Matéria-388299

Serenidade

Falta um dia para a eleição no Fortaleza. Um dia para reflexão. Seria bom que os ânimos permanecessem serenos. A calma conduz a decisões ponderadas. A afobação desvirtua e leva a posturas reprováveis. O amadurecimento dos candidatos já é suficiente para evitar animosidades. Pelo princípio democrático, o resultado das urnas deve ser acatado porque soberano. Nada mais sagrado que a livre manifestação do eleitor. Só após o pleito, será possível melhor análise sobre a autêntica união dos tricolores. Antes disso, torna-se impossível tal avaliação porque os grupos estão separados em propostas distintas. Superada a fase eleitoral, o objetivo passará a ser único, indivisível. Aí se saberá quem verdadeiramente coloca o Fortaleza acima dos interesses pessoais.

Decepções

Numa entrevista à Rádio Verdes Mares, o presidente do Fortaleza, Ribamar Bezerra, expôs seu ponto de vista, após a experiência que teve no comando tricolor. Não escondeu decepções que teve com o mundo do futebol. Falta de aviso não foi.

Conhece

Ribamar Bezerra é um homem sério, equilibrado. Tem visão crítica do problema. Formado em Jornalismo, também exercitou elevado senso crítico diante da posição de setores da imprensa que ele conhece muito bem, porquanto trabalhou na crônica durante muitos anos.

Em dia

Lamento Ribamar encerrar seu mandato assim, pois poucos presidentes na história tricolor deram tanto de si (e não me refiro apenas à injeção financeira) ao time quanto ele deu. Taí um Fortaleza sem dívida, coisa incomum hoje no futebol brasileiro.

Tempo

Não sei se Ribamar Bezerra voltará logo a exercer a função de cronista esportivo que ocupava antes de ser eleito presidente do Leão. Creio, porém, que dará um tempo. Ou melhor: um bom tempo. Depois, talvez, quem sabe...

É hoje

O Ceará pode renovar hoje o contrato de Reinaldo Aleluia. Não obstante várias propostas de clubes de fora, principalmente de Natal/RN, as possibilidades maiores estão com o Vozão. Explico: Aleluia fez questão de dizer, em entrevista que me concedeu na TV Diário, que quer mesmo é continuar morando em Fortaleza.

Contratações

Para a montagem da equipe 2007, acho fundamental a presença de Aleluia. O Ceará já garantiu os goleiros Adilson (titular) e Rodrigues (suplente), duas boas contratações. Está no rumo.

É bom

E por falar em goleiro, foi também importante a permanência de Jefferson no Ferroviário. Apesar de o Ferrão ter tomado cinco goleadas seguidas na reta final da “C”, Jefferson não teve culpa senão em dois ou três lances.

Falta pouco

Engana-se quem pensa que terá muito tempo para montar as equipes. Faltam apenas 33 dias para começar o Campeonato Cearense 2007. E com os feriados de Natal e Ano Novo, sobrará quase nada.

Recordando

1984. Tiradentes. A partir da esquerda (em pé): Veuber, Franzé, Jeová, William, Carlão e Paulo César Sacramento. Na mesma ordem (agachados): Silva, Ivan, Patrício (mascote), Zezé, Modali e Carlos Ribeiro, que, anos depois, foi comandante do pelotão de choque da Polícia Militar. (Colaboração de Jurandy Neves).

Notas e Notas

De Pádua Sampaio (Contabilidade da CTC): “Consegui formar o esquadrão do Ferroviário de 1970 (supercampeão cearense daquele ano): Aloísio Linhares, Louro, Hamilton Aires, Gomes, Eldo (não é Duran), Coca-Cola, Louro (Massagista), Nei, Paulo Veloso (artilheiro), grande Amilton Melo, Edmar e Alísio.” ••• De Flamínio Oliveira (Natal/RN): “O América de Natal subiu novamente para a Série A, mas nos jornais cearenses e pernambucanos só poucas linhas sobre o feito.” ••• Caro, Flamínio, sobre o fato escrevi quase uma coluna completa. E o Victor Hannover esteve em Natal, onde fez matéria especial com o América, mostrada ontem, às 19h30min no “Diário Repórter“, Canal 22.

O Aécio é uma figuraça. Acho que ele ficou meio deslumbrado comigo.
Mariana Brochado, nadadora, à Oi, sobre Aécio Neves.