Hora de tirar o atraso

Leia a coluna desta sexta-feira (17)

Amanhã, no Castelão, o Fortaleza enfrentará o Cruzeiro. O jogo faz parte da 30ª rodada. O Leão ainda terá de cumprir um outro jogo atrasado, ou seja, diante do Botafogo, válido pela 29ª rodada. Será no dia 23 de novembro, quinta-feira, às 19 horas. Só aí o Fortaleza terá tirado todo o atraso no número de jogos. Mas o Leão terá de espantar um outro atraso: o que o tem impedido de jogar o que sabe, de ganhar como sabe. Um fantasma que travou tudo no Pici. Daí uma sequência interminável de insucessos. São seis jogos sem vencer na Série A.

Além, disso, o empate com a LDU, que resultou na decisão por pênaltis e a perda do título de campeão da Copa Sul-Americana. Tenho visto incríveis reações do time comandado por Vojvoda. E creio que nova reação virá, embora preocupe o nítido desgaste físico da equipe. Não há máquina humana que suporte 72 partidas. Vai à exaustão. Por mais que faça a rotatividade, o cansaço vem. Afirmo com convicção: tal desgaste impediu o Fortaleza de ser agudo e incisivo na própria decisão com a LDU. O time quis, mas sentiu. É hora, pois, de tirar o atraso geral. Uma vitória amanhã será fundamental. Devolverá ao Leão a certeza de que o time ainda sabe ganhar.  

 

Adversário 

 

O Cruzeiro está na zona de rebaixamento. E, exatamente na hora da definição de rumos, passa por uma crise perigosa. É o 17º, com 37 pontos. Precisa da vitória. Quem está na zona de rebaixamento, faltando poucas rodadas para o fim do certame, terá de assumir riscos. O Cruzeiro subiu para a Série A porque foi campeão da Série B de 2022. Mas tropeçou demais numa campanha muito irregular. 

 

Só o Grêmio 

 

Dos quatro times que subiram para a Série A no ano passado, somente o Grêmio conseguiu se estabelecer na atual competição, tendo uma campanha significativa. O Grêmio é o terceiro colocado, com 59 pontos. Está na briga pelo título da Série A nacional, tendo apenas três pontos a menos que o líder Palmeiras. 

 

Pendurado 

 

O Bahia, outro time que subiu para a Série A no ano passado, está pendurado com os seus 38 pontos. É o primeiro time fora da zona, mas sério candidato ao rebaixamento. É uma disputa difícil. A rigor, Vasco da Gama, Bahia e Cruzeiro terão de lutar muito até a última rodada, visando à permanência na elite. 

 

Dificuldade 

 

Há alguns anos, time grande, quando era rebaixado, retornava à Série A no ano seguinte. Era tiro certo. Agora não. Tudo mudou. E mais: quando retornam à elite, não conseguem se posicionar entre os melhores. O Grêmio, terceiro colocado, está sendo uma exceção.  Vasco da Gama (15º), Bahia (16º) e Cruzeiro (17º) comprovam o nosso argumento. 

 

Conclusão 

 

Uma vitória do Fortaleza será fundamental para extinguir de vez a má fase que se apossou da equipe. É inexplicável a queda de rendimento que tomou conta do Leão. Dá para entender o desgaste físico, após 72 jogos na temporada. É verdade. Mas a fileira de insucessos ultrapassou os limites. Está mesmo na hora de tirar o atraso total.