Matéria-386688

Dignidade

Terminou a temporada. O Fortaleza, embora rebaixado, soube ter dignidade nos três jogos finais, quando Daniel Frasson assumiu com a missão de fechar o ano. Ontem, o jogo foi fraco no primeiro tempo. Mais domínio do Grêmio, que precisava vencer para ficar com o título de vice-campeão da Série A. Os gaúchos tiveram as duas melhores chances com Tcheco e Hugo, mas foi o Leão quem fez 1 a 0, gol de Rinaldo, de pênalti. Na fase final, o Fortaleza foi melhor e mereceu ganhar. Mas, nos primeiros minutos desse tempo, William e Pedro Júnior perderam duas oportunidades incríveis. O Leão retomou o domínio e até poderia ter ampliado com Wendel e Lúcio. Entrada de Ramon pouco mudou a produção do Grêmio. Justa vitória do Fortaleza. Agora é pensar na volta à Séria A em 2008.

Imagens

No meu entendimento, não obstante o rebaixamento do Fortaleza, alguns jogadores do Leão preservaram suas imagens. Casos de Lúcio e Rinaldo. Tanto é verdade que vários clubes estão de olho nesses dois jogadores.

Passagem

De todos os que fracassaram este ano no tricolor, creio que Finazzi foi o que se deu pior. Saiu com a imagem arranhada. E ele ainda foi infeliz na frase que disse ao deixar o clube. Frisou que aqui não voltaria mais, nem que fosse de férias.

Mágoas

Finazzi deixou transparecer grande mágoa, não sei se apenas do clube ou se também da cidade que o acolheu. Desta vez, a passagem de Finazzi não correspondeu. Com relação à cidade, prefiro crer que sua frase saiu num momento impensado ou que ele se expressou mal.

Lamento

Neste ano futebolístico que ontem ficou encerrado no Brasil, senti muito o que aconteceu com o Ferroviário. Dentro de suas limitações, nunca esteve tão perto da Série B. Pelo trabalho, merecia ter subido, sim. Lamentei.

Realidade

Dimas Filgueiras volta a olhar para os “pirarucus”, visando a montar o Ceará 2007. Situação financeira difícil obriga o técnico a colocar em prática a política prata de casa, ou seja, de maior aproveitamento dos valores da terrinha.

Intenção

De certa forma, a intenção do Ceará é boa. Mas é preciso avaliar como subir. A maneira mais correta é a gradual, estudada, equilibrada, sem queimar os garotos. Nesta parte, cabe ao Dimas dimensionar como e quantos subir, sem comprometer o trabalho.

Mescla

Há uma responsabilidade grande do Ceará em 2007, pois Eugênio Rabelo disse que a meta é levar o time à Série A do Brasileirão. Assim, creio que correto será mesclar o grupo, embora com predominância cearense.

Trave

Últimos minutos. Vasco precisando ganhar do Figueirense para ir à Libertadores. Surge clara chance de gol. Aí Leandro, sozinho, manda a bola na trave. No rebote, Jean, também livre, chutou por cima. E a vaga ficou com o Paraná. A trave tem mudado o destino de muita gente.

Bi no vôlei masculino

Quem viu, ontem, a decisão do título mundial de vôlei masculino (Brasil 3 sets a 0 na Polônia, parciais de 25/12, 25/22 e 25/17) foi premiado com uma das mais perfeitas apresentações do time brasileiro em todos os tempos. O capitão Ricardinho simplesmente arrasou. E os companheiros o seguiram de perto. Giba foi eleito o melhor jogador da competição. Dante escolhido o melhor atacante do mundial. Enfim, uma equipe de talentos. A frase do rodapé, dita por Raul Lozano, técnico argentino que comandou a seleção da Polônia, expressa o reconhecimento da excelência brasileira na decisão de ontem. Ah se a Canarinho do futebol tivesse feito assim na Alemanha!

"Queria parabenizar o Brasil porque esta foi a maior vitória da história."
Raul Lozano, técnico da seleção polonesa de vôlei