Despesas
Alguém sabe exatamente quanto o Ceará gastou para, no final de tantas lutas e audiências, ser declarado inocente pelo STJD? No caso Preto/Paulinho foram três viagens ao Rio, com no mínimo três pessoas. Conte as despesas com passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transporte na cidade. Tudo para provar o que já estava provado desde que se constatou que o jogador punido realmente não havia jogado. Uma simples sindicância administrativa resolveria problema dessa natureza, caso houvesse coerência e austeridade por parte do alto comando da CBF. Mas tal não acontece. Só há uma maneira de fazer com que tais gastos sejam evitados: em caso de o clube ser inocentado, a despesa ser paga pela CBF. Talvez aí fossem evitados muitos expedientes que hoje acontecem. Outra solução seria a criação de instâncias estaduais com competência para apreciar e julgar, em grau de recurso, querelas relativas aos certames nacionais. Simplificar e racionalizar a justiça esportiva seria também um meio de agilizar a solução dos feitos, tudo de forma mais eficiente e com despesas mínimas.
Tetra
Os advogados do Ceará, Clarke Leitão e Irazer Gadelha, estão de parabéns. Ganharam o tetra no tapetão. Foram quatro vitórias. As três últimas, então, de forma excepcional. Argumentos convincentes, documentos exatos, estratégia perfeita. A partir de agora, os funcionários do setor administrativo devem busquem orientação junto ao departamento jurídico, pois, se assim procederem, dificilmente lapsos semelhantes serão cometidos. Será ótimo para o Ceará.
Campanha
Maranguape estará de volta à primeira divisão em 2007. Em 2002 e 2003, Maranguape fez bonita campanha. Nesses dois anos, chegou em terceiro lugar. Por sinal, em 2003, ficou à frente do Ceará.
Avaliação
O Icasa, vice-campeão de 2005, está preparando ótimo time. O técnico é muito bom, Flávio Araújo, que se identifica com a equipe. A contratação do lateral-direito Chiquinho repercutiu bem. Chiquinho, quando em forma, é um dos melhores que conheço. Vale avaliar seu atual momento.
Contratação
Entrevistei na TV Diário o lateral-direito Valentim, que o Fortaleza contratou. Ele é desenvolto, conversa bem. Gostei. Tem grande experiência nacional e internacional. Embora cearense, de Tauá, nunca atuou em times daqui. Através de Mazinho Loyola, cedo foi negociado com o Rio Branco de Americana. Jogou pelo Flamengo, Paysandu, Juventude, Seleção Brasileira sub-20. Passagens no futebol turco e no futebol coreano. Currículo muito bom. Disse que conhece Daniel Frasson e que fará tudo para dar certo.
Inflação
Há posição muito clara dos dirigentes cearenses, no sentido de evitar salário acima do que o futebol daqui pode pagar. Por enquanto, a luta contra a inflação não decorre de qualquer acordo senão da realidade dos chamados grandes clubes. De certa forma, isso é bom, pois evitará os chamados supersalários.
Lição
Um dos casos mais patentes de investimento desperdiçado foi em Finazzi. Contratado a peso de ouro, teve minguada participação na artilharia e ainda foi embora resmungando contra a terrinha. Isso levou os atuais dirigentes tricolores a uma reflexão. Nem sempre jogador de alto salário resolve.
Solidariedade
Hoje, às 20 horas, no Estádio Thauzer Parente, no Quintino Cunha, “Futebol Solidário”. Presença de Frasson, Maurílio, Marcelo Silva, dentre outros. Entrada: um quilo de alimento. Promoção: Safece e Ligaffi.
E-mail
“Depois daquelas brigas e confusões acontecidas no PV, no clássico Ferroviário 4 x 0 Ceará, pelo Campeonato Cearense 2006, quando ninguém foi punido, não quero acreditar que confirmem esse clássico para o mesmo estádio em 2007. O que se pode esperar de um campeonato que começará assim? Depois, quando o público nos estádios diminuir, vão alegar desconhecer o motivo. Eu mesmo irei a todos os jogos do Ferrão aqui na Capital, menos a este, pois prezo em primeiro lugar a minha vida. Parabéns ao Ferroviário pela campanha na Série C, onde terminou na sua melhor posição na história.” Leonardo Monteiro Almeida - Aldeota.
"Mudança constante de treinadores implica na quebra de projeto do clube."
Gavillan - engenheiro e ex-atleta