Matéria-384005

Justiça

Vitória do Ceará no tapetão. Não poderia ser diferente. Como se admitir a punição de um clube que cumpriu a determinação de não usar o zagueiro Preto? Ora, amigos, Preto estava proibido de jogar. E não jogou. Pronto. Provado isso, não haveria base para outra sentença senão a absolvição. A partir daí, só mesmo algum desvio absurdo resultaria numa punição ao alvinegro. Jamais um simples lapso na colocação do sobrenome de Paulinho ensejaria a retirada de pontos legitimamente conquistados em campo. Não houve dolo. Não houve a intenção de enganar alguém. Não quis o Ceará tirar proveito da situação. Pelo contrário, usou o jogador reserva exatamente para cumprir a imposição legal. Usou de toda decência e lisura. Portanto, impossível ser apenado. Sábia decisão.

Mensagens

Recebi incontáveis mensagens da torcida coral, protestando contra a ausência do Ferrão na Copa São Paulo. Os corais acham que houve tramóia. A revolta é grande. Como não há espaço para colocar todas mensagens, cito no “Notas & Notas” e na frase final as de Tibério Lobo e Jefferson Pinheiro.

Convite

A FCF alega que a participação na Copa São Paulo acontece através de convite da Federação Paulista e não por indicação mediante acordo entre a FCF e Sejuv. No caso, o convite da FPF foi endereçado em outubro ao Fortaleza.

Transparência

Importante que, no próximo ano, haja antecipado contato com a Federação Paulista, visando a deixar tudo transparente. Assim, evitará o grande desgaste que provocou a exclusão do Ferroviário, campeoníssimo cearense nas categorias sub-17 e sub-20.

Lateral-direito

Hilton feliz da vida porque está treinando no Ceará. O forte dele é o cruzamento preciso para conclusões aéreas ou não. Hilton está dando o máximo e acredita no seu aproveitamento na temporada 2007.

Reforma

Como será o Fortaleza 2007? No momento, é impossível estabelecer que filosofia predominará no Leão, se a “prata da casa”, se o modelo importação. Compreendo que o modelo ideal é o misto, com maior participação de cearenses.

Lastro

Nos últimos anos, o Fortaleza não tem do que se queixar quanto a suporte financeiro. Após a Santana Têxtil, Ribamar Bezerra injetou o necessário. E não creio seja diferente em 2007, ainda que o volume de recursos venha a ser um pouco menor. Pelo menos penso assim.

Um ano

O conselheiro do Fortaleza, Luís Rolim Filho, é um dos tricolores mais queridos que eu conheço. Ele lembra aos amigos a missa de um ano de saudade de sua esposa, Maria Neusa Rolim, às 19 horas de hoje, na Igreja do Carmo.

Posição

Coisas da vida e do futebol. Torci pelo sucesso do cearense Marcelo Vilar, quando ele estava no comando técnico do Palmeiras. Agora, como Marcelo está no Barueri, que é concorrente do Ferroviário, prefiro vitória do Lira com o Ferrão.

Notas e Notas

O plantonista da Verdinha, Paulo Rodrigues, aniversaria hoje. Será alvo de justas manifestações de carinho. Belo exemplo de vida. Parabéns, Paulinho. ••• O jornalista Dalwton Moura, aproveitando viagem a Juazeiro do Norte, quis comprar uma camisa oficial do Icasa. Inúteis seus esforços, apesar de tê-la procurado em todo o comércio do Cariri. Recado direto ao dirigentes do clube. ••• Na foto do Ferroviário, campeão cearense de 1945, publicada há dias, não citei o jogador Caranguejo. Segundo Airton Fontenele, é o 1° agachado a partir da esquerda. ••• De Tibério Lobo (Papicu): “O Ferroviário, campeão cearense sub-17 e sub-20, fez bonito. É um absurdo tirarem do sub-20 o direito de disputar a Copa São Paulo. Isso é uma covardia. Tenho vergonha de ser cearense nessa hora.”

"Tomaram na mão grande o direito de o Ferrão disputar a Copa São Paulo. Que vergonha!"
Jefferson Pinheiro Silva - Montese