Eleição
Marcelo Desidério quer a presidência executiva do Fortaleza. Roberto Rebouças também quer. Objetivos iguais, propostas diferentes. Qual o melhor candidato? Qual a melhor proposta? Não me cabe, como cronista, apontar caminhos senão manter total isenção. Isso é assunto da vida interna do clube. Aos conselheiros a missão de apreciar bem o que cada um pode fazer pelo futuro do Leão. Aí, sim, com lealdade e respeito, a escolha do que terá a missão de suceder Ribamar Bezerra. Hoje, o Fortaleza tem posição privilegiada, pois nada deve a ninguém. Portanto, os recursos no certame cearense, embora parcos, darão para cobrir o essencial. Mas há um alvo que exigirá mais: a volta do Leão à Série A 2008. Daí a responsabilidade do eleitor. Eleição é coisa séria. É rumo. É destino.
Papo
Que bom foi conversar com o técnico Arnaldo Lira no Debate Bola. Ele se mostrou maduro, consciente de seu papel. E revelou como teve de chamar o grupo coral ao profissionalismo porque, por mais incrível que pareça, muitos atletas não tinham ainda noção do que isso representava.
Extra
Ora, alguns jogadores corais, em vista de um apurado extra, não vacilavam na hora de jogar por times da região metropolitana ou nos subúrbios, indiferentes ao risco que tudo isso representava. Foi Lira quem passou a coibir este absurdo.
Defesas
O goleiro Adilson, ao ver o vídeo selecionado pelo editor Lima Júnior, ficou impressionado porque havia defesas ali que nem mesmo ele lembra tivesse feito. Fez. E fez bonito. A despeito disso, Adilson afirmou que não é titular, pois Rodrigues está aí para disputar com ele a posição.
Juntos
No Debate Bola, na escolha do melhor técnico do ano, deu empate entre Dimas e Lira. Na escolha do melhor jogador, quase deu empate entre Aleluia e Adilson. Mas Aleluia ganhou por um voto.
Impacto
A morte de Gláucio de Castro a todos abalou. Jovem, com tantos projetos pela frente, foi traído pelo coração. E assim também fez chorar centenas e centenas de outros corações. Gláucio craque do futsal; Gláucio técnico internacional; Gláucio comentarista; Gláucio amigo.
Transmissão
Gláucio foi o convidado da TV Diário nos jogos que narrei em Horizonte e em Russas. Comentou as finais do Campeonato Cearense de futsal. Falou-me então de seus planos para 2007. Atento ouvi.
Viagem
No jantar em Russas, Gláucio me disse que iria à Tailândia no próximo mês. Mas afirmou que, apesar do bom retorno financeiro, o incomodava a distância. Ele queria algo mais próximo do Brasil, da família.
Política
Após a transmissão em Russas, Gláucio foi ao hotel tomar banho. Retornou ao restaurante e chamou a atenção pela elegância. Ao meu lado, disse que, além o futsal, não descartava futura incursão na política em Morada Nova, já pela tradição da família. Achava que tinha vocação. Foi o último contato. Não mais o vi. Saudade.
Notas e Notas
Sexta-feira, dia 15, na Rua Padre Francisco Pinto, 128, perto do PV, inauguração do Memorial da Gentilândia, organizado pelo prof. Elmo Vasconcelos Júnior. Na parte de futebol, relíquias do tempo do time do Gentilândia, campeão cearense de 1956. ••• De Lauro Chaves Neto: “Detentor da hegemonia do futebol cearense com 35 conquistas, o Fortaleza comemora nesta terça-feira o 86° aniversário de seu primeiro título estadual. Na tarde de 12 de dezembro de 1920, no Campo do Prado, ganhou do Guarany por 2 a 0, gols de Moacyr (contra) e Clóvis. E com o apito final do árbitro Walter Barroso, o Fortaleza comemorou o primeiro de seus 35 títulos estaduais.”
"Quem me suceder na presidência do Fortaleza não terá cobrador na porta."
Ribamar Bezerra