério de Esportes.
Segurança
No ano passado, debatemos a questão da segurança nos estádios. Na época, o major Ducildo Bezerra, que fizera curso específico em São Paulo, trouxe informações valiosas sobre o tipo de ação preventiva que lá estava sendo aplicado. Ducildo conhece a matéria e bem poderá sugerir soluções para a situação nos estádios cearenses.
Ao vivo
A torcida do Ceará terá a oportunidade de ver, ao vivo, pela TV Diário, sábado, às 15h30min, a primeira apresentação do Ceará, quando do amistoso em Morada Nova. Hora de começar a ver em ação Hélio, Careca e Evaldo Bahia, dentre os novos contratados.
Potiguar
Não será possível a transmissão ao vivo de Fortaleza x Potiguar, domingo, direto do PV. Tiraria do estádio o público que a diretoria espera. O amistoso é importante, pois Frasson terá aí a primeira chance para fazer uma avaliação coletiva.
Compacto
A torcida tricolor, que domingo não for ao PV, terá a oportunidade de, às 23 horas, no compacto que a TV Diário mostrará na seqüência do Debate Bola, avaliar Getúlio, Valetim, Marabá e Thiago. Analisarei com os convidados a estréia dos novos valores do Pici.
Tempo
O ex-presidente do Fortaleza, Ribamar Bezerra, resolveu dar um tempo. Até evitará entrevistas ou exposição na mídia. Ele mesmo avaliará e decidirá quando conveniente seu retorno às atividades como jornalista. Mas não creio consiga ficar muito tempo afastado. Ribamar tem pelo jornalismo verdadeira paixão.
"O futebol não é possível sem os homens, nem perdurável sem o Direito".
Álvaro Melo Filho - advogado, professor, membro da FIFA