A valorização do Campeonato Cearense será uma das metas importantes. Foi nos certames estaduais que aconteceu a gênese de tudo. A origem. O aprendizado. O desafio. Os primeiros tempos. As dificuldades. Os avanços. Uma história aperfeiçoada com o passar do tempo. Da bola de pito às bolas leves de hoje. Das chuteiras artesanais às chuteiras de grife. Do mundo amador ao mundo dos negócios. Das transmissões pelo rádio às transmissões pela televisão. O Campeonato Cearense tem uma história de mais de cem anos.
A TV Verdes Mares terá sob sua responsabilidade e competência a missão de levar aos torcedores as imagens das disputas do Campeonato Cearense de 2024. Há um Fortaleza em busca do hexacampeonato. Há clubes querendo quebrar uma sequência de 28 anos de predomínio apenas dos dois rivais. Há marcas a serem quebradas como, por exemplo, o recorde de Sandro Gaúcho, que marcou 39 gols no campeonato de 1997, e o recorde do goleiro Marcelino, que passou 1.295 minutos sem sofrer gols no campeonato estadual de 1973. Também há o desafio de pela primeira vez um time do interior sagrar-se campeão em campo (fora do tapetão). Um certame assim é especial e cheio de encantos.
Atualização
O estatuto de um clube de futebol é muito importante. Mas é preciso que acompanhe os avanços do tempo. Há estatuto que se torna obsoleto, ultrapassado, e, por isso mesmo, até instrumento que trava melhores resultados. Assim, torna-se necessário um exame cuidadoso, visando a mudanças que o levem à modernização.
Cuidado
Uma mudança no estatuto requer muito cuidado. Não raro, há interesses políticos que podem comprometer a estabilidade que o mesmo diploma tem de garantir. Os critérios para mudanças devem ser rígidos. Se assim não for, gerará insegurança. Correto, então, é modernizar, mas sem perder de vista os instrumentos de controle.
Participação
Quando o estatuto é aberto à participação da torcida, torna-se democrático. Evita que uma casta se estabeleça como dona da situação, tomando todas as decisões. Mas o acesso do torcedor ao voto terá de ser mediante uma participação responsável. Daí a importância do acesso através de rigorosos mecanismos legais.
Valor
Dentro do profissionalismo que toma conta do futebol brasileiro, principalmente com a adoção das SAF pelos principais clubes, qual será o valor justo a ser pago a cada dirigente? Honestamente, não me sinto em condições de opinar sobre o assunto. O mundo dos negócios no futebol faz girar fortunas. Perdi a noção.
Mecenas
Sou de um tempo no qual os times viviam apenas das rendas provenientes das bilheterias e das receitas garantidas por alguns mecenas. Os dirigentes, não raro, tinham de tirar dinheiro do próprio bolso para garantir o pagamento das responsabilidades financeiras do clube. Hoje, fico assustado quando me falam dos elevados salários nas cúpulas do futebol. Nem sei se isso é verdade.