Finalmente começa a definição 2020

Hoje, todas as condições estão favoráveis ao Fortaleza diante do Guarany de Sobral. E não é preciso acrescentar muita coisa. Quem viu a goleada (5 x 0) tricolor sobre o Bugre, no dia 13 passado, sabe da diferença técnica a favor do Leão. A rigor, o Fortaleza nem forçou o ritmo. Entrou com time alternativo e colocou alguns titulares na fase final. O Guarany, composto, de forma emergencial, por jogadores das bases do Ceará e do Fortaleza, é um time que vai se conhecendo agora. Seria, pois, a zebra das zebras, uma eliminação do Fortaleza, que ainda tem a vantagem do empate na prorrogação, se houver. Não se deve, porém, zombar da sorte. O azar e a sorte são faces da mesma moeda. Andam juntas para cima e para baixo. Há jogos em que a sorte parece decididamente ficar de um lado só. Da mesma forma, também o azar. Se, porém, a análise tomar por base a constituição técnica de cada um, aí não resta dúvida de que o Fortaleza é muito superior. Aliás, tão superior, que enfrentará parte de si mesmo, ou seja, parte do grupo que compõe o Guarany é, na verdade, originária do Fortaleza. Favoritismo total, absoluto, do time tricolor de aço.

Amanhã

O clássico Ceará x Ferroviário conduz a cuidadosa reflexão. O Ceará tem melhores condições. O elenco alvinegro oferece opções mais variadas ao técnico Guto Ferreira do que o elenco coral oferece ao técnico Marcelo Vilar. Mas essa vantagem pode ser neutralizada por um modelo tático bem definido. Nesta questão, será decisiva a participação dos dois treinadores.

Na Barra

O Ferrão, em casa, não foi bem no empate (0 x 0) diante do Caucaia. Desperdiçou a chance de ter a vantagem do empate na prorrogação na semifinal. Mas tem bons jogadores como Macena, Rato, William Machado. Aliás, poderia ter sido mais ofensivo se, de início, tivesse tido Elvis na lateral-esquerda e Machado na meia.

No ataque

Em dois jogos, o atacante Rafael Sóbis me pareceu desconfortável, sem encontrar a melhor posição para desempenhar seu papel. Essa definição caberá ao treinador Guto Ferreira. Mesmo na goleada sobre o Barbalha, Sóbis não encontrou a posição ideal. Fica aquela indagação: na frente como centroavante fixo ou vindo de detrás?